quarta-feira, 13 de abril de 2011

Outras novidades Chá das Cinco - Abril



Sinopse: "Jessi St. James precisa de ter vida própria. Demasiadas horas passadas a estudar antigos artefactos provocaram na jovem arqueóloga um caso sério de obsessão por sexo. Quando vê um homem deslumbrante semi despido a fitá-la de dentro de um antigo espelho, pensa que só pode estar a sonhar. Mas numa fracção de segundo, é salva de um atentado à sua vida e vê-se a braços com um metro e noventa e oito de escaldante, insaciável macho alfa.
Herdeiro da arcana magia dos seus antepassados Druidas, Cian MacKeltar foi encurralado dentro do Espelho Negro há onze séculos. E quando o Espelho Negro é roubado, um velho inimigo tudo fará para reavê-lo. Para Jessi, o deus sexual dentro do espelho é divinamente real e oferece a sua protecção — ainda que Jessi não compreenda o porquê. Tudo o que ele quer em troca é o sublime prazer de partilhar a sua cama…"


  


Sinopse: "Um meteorito desaparecido há décadas...
              Um cientista com ambição suficiente para matar...
              Um monge que quer salvar o mundo...
              Uma agência governamental com uma missão sinistra...
              A maior descoberta científica de sempre...

Ao cavalgar pelos desertos do Novo México, Tom Broadbent encontra um homem moribundo. Chama-se Stem Weather e acaba de ser alvejado. Antes de morrer, o homem entrega a Tom um caderno de notas coberto de números misteriosos e pede-lhe que o entregue à sua filha. Ao prometer fazer a vontade do falecido, Tom nem sonha que acaba de se transformar no novo alvo do assassino de Stem, um antigo presidiário contratado por alguém que quer encontrar os fósseis de um Tyrannosaurus Rex. Fósseis que conterão uma pista sobre a extinção de dinossauros. Inicia-se assim uma batalha entre cientistas e uma sinistra agência governamental desesperada para ocultar o segredo explosivo. Se falharem, não evitarão outra extinção... desta vez a da própria raça humana."





Sinopse: "Corre o ano de 1830. Na Academia de West Point, a tranquilidade de um final de tarde de Outubro é perturbada pela descoberta do corpo de um jovem cadete enforcado junto ao recinto da formatura. Não é a primeira vez que se verifica um aparente suicídio num regime ríspido como o de West Point, mas, na manhã seguinte, constata-se um abominável acto ainda mais grave. Alguém assaltou o quarto onde o cadáver repousava e levou o coração. Desesperada para evitar publicidade negativa, a academia contrata os serviços de Augustus Landor, ex-detective de renome. Viúvo, e atormentado no seu isolamento, Landor decide aceitar o caso. Nos interrogatórios iniciais, descobre um caprichoso e curioso jovem cadete com propensão para a bebida e com um passado sombrio. O nome desse cadete? Edgar Allan Poe. Impressionado pelos astutos poderes de observação de Poe, Landor está convencido de que o poeta lhe pode ser útil - caso consiga permanecer sóbrio o tempo suficiente para colocar em acção os seus perspicazes poderes de raciocínio. Trabalhando em estrita colaboração, os dois homens desenvolvem um relacionamento surpreendentemente profundo à medida que a investigação os conduz a um oculto mundo de sociedades secretas, rituais de sacrifício e mais cadáveres. Porém, os macabros homicídios e o passado secreto de Landor ameaçam afastar os dois e terminar com a sua recente amizade."

Nas bancas a 15 de Abril.

Mais algumas novidades da Saída de Emergência - Abril



Sinopse: "Na primavera de 1845, Sir John Franklin comanda uma expedição de dois navios e 130 homens numa viagem arrojada para o distante e desconhecido Árctico. O seu objectivo: encontrar e mapear a lendária Passagem do Noroeste que, supostamente, ligará os oceanos Atlântico e Pacífico.
Dois anos depois, a expedição, que começou sob um espírito de optimismo e confiança, enfrenta o desastre. Franklin está morto. Os dois navios (o Erebus e o Terror) estão fatalmente presos nas garras do gelo. As rações e o carvão escasseiam e os homens, mal preparados, lutam diariamente para sobreviver ao frio letal.
Mas o seu verdadeiro inimigo é bem mais aterrorizador. Existe algo à espreita nas trevas glaciais: um predador oculto que captura marinheiros e abandona os seus corpos na vastidão de gelo…
O Terror é simultaneamente um romance histórico rigorosamente pesquisado e uma homenagem ao melhor que a literatura de horror ofereceu até hoje. Segundo Stephen King: “Um romance intenso, absorvente e arrepiante como só Dan Simmons podia escrever.”"

A 1ª parte do romance de Dan Simmons nas livrarias a 29 de Abril.




Sinopse: "E se lhe dissessem que podia ganhar uma imensa fortuna bastando para isso carregar no botão de uma caixa? Mas ao pressionar esse botão estaria a causar a morte a outro ser humano algures no mundo… alguém que não conhece. Carregaria na mesma no botão?
A Caixa é um conto arrepiante sobre tentação e ganância, mas outros contos igualmente inesquecíveis fazem parte desta colectânea de um dos grandes mestres de terror e suspense, o aclamado autor de Eu Sou a Lenda. Os enredos originais e os retratos convincentes de pessoas vulgares enredadas por forças para além do seu controlo, demonstram a razão por que Stephen King considera Richard Matheson a sua maior influência."

Nas livrarias a 15 de Abril.



Sinopse: "Entre num mundo emocionante, voluptuoso, e tão ameaçador quanto belo. Onde dominam paixões ardentes de seres imortais, outrora adorados como deuses ou demónios.
Os mais supremos seres sobrenaturais são fadas Sidhe, uma raça tão bela e poderosa que foi em tempos adorada como os deuses. Não só são luxuriosos, como incrivelmente bons amantes. Quando têm sangue real... são literalmente viciantes. Fadas de sangue puro não toleram as cidades e raramente vivem entre os humanos. Mas Meredith Gentry não é de puro-sangue. Ela tem sangue humano e por isso é mortal. Talvez também por isso, sinta que não pertence a lugar nenhum.
Meredith Gentry, princesa da corte real das Fadas, faz-se passar por humana em Los Angeles, onde trabalha como detective privada. Mas, agora, o carrasco da rainha foi enviado para a levar de volta para casa – quer ela queira quer não. Subitamente, Meredith vê-se como um mero peão encurralado nos terríveis planos da sua tia. A tarefa que a aguarda: desfrutar da companhia constante dos homens imortais mais bonitos do mundo. A recompensa: a coroa – e a oportunidade de salvar a sua vida. O castigo por fracassar: a morte."


Nas livrarias a 15 de Abril.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Costumam conjugar a Música e a Literatura?



Infelizmente não tenho tido muito tempo para actualizar o blogue pois, a faculdade não me tem proporcionado isso mesmo, mas enquanto divulgava o convite, presente no post anterior, lembrei-me de outra das minhas formas de arte preferida, a música.

Como amante de literatura e de música costumo conjugar ambas, em especial em transportes públicos. Sou daquele género de pessoas em que a música faz parte delas, e a qual uso como forma de divertimento, de abstracção, de tentativa de esquecer os problemas e até com o intuito de me poder concentrar em determinada tarefa. A leitura, é disso um exemplo. Costumo ouvir música ao ler sempre que estou em locais onde existe barulho de fundo, com o objectivo de me ser mais fácil concentrar mas também em casa, como som de fundo...

Não tenho nenhum género musical preferido para ouvir enquanto leio, ouvindo vários géneros de música desde o Fado, ao Rock e até ao Metal... Em casa costumo ouvir rádio, que acaba por passar uma igual variadade de géneros musicais.

E vocês ouvem música enquanto lêem? Em caso afirmativo, que género de música ouvem? E por fim, só o fazem em ocasiões especais, como é o exemplo dos transportes públicos, ou é algo que conjugam constantemente com a literatura?

Filmes de Pedro Sena Nunes / Cinemateca - Vo'Arte / CONVITE‏


Arte como forma de expressão artística, não é somente literatura, podendo ter também a forma de cinema, fotografia, música, arquitectura, entre tantas outras.

Mesmo sendo este blogue claramente dirigido à literatura, fica aqui um convite a respeito da minha área de estudo, Sociologia e também com ligação a uma das minhas formas de arte de eleição, o cinema.

Irá decorrer no futuro dia 15 de Abril, por volta das 21h30, em Lisboa, um sessão de cinema, com entrada livre. Nesta sessão irão ser exebidos documentários sobre Portugal, as suas tradições e estórias, feitos pelo português Pedro Sena Nunes, com uma visão descomplexada e completamente real do nosso país. Sendo mostrado "segredos" sobre a nossa cultura que muitos desconhecem ou que lhes parecem pertencer a um passado longiquo, quando na verdade são acontecimentos ainda tão presentes na actualidade.

Considero estes documentários extremamente interessantes, pelo facto de nos permitir conhecer melhor o nosso país e que certamente, nos fará olhar com outros olhos para  a nossa comunidade e para a beleza subjacente na mesma. Fica, desta forma, feito o convite para quem estiver interessado a assistir ao mesmo.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Estrela de Nariën - Sombras da morte





Nome: "Estrela de Nariën - Sombras da morte"

Autora: Susana Almeida

Nº de páginas: 430 

Editora: Saída de Emergência

 
Sinopse: "Num Império onde as avatares da Senhora da Sabedoria são tão respeitadas como o próprio Rei e os cavaleiros são admirados pela sua bravura e honra, a paz prospera nas terras do Império dos Homens. Aheik, um jovem cavaleiro, tem sonhos que o levam para outra era, onde o seu nome é Eogan, marido da guardiã da Estrela de Narien. A Estrela de Narien é um artefacto que se julga perdido e cujo poder não tem limites. Se de facto existir e cair nas mãos erradas, poderá até destruir o mundo. Atormentado, Aheik procura compreender significado dos sonhos. Do outro lado do Império, Étaín, uma elfo enlouquecida pelo desejo de possuir a Estrela, cria uma aliança com o povo bárbaro das Terras da Perdição. E a partir desse a guerra ameaça todo o Império, devastado por sangrentas batalhas contra um povo mata por matar e destrói por prazer. Mas Aheik não está sozinho. O destino reserva-lhe as maiores surpresas: o amor, traição a amizade... Todo o Império depende de uns poucos heróis, e Aheik tem a sua própria cruzada pessoal."


Opinião: Confesso, que comecei esta leitura conjunta no fórum bang! com alguma expectativa. Por um lado, era um livro que já me havia sido aconselhado algumas vezes e do qual tinha ouvido críticas bastante boas e por outro, tive o prazer de conhecer a Susana Almeida no Fórum Fantástico, que se desenrolou no passado ano, em Lisboa, o que me suscitou ainda mais interesse pelas obras desta jovem escritora.

"Estrela de Narien" é uma obra, claramente, dirigida a um público mais jovem, ou não estivesse inserida na colecção TEEN da editora Saída de Emergência, o que no início me fez alguma confusão devido à linguagem e construção de diálogos presente nela. Contudo, foi um aspecto que se foi atenuando à medida que me fui embrenhando na estória.

Este foi um livro que achei bastante interessante e que me levou a lê-lo de uma rajada, em especial esta última fase da leitura. Este facto deveu-se a que todo o mundo, idealizado por esta escritora, fosse bastante interessante, conseguindo juntar vários aspectos que me são cativos.

Além de ser uma apreciadora de Fantasia, que é o meu género literário preferido, como podem constatar pela minha lista de leituras, sou também apreciadora de Drama e por isso, toda a estória conseguiu-me preencher as medidas neste aspecto.

Apreciei o tema reencarnação utilizado na obra, tema tão controverso mas, ao mesmo tempo, tão interessante e todo o mundo fantástico engendrado por esta escritora. Podendo dar destaque ao mundo das avatares, que foi, para mim, o melhor do livro, sendo as passagens decorridas neste mundo, os que mais me agradaram ao longo desta leitura.

Em relação às personagens gostei de Aheik, um jovem mas corajoso caveleiro, pela sua maneira de ser e de encarar o mundo que o rodeia. Além de ser uma pessoa com um coração enorme, como certa vez, uma das avatares, se não me engano, afirma, é também alguém que nunca desiste daquilo em que acredita e ambiciona.

Lochan foi outra personagem que gostei bastante e penso que se tivesse de mencionar a minha personagem preferida de todas as presentes neste livro, seria ele que elegeria. Foi alguém que sofreu bastante na vida mas que conseguiu, mesmo assim, tornar-se numa pessoa integra e lutadora. É, visivelmente, uma pessoa possuidora de muitas “feridas” que o tempo não conseguiu atenuar e que tenta a todo o custo fazer sofrer a pessoa que lhe causou tamanho sofrimento, com o intuito que isso faça a dor diminuir ou que a causadora de todos os seus males consiga sentir parte do que ele sentiu.

Simpatizei também com Zahara porque foi uma personagem que cresceu de certa forma ao longo da obra. Ao longo desta leitura constactamos que se solta um pouco mais graças a Lochan e é nestes momentos, em que ambos passam juntos, que conseguimos captar a sua verdadeira essência e que percebemos que o seu ar mal-humorado e de indiferença, não passam somente de uma forma de impedir que as pessoas se aproximem dela e a possam fazer infeliz. Como suponho que poderá ter acontecido no passado, provavelmente com alguém que lhe era especial.

Étaín é também uma personagem com enorme importância. Inteligente, manipuladora e bastante astuta, que não vê a meios para atingir os seus fins, sendo, desta forma, um elemento chave para o desenrolar desta narrativa.

Em termos de escrita, tirando aquele primeiro promenor que enumerei, que não chega a ser um aspecto negativo, tendo em consideração o público alvo, penso que esta escritora possui descrições bastante bem conseguidas, especialmente quando caracteriza as batalhas que ocorrem entre os Shatrus e os cavaleiros.

Quanto ao final da obra suscita interesse quanto à continuação desta trilogia, deixando no ar várias questões, sobre as quais ficamos ansiosos por obter respostas.

Em suma, gostei do princípio desta trilogia. “Estrela de Narien” é um livro leve, que se lê bastante bem e que nos proporciona umas boas horas de leitura.

Avaliação: 3/5 (Gostei!)


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Novidade: Saga Predador da noite - Sedução na noite



Sinpose: "Valério é um Predador da Noite romano desprezado pela maioria dos predadores gregos que alimentam um profundo ódio à civilização que o viu nascer. De origem aristocrática e arrogante, Valério mal sabe o que pensar quando conhece Tabitha Devereaux. Ela é sensual, imprevisível e incapaz de o levar a sério. Mas é também irmã gémea da mulher do seu maior rival. A única coisa que Tabitha leva a sério é matar vampiros. E agora terá de enfrentar, junto com o predador romano, o mais mortífero de todos os seus inimigos... uma ameaça acabada de regressar do mundo dos mortos. Para vencer este mal, Valério precisa de aprender a confiar em alguém e pôr tudo em risco para proteger o homem que odeia e a mulher que o leva à loucura."

Nas bancas a 15 de Abril.