quinta-feira, 21 de novembro de 2013

TAG "Doenças Literárias"


Roubei esta TAG à Patrícia do blogue Chaise Longue, que achei bastante engraçada.

 1. Diabetes: um livro muito doce 

Estive um pouco indecisa quanto ao livro a eleger, mas escolho "A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista"  de Jennifer E. Smith, que é uma ternura e aborda alguns temas sensíveis, que nos colocam a pensar.

 2. Catapora (varicela): um livro que você leu e não lerá de novo


Infelizmente não gostei muito deste livro, foi dos poucos 1/5 que já dei e como tal não tenciono vir algum dia a relê-lo.

3. Ciclo Menstrual (não é doença, mas tá...): um livro que você relê constantemente


Nos dias que correm não sou muito de reler obras, mas quando comecei a ler fazia-o muitas vezes por ter poucos livros na minha estante. "Sangue Fresco" foi das primeiras obras a constar da minha estante e até à saída do quinto volume, relia sempre os volumes anteriores, por isso este deve ser o livro que mais vezes li.

4. Gripe: um livro que se espalhou como um vírus


Penso que este livro se ajusta bem a esta categoria. Quando comecei a ler por prazer este livro foi lançado em Portugal e ganhou uma notoriedade incrível, em que toda a gente parecia que o andava a ler.

5. Asma: um livro que tirou seu fôlego


Estive um pouco indecisa nesta categoria, mas elejo "A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo" de Stieg Larsson, pois foi um livro que me prendeu desde a primeira página e que me fez prender a respiração por diversas vezes.

6. Insónia: um livro que tirou seu sono


Sem dúvida, "Antes de Adormecer" de S. J. Watson. Lembro-me perfeitamente que passei uma noite inteira a lê-lo e que só me deitei de manhã para o terminar.

7. Amnésia: um livro do qual você não se lembra muito bem


Sinceramente não me lembro de nada. Sei que gostei na altura em que o li porque tenho-o cotado no goodreads como 3/5, mas não me recordo da história, personagens, escrita...

8. Má nutrição: um livro que tem falta de conteúdo para reflexão 


Na verdade falta muita coisa a este livro, é daqueles que também já não me recordo muito bem, mas sei que não gostei muito na altura em que o li...

9. Jetlag: um livro que te leva para outro tempo/lugar 


Todas as obras desta escritora me conseguem fazer viajar e embrenhar no seu mundo. Adoro-a, desde o mundo que idealizou, à sua escrita soberba e personagens encantadoras.

10. Desidratação: um livro que fez você chorar sem parar


Vários livros já me colocaram a chorar, mas lembrei-me instantaneamente deste, pois passei toda a segunda parte do mesmo a chorar sem parar.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

TAG "4 Elementos"


A TAG foi originalmente criada pela Torsbookreviews e "roubei-a" às meninas do blogue Algodão Doce para o Cérebro.

O objectivo é encontrar um livro que contenha na capa cada um dos elementos da Natureza e outro livro que contenha as cores predominantes. 

Água:


Para o primeiro elemento elegi "Um Momento Inesquecível" de Nicholas Sparks, que contém este elemento bem visível na capa.

Azul:


Para a cor azul elegi "A Águia e os Lobos" de Simon Scarrow, quarto volume da Série da Águia. Ainda não tive o prazer de ler a série em questão, mas parece ser bastante boa.

Fogo:


Para o segundo elemento pensei no fantástico "Divergente" de Veronica Roth e na verdade é o único livro que tenho que contém fogo na capa. 

Vermelho:


A cor vermelha encontra-se patente em grande parte da obra "Não Contes a Ninguém" de Harlan Coben.


Terra:


Para o terceiro elemento elegi "Os Pilares da Terra - volume I" de Ken Follett. É um elemento bastante visível na capa e mesmo no título da própria obra.

Verde:


Na cor verde "E Se Fosse um Anjo" de Keith Donohue, visível como fundo da capa e no vestido da menina. Esta foi inclusive das minhas últimas leituras e será a próxima opinião a ser escrita.

Ar:


Para o último elemento elegi "A Mulher do Viajante no Tempo" de Audrey Niffenegger. O cabelo e a árvore sopradas pelo vento, simbolizando então o elemento ar.

Branco:


Para a cor branca, "Nunca me Esqueças" de Lesley Pearse. É dos livros que tenho onde predomina mais esta cor e um dos meus livros preferidos, por isso penso ser uma boa escolha.


Categoria extra:

Nesta TAG há também um bónus que pede que se encontre uma capa onde predominem todas as cores mencionadas, ou seja, azul, verde, vermelho e branco.


De todos os livros que tenho na minha estante penso que este, "Sangue Mortífero" de Charlaine Harris, é o que melhor se ajusta. Contém o azul no céu, verde na relva, vermelho na gota de sangue que escorre da lápide e no título e branco também em redor do título e da lápide.

domingo, 17 de novembro de 2013

Sugestões dos Leitores #4


Esta semana temos mais uma recomendação na rúbrica "Sugestões dos Leitores". Já tinha esta recomendação por publicar há quase duas semanas, se não me engano, contudo como já devem ter notado ando um pouco desaparecida do blogue. Infelizmente a faculdade tem-me consumido bastante tempo e quando chego a casa venho cansada e sem grande incentivo para ler ou escrever, contudo tentarei tirar um tempinho na próxima semana para ir actualizando as opiniões que estão em atraso.

Desta vez a sugestão foi realizada pela Sara do blogue Desabafos Agridoces, que me recomendou a obra "Por Favor Não Matem a Cotovia" de Harper Lee. 



A Sara resume a obra como passando-se nos anos 30, numa pequena cidade intitulada Maycomb, no Alabama. Acrescentando que "é um sítio pacato, a sofrer fortemente os efeitos da grande depressão. É também um sitio onde imperam o racismo e os preconceitos. Um dia um negro, Tom Robinson, é injustamente preso sob a acusação de ter violado uma rapariga branca. Ninguém espera outra coisa que não uma condenação... Mas um advogado, Atticus Finch, viúvo e pai de dois filhos, aceita defender Tom contra a opinião de toda a gente e mesmo sabendo que nunca num tribunal um negro ganhou um processo contra um branco. Esta acção traz inesperadas consequências para a Atticus e para toda a cidade de Maycomb, que se vão desenrolando ao longo das trezentas e poucas páginas do livro."

Quanto ao motivo porque elege este livro, a Sara defende que "é um livro que fala sobre o racismo, mas também sobre a coragem e a rectidão moral, de não deixar que os outros nos impeçam de fazer aquilo que achamos certo. Fala de valores universais, por isso é um livro que se mantém perfeitamente actual, apesar de ter sido escrito nos anos sessenta. 

É também bastante divertido, apesar da premissa inicial, pois a narradora é a filha mais nova de Atticus com nove anos de idade. Como todas as crianças, Scout, é curiosa, impertinente e diz coisas muito certeiras. Acompanhamos o caso através dos seus olhos ainda inocentes e isto confere uma grande leveza à narrativa. As personagens no geral são marcantes, mesmo a secundárias. 

Alguns pormenores sobre a vida da altura são interessantes, o modo de vida e de ensinar que felizmente já não se pratica hoje (uma professora tenta desincentivar a narradora da sua paixão pela leitura, por exemplo...)"

Relativamente à escrita, a leitora considera-a "fluida fazendo com que se avance rapidamente na história. É um livro que nos faz pensar, que nos revolta, mas que também nos faz rir em vários momentos." Terminando a recomendação definindo-a como sendo uma "grande obra"!

Uma amiga minha em certa altura encontrava-se a ler esta obra e referiu que eu poderia gostar da mesma, contudo não me deu muitos pormenores da história, somente sabia que abordava o racismo e pouco mais. Confesso que esta recomendação me deixou mesmo muito curiosa, até porque tinha algumas ideias pré-concebidas quanto à escrita e narrativa, que se viram dissipadas com a opinião da Sara. Fiquei sinceramente com vontade de experimentar, pois a premissa é interessantíssima, gosto da particularidade da nossa narradora ser uma menina e das mensagens que parece conter. Mal tenha oportunidade será das minhas próximas aquisições.

E vocês, já leram a obra? Em caso afirmativo, gostaram?

Obrigada a todos os que já fizeram a sua sugestão e em particular à Sara por esta sugestão. :) A quem ainda não o fez, deixo aqui um incentivo a que me deixem a vossa sugestão. Se quiserem fazê-lo, poderão preencher o questionário do ícone "Sugestões dos Leitores", que se encontra no canto superior direito do blogue. 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

TAG "Todo o Mundo Já Leu Menos Eu"

Vi esta TAG na página Inêsbooksque  foi originalmente criada pela Nayara e achei muito interessante, pois existem vários autores que por uma razão ou outra adio por diversas vezes. Esta TAG consiste, então, em seleccionar 5 autores que nunca lemos, mas que aparentemente já todos experimentaram. 


1 - Ken Follett
Sempre acompanhei opiniões favoráveis do escritor, mas vejo-me constantemente a adiar a sua leitura, apesar de já ter "Os Pilares da Terra" há mais de dois anos por ler. Tenho a percepção que a história será um pouco densa, tal como a linguagem, o que me leva a adiar a sua leitura, contudo tentarei ler o primeiro volume num futuro próximo, pois acredito estar a perder um grande escritor.


2 - Juliet Marillier
Esta é uma escritora que me foi altamente recomendada, contudo ainda não tive a possibilidade de adquirir nenhum livro dela. A curiosidade é mesmo muita, mas com uma lista enorme de livros por ler, a sua compra acaba, infelizmente, por ser colocada sempre em segundo plano. Tentarei para o ano solucionar essa falha.



3 - J.R.R. Tolkien
Este é um escritor que todos os amantes do Fantástico e não só já experimentaram, mas, apesar de ter o primeiro volume há um ano, tenho adiado a sua leitura, muito devido a opiniões que acompanhei que o definem como sendo muito denso e complexo.





4 - Philippa Gregory
Tenho lido opiniões entusiásticas da escritora e tenho inclusive um livro dela, "Duas irmãs, um Rei", mas tenho algum receio de que a sua escrita seja complexa, o que me leva a adiar a sua leitura, mas fica prometido que até ao final do próximo ano terei lido a obra em questão.  





5 - Marion Zimmer Bradley
Tenho mesmo muita curiosidade nas obras desta escritora, mas ainda não tive oportunidade de adquirir nenhuma obra sua. Espero ter oportunidade de ler algo seu num futuro próximo. 





Ao pensar nesta TAG constatei que existem ainda mais autores que poderia mencionar, tais como Dan Brown, Lara Adrian, J. R. Ward, George Orwell, Miguel Sousa Tavares, José Rodrigues Santos, Cassandra Clare, entre tantos outros.

Espero que os autores que mencionei neste top 5 sejam lidos antes do final do próximo ano, até porque, tirando duas escritoras, a maioria já consta da minha lista de livros por ler.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um Toque de Sangue


Nome: “Um Toque de Sangue”

Autora: Charlaine Harris

Nº de Páginas: 203

Editora: Saída de Emergência

Sinopse: “Sookie Stackhouse é a empregada de bar preferida de todos. Uma loura bonita e alegre... que consegue ler mentes. Mas está longe de ser a única residente em Bon Temps, Louisiana, com uma particularidade especial, com os vampiros locais reclamando os seus direitos inumanos e os lobisomens
lutando por território... Aliás, Bon Temps tornou-se um sítio bastante animado por estes dias!”

Opinião: Charlaine Harris escreve romances de mistério além da conceituada saga Sangue Fresco. Apaixonada pela literatura e apreciadora de cinema, o seu passatempo preferido consiste em incentivar os seus filhos em inúmeros desportos.

Quando sugeriram pela primeira vez à escritora que escrevesse contos alusivos às aventuras de Sookie Stachouse, duvidou que o conseguisse fazer. “Um Toque de Sangue” acabou por surgir, contudo Harris admite que é difícil encaixar os seus contos na história mais longa que idealizou da famosa heroína, mesmo o conto que maior prazer lhe deu escreveu, “Noite de Drácula”.

Nesta colectânea poderão ler-se os contos “Pó de Fada”, “Noite de Drácula”, “Resposta de uma palavra só”, “Sorte” e “Presente Embrulhado”. Em “Pó de Fada”, encontramo-nos temporalmente após os acontecimentos de “Sangue Oculto” e as fadas trigémias, Claude, Claudine e Claudette têm um papel de destaque. Após a morte desta última, os irmãos decidem pedir ajuda a Sookie para descobrir o verdadeiro assassino. Neste conto temos a possibilidade de deslindar este mistério e conhecer um pouco melhor esta família. Em “Noite de Drácula”, encontramo-nos nos acontecimentos antes de “Sangue Furtivo” e Sookie é convidada a celebrar o aniversário de Drácula no Fangtasia. Esta é uma celebração muito importante e Eric acredita piamente que este ano terá a possibilidade de conhecer o seu ídolo, porém nem tudo correrá como o pretendido. Depois de “Sangue Furtivo”, Sookie é informada em “Resposta de uma palavra só” pelo Sr. Cataliades sobre a morte da sua prima Hadley. Neste conto temos a possibilidade de descobrir um pouco mais sobre a sua morte e sobre o seu passado. Seguidamente a “Sangue Felino”, “Sorte” é um conto onde Sookie e a bruxa Amelia Broadway tentam descobrir estranhos acontecimentos que têm ocorrido com os agentes de seguros da cidade. Por último, “Presente Embrulhado”, que sucede antes de “Sangue Mortífero”, e onde nos encontramos na véspera de Natal. Sookie encontra-se a passar esta época sozinha quando se vê envolvida em mais uma confusão que a leva a salvar um lobisomem em perigo.

Confesso que gosto de ler contos, escrevi inclusive durante algum tempo alguns, por isso foi com alguma curiosidade que comecei a ler esta obra, que prometia ser uma leitura leve, facultando algumas novas aventuras da nossa heroína. 

Nas últimas opiniões tenho salientado que sinto algum desgaste na história de Sookie, em que parece que não existem muitos desenvolvimentos e embora esta obra seja efectivamente leve, boa para passar algumas horas na sua companhia, a verdade é que não traz nada de novo à história. Existem alguns contos interessantes, gostei especialmente dos contos “Resposta de uma palavra só” e de “Noite de Drácula”, mas sinceramente penso que não é um livro de leitura obrigatória.

Numa escrita simples e fluída, Charlaine Harris apresenta-nos alguns contos com mais aventuras de Sookie, numa obra de fácil leitura, óptima para descontrair, mas que não traz muitas novidades às aventuras da nossa empregada de bar.


Avaliação: 2/5 (Está Ok!)

Outras obras da escritora com opinião no blogue:

  

domingo, 3 de novembro de 2013

Sugestões dos Leitores #3


Esta semana temos mais uma recomendação para a rúbrica "Sugestões dos Leitores". 

Para aqueles que andaram mais distraídos e ainda não tomaram conhecimento da rúbrica, esta foi criada o mês passado com o intuito de me darem a conhecer novas obras literárias. Como apreciadora de vários géneros e com vontade de experimentar coisas novas, decidi arriscar iniciar esta nova rúbrica onde cada um de vós me poderá sugerir um ou mais livros que vos sejam especiais e/ou que pensem que poderei gostar. Até ao momento foram-me sugeridas obras que ou não conhecia ou nunca me tinham chamado à atenção e é isso que torna este espaço especial, pois mostra que poderei estar a perder obras fantásticas por desconhecimento. 

Desta vez foi-me sugerida pela simpática Silvana, do blogue Por Detrás da Palavras, a obra "O Primeiro Dia" de Marc Levy. Confesso que já tinha ouvido falar das obras do escritor, mas nunca tinha pensado em experimentar, por isso foi com curiosidade que li esta sugestão.


A Silvana resume a obra como sendo "a aventura de Keira e Adrian em busca de um mistério relacionado com um pedra encontrada num vulcão adormecido. Keira é uma arqueóloga apaixonada por mistérios e Adrian um astrofísico que queria saber onde nasce a aurora. Essa pedra irá juntá-los numa viagem pelo mundo que prende o leitor desde o primeiro momento." Acrescentando que este volume é "a primeira parte da aventura. A segunda parte vem descrita no livro "A primeira noite"."

Quanto ao motivo porque elege este livro, a leitora defende que "Keira e Adrian formam um casal maravilhoso e apaixonante... Não menos apaixonantes são as aventuras que os dois partilham em busca das respostas para a sua grande curiosidade científica. Ambos adoram aquilo que fazem e juntos fazem um dupla de sucesso..."

Relativamente à escrita defende que é muito boa, o que a levou a guardar diversas frases do autor. Para nos "aguçar o apetite" deixa-nos, por fim, uma frase retirada da obra:

"A vida tem muito mais imaginação do que nós juntos, por vezes é portadora de pequenos milagres, tudo é possível, basta que acreditemos nela com todas as nossas forças."

Sinceramente fiquei bastante curiosa com esta sugestão. Gostei do resumo da história e do facto de ser um romance com algum mistério e aventura, o que associado à escrita e às frases cheias de significado, me deixaram cheia de vontade de experimentar. Já tenho em minha posse o ebook e mal tenha possibilidade irá ser das minhas próximas leituras.

E vocês, já leram a obra? Em caso afirmativo, gostaram?

Obrigada a todos os que já fizeram a sua sugestão :) e àqueles que ainda não o fizeram, não se acanhem. Se quiserem fazê-lo, poderão preencher o questionário do ícone "Sugestões dos Leitores", que se encontra no canto superior direito do blogue. 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aquisições de Outubro

 

Neste mês portei-me muito bem no que se refere às aquisições. Adquiri com 40% de desconto "As velas ardem até ao fim" de Sandór Márai, que me foi aconselhado por um leitor do blogue na rúbrica Sugestões dos Leitores, e "O Beijo Encantado" de Eloisa James, este último pelas opiniões fantásticas que tenho acompanhado do mesmo. Por fim, comprei "Insurgente" de Veronica Roth, pois já sentia saudades do mundo criado por esta jovem escritora e espero que seja das minhas próximas leituras.