terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Metas pessoais para 2015


Geralmente não tenho por hábito realizar estes posts mais pessoais e bem sei como sou má a cumprir metas. Podem ver como sou péssima, com os desafios literários de 2014 que correram terrivelmente mal. Contudo, agora que o ano está prestes a terminar existem algumas metas que gostaria de alcançar no futuro ano.

Bem sei que algumas poderiam ter sido colocadas em prática em qualquer altura do ano que está prestes a terminar e embora não acredite na máxima ano novo, vida nova, espero conseguir mudar alguns hábitos na minha vida em 2015.

1 – Em primeiro lugar quero tentar ser mais saudável.


No ano em que realizei os exames de ingresso na faculdade, como forma de gerir melhor o stress e também para me sentir melhor comigo mesma e com o meu peso, decidi dedicar-me à prática desportiva e em espaço de 2, 3 meses consegui emagrecer 10 kg, alcançando o que considero hoje como sendo o meu peso padrão. Quando entrei na faculdade, ingressei num ginásio e emagreci mais 6 kg, durante os três meses que estive inscrita no mesmo. Contudo, quando sai acabei invariavelmente por ganhar algum peso que tinha perdido, mais concretamente os 6 kg, que tinha emagrecido ao entrar.

Agora, com a faculdade e o stress inerente à tese, que tem sido bem mais exigente do que pensei inicialmente, tenho descurado não só da alimentação, como também da prática física, e engordei um pouco desde que começou. Pelo que a minha meta é efectivamente voltar a praticar exercício, pois é algo que me dá prazer, que me faz bem ao corpo e à mente, mas que deixo que a minha preguiça me vença muitas vezes. E também quero tentar ser mais saudável em termos de alimentação, pois não basta praticar exercício, é preciso também ter hábitos de vida saudável, e no meu caso refiro-me efectivamente à alimentação. Como estou a estudar longe de casa e embora goste de cozinhar, nem sempre cozinho da forma mais saudável e esse é, sem dúvida, um ponto a mudar em 2015.

2 – Gerir melhor o blogue e a minha vida académica.
No ano seguinte espero conseguir manter este cantinho, que tanto prazer me dá, mais actualizado. Tenho noção que este foi o pior ano do blogue em termos de ausências e de publicações e não nego que cheguei a pensar em meses anteriores deixá-lo em stand by até ter tempo e motivação para lhe dedicar, mas não quero deixar de fazer este cantinho que tanto me tem dado ao longo destes anos. Pelo que prometo tentar ao máximo manter o blogue activo, nem que seja com uma publicação por semana.

3 – Realizar um curso de inglês ou pelo menos investir em formas de desenvolver a língua, como ler originais.


Uma das maiores dificuldades que encontro na faculdade, especialmente agora na tese, que sou obrigada a ler a fonte primária de todos os autores que menciono na dissertação é, sem dúvida, o inglês. Por diversas vezes já mencionei aqui no blogue como sou má na língua, na realidade não tenho muita facilidade em aprender línguas, por isso conto investir mais na minha formação, pois o inglês é essencial e quer queiramos quer não muitos empregos exigem o conhecimento em línguas estrangeiras, pelo menos o inglês.

4 – Terminar a tese e arranjar um emprego.
Não necessariamente por esta ordem. Espero conseguir arranjar para o ano um part-time ou um estágio, que me permita conjugar a faculdade, e claro quando terminar a tese espero conseguir arranjar emprego na minha área, embora tenha noção que poderá não ser fácil.


E assim de repente penso serem estas as metas que tenho o intuito de alcançar em 2015. Penso não estar a ser muito ambiciosa, como aconteceu nas metas literárias do ano passado :P, se calhar a mais difícil será mesmo o desenvolvimento da língua inglesa, mas não é impossível. Pelo que espero conseguir cumprir todos estes pontos.
E vocês que metas esperam alcançar em 2015? 

domingo, 28 de dezembro de 2014

"Caminho do Amor" de Alexandre e Anabela Narciso [Divulgação]

O casal Alexandre e Anabela consideram-se "cidadãos do mundo", tendo vivido já em alguns países, como EUA e Dinamarca. Para partilhar esta paixão por viagens, criaram em 2009 um site "Crónicas de "Um" VagaMundo", onde partilham a sua paixão pelas viagens, pela escrita e pela fotografia. O "Caminho do Amor" é a obra de estreia de ambos, lançado no passado dia 1 de Dezembro. 


Nome: "Caminho do Amor - Diário de um Caminho a dois rumo a Santiago"

Autores: Alexandre Narciso e Anabela Narciso

Nº de Páginas: 208


Sinopse: "Na Primavera de 2013, o Alexandre e a Anabela pegaram nas suas mochilas e percorreram a pé o milenar Caminho Francês de Santiago. Mas calcorrear os 800km que separam a vila francesa Saint-Jean-Pied-de-Port de Santiago de Compostela foi muito mais do que a viagem geográfica que antecipavam. Foi acima de tudo uma viagem interior, de reflexão, de descoberta… 
O Caminho, entre as imponentes montanhas dos Pirenéus e a capital galega, é composto por uma infinidade de minúsculos mosaicos compostos por encontros e desencontros, rascunhados de estórias de vida, pincelados de sorrisos e lágrimas, esboçados de sonhos e medos, moldados por conquistas e derrotas, adornados por sinais, abrilhantados de Amor. Foram dias únicos, irrepetíveis, incomparáveis. 
É o relato desses dias que o leitor agora tem na mão. Bom Caminho!"

Para mais informações podem consultar o site dos autores da obra ou a sua página do Facebook.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

TAG “Prenda Literária de Natal” [TAG à Quinta]

Esta TAG foi criada o ano passado pela Silvana do blogue Por Detrás das Palavras e a Catarina do blogue Sonhar de Olhos Abertos, mas foi no blogue da Jéssica, Fofocas Literárias que a encontrei.

Presente Indiferente - Indica um livro que no fim da leitura não te despertou qualquer tipo de emoção.


O primeiro livro que me lembrei para esta categoria foi “O Perfume: História de um Assassino” de Patrick Süskind. Pessoalmente penso que o livro tinha uma premissa óptima, o destaque dado ao olfacto, adorei sinceramente esta particularidade, as descrições olfactivas, que para mim foram difíceis de serem idealizadas. Contudo, no que diz respeito à história dos assassinatos penso que não foi nada de especial e até um pouco desinteressante e maçudo, pelo que foi um livro que não me despertou muitas emoções, porventura só que tinha tudo para ser muito melhor.

Presente Devolvido - Indica um livro que no fim da leitura te apetecia devolver à livraria.



“Tabu”de Jess Michaels é um bom exemplo. Sabem aqueles livros que mal colocamos os olhos na sua capa, dizemos “tem de ser meu”? Foi este o caso! Geralmente não dito as minhas compras pelas capas, mas a verdade é que uma capa bonita me cativa. Como podem prever este livro foi uma compra por puro impulso e que não gostei muito.

Presente Indispensável - Indica um livro da tua estante do qual é impossível te separar.
Eu geralmente empresto livros, embora já tenha tido más experiências e não me lembro de nenhum que diga que não emprestaria.

Presente Fantástico - Indica um livro que seria um fantástico presente de Natal.


Se calhar “Milagre” de R. J. Palacio, por ser uma história de força, de perseverança, de acreditar em melhores dias e de viver cada dia intensamente. Nesta obra é igualmente reforçada a importância da família, dos sonhos e de transmitirmos o melhor de nós próprios aos outros, o que penso serem sinónimos desta época do ano, pelo que seria a prenda ideal.


Presente Carinhoso - Indica um livro que te tenha deixado com as emoções à flor da pele.


Para esta categoria estive para mencionar "Viver depois de Ti" de Jojo Moyes, mas vocês já estão fartos de me ouvir falar deste livro, pelo que escolho "A Rapariga que Roubava Livros" de Markus Zusak, outro livro muito mencionado por mim, mas é realmente fantástico e deixa-nos com as emoções à flor da pele, sem dúvida.


Espero que tenham gostado de mais uma TAG Natalícia e que tenham tido um Natal repleto de coisas boas, junto dos que mais amam.

Beijinhos e óptimas leituras*

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal 2014!


Desejo a todos um Natal fantástico, junto dos que mais amam e se possível com alguns livrinhos no sapatinho. :)

Beijinhos*

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

"Entre o Agora e o Nunca" de J. A. Redmerski [Opinião]


Nome: “Entre o Agora e o Nunca”

Autora: J. A. Redmerski

Nº de Páginas: 464

Editora: Editorial Presença

Sinopse: “Camryn Bennett decide, com a impetuosidade dos seus 20 anos, abandonar um quotidiano previsível e aventurar-se numa viagem sem destino em busca de si própria. Entra num autocarro de longo curso e deixa-se ir ao sabor do momento. É então que conhece a pessoa que irá mudar para sempre a sua vida - Andrew Parish, um jovem que vive a vida intensamente. O espírito livre e aventuroso de Andrew exerce sobre Camryn um poderoso fascínio e, pouco a pouco, vai quebrando as suas defesas, libertando-a das convenções que a impedem de viver plenamente o presente e expondo os seus desejos mais secretos. Sensual e inspirador, este romance fala-nos do amor, da paixão, do erotismo... e da coragem de vivermos até ao limite sem nos trairmos a nós próprios.”

Opinião: J. A. Redmerski é uma escritora bestseller do New York Times, do USA Today e do Wall Street Journal. Com as suas obras traduzidas em 20 línguas, publicou “Entre o Agora e o Nunca” inicialmente em 2012, que dá início a uma duologia, e rapidamente se tornou um sucesso.

Camyrin Bennett, é uma jovem de 20 anos, que após uma sucessão de acontecimentos, a perda do seu primeiro namorado, o divórcio dos pais, o facto do irmão estar preso e como culminador um desentendimento com a sua melhor amiga,  decide abandonar tudo e colocar-se à estrada, sem saber muito bem o seu destino ou o que fazer. Durante a viagem de autocarro conhece Andrew Parish, um jovem de 25 anos, que se encontra a viajar para encontrar um familiar e é nesse momento que a vida de ambos muda para sempre.

“Entre o Agora e o Nunca” é um livro que se lê de um fôlego, portador de uma profundidade incrível. Daquele género de livros que, embora se passando num curto espaço de tempo, é tão intenso e avassalador que parece que passaram meses quando na verdade somente passaram algumas semanas.

Outro aspecto que me cativou nesta obra foi a forma como observamos o amor surgir entre as personagens, de forma tão inesperada e casual, que sentimos que poderia ter realmente acontecido. Embora sendo portador de algumas cenas eróticas torna-se diferente de alguns que circulam no mercado, por conter realmente uma história, personagens reais e carismáticas que nos cativam e nos fazem ansiar por futuros desenvolvimentos.

No que se refere às personagens, apreciei realmente ambos os protagonistas, pelas suas personalidades, pelo seu passado e por toda a história que criam em conjunto, que nos prende e derrete o coração.

Numa escrita fluída e carismática, J. A. Redmerski apresenta-nos uma obra que aborda vários temas, desde como se deve viver intensamente cada momento, sobre o amor e o respeito mútuo, tal como da necessidade de sermos nós próprios. É defendido igualmente na obra que muitas vezes vivemos na sombra do que os outros esperam de nós, do que querem para nós, por exemplo é comum os pais quererem que os filhos alcancem aquilo que não conseguiram ter, contudo no tempo em que tentamos agradar os outros, muitas vezes esquecemo-nos de sermos nós próprios, de lutarmos por aquilo que queremos, nos realiza e faz felizes. Abordando, por fim, a perda de alguém que se ama, a traição e todos os passos necessários para a superação da dor, para aprendermos a amar e a confiar de novo.

Em suma, “Entre o Agora e Nunca” é não só uma história amorosa, como também uma história sobre nos descobrirmos a nós próprios, à felicidade e sobre recomeços. Sem dúvida, que gostei bastante e ficarei ansiosamente à espera de ler a sequela desta obra, "Entre o Agora e o Sempre".


Avaliação: 4/5 (Gostei Bastante!)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

"Renascer das Chamas" de Susana Almeida [Divulgação]


Susana Almeida desde cedo descobriu o seu fascínio pela escrita e pela leitura, tendo escrito a sua primeira história aos dezassete anos. Apreciadora dos mais variados géneros literários no que concerne à leitura, é no Romance e na Fantasia que Susana mais escreve.

A escritora que lançou a trilogia de Fantasia Épica "Estrela de Nariën", editado pela Saída de Emergência, lançou através da editora Letras com Asas, "Renascer das Chamas", que ao contrário da anterior trilogia, se trata de um romance, recheado de mistério.


Nome: "Renascer das Chamas"

Nº de Páginas: 100

Autora: Susana Almeida

Editora: Letras Com Asas

Sinopse: "É na Festa da Colheita que os caminhos de Cecília e Laerte se cruzam pela primeira vez. Ao contrário de todas as outras raparigas, Cecília não exibe um vestido bonito, ou prende os cabelos num penteado elegante.
Escondida no escuro de um beco, ela observa a festa como uma criança deslumbrada. Mas Cecília não está só, um homem mais velho acompanha-a. 

Curioso com o motivo que fez Cecília pedir-lhe ajuda no final da festa, Laerte procura informações sobre o homem que a acompanhava. Informações que acabarão por lhe revelar um segredo que mudará a sua vida. 

Perseguidos, Laerte e Cecília lutam para sobreviver, enfrentando os perigos que surgem no seu caminho. Conseguirão eles chegar sãos e salvos ao seu destino?"

Para mais informações: O site da Editora (no qual a obra se encontra a um preço bastante tentador) ou na Página de Facebook da escritora.

Outras obras da escritora, com opinião no blogue (se clicarem em cada uma das imagens serão direccionados para as opiniões):

      

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Novidades Saída de Emergência e Vencedor do prémio Bang! [Divulgação]


Nome: "Mago - A Senhora do Império" (#4 Saga do Império)

Autor: Raymon E. Feist & Janny Wurts

Nº de Páginas: 672


Sinopse: "A Saga do Império iniciada com A Filha Do Império conclui-se com este volume, forte em emoções e aventura, numa batalha pela justiça. 

A Senhora Mara dos Acoma sente-se segura e em paz, e pela primeira vez na vida longe dos seus inimigos – até que uma tentativa de assassinato que lhe é dirigida acaba por matar o seu filho e herdeiro. Cercada por espiões e casas rivais, e perseguida por uma irmandade secreta de assassinos impiedosos, Mara enfrenta o desafio mais letal com que alguma vez se deparou. 

Mas os seus planos de vingança pela morte do filho são rapidamente gorados pela Assembleia de Magos, que detém o poder real do Império e mantém a população dócil e domesticada, além dos terríveis Mantos Negros, que encaram Mara como a ameaça suprema ao seu poder ancestral. Em busca de aliados para assegurar a justiça e paz para o império, Mara tem de viajar para lá das fronteiras da civilização, desvendando antigos segredos até às colmeias dos estranhos Cho-ja. Reunindo toda a sua coragem e astúcia, Mara levará a sua maior batalha em nome da sua vida, do seu lar e do seu império."


Nome: "Tudo o que ficou para trás"

Autora: Nora Roberts

Nº de Páginas: 352

Sinopse: "Uma história apaixonante sobre confrontar o passado e saciar um antigo desejo de vingança 

Aos vinte e cinco anos, a Princesa Adrianne tem uma vida que a maioria das pessoas invejaria. Mas a sua postura de menina linda, elegante, rica e mimada é um artifício, um esforço cuidadosamente calculado para esconder uma perigosa verdade e um trágico passado. 

Há uma década que Adrianne vive com desejo de vingança. Durante a infância apenas pôde assistir à crueldade escondida atrás da fachada do casamento de conto de fadas dos pais. Agora tem o plano perfeito para fazer o seu pai pagar a crueldade que cometeu: irá apoderar-se de O Sol e A Lua, um lendário colar de valor inestimável. 

Contudo, conhece um homem que parece adivinhar todos os seus segredos. Inteligente, encantador e enigmático, Philip Chamberlain tem os seus próprios motivos para se aproximar de Adrianne. E só demasiado tarde ela se aperceberá do perigo… quando se vê obrigada a enfrentar dois homens extraordinários: um com o conhecimento para lhe roubar a liberdade, o outro com o poder para lhe roubar a vida."

Estão curiosos com alguma destas novidades? Confesso que ainda só li um livro da Nora Roberts, "O Recife", que gostei muito, mas desde aí que nunca mais li nada da escritora. Quanto ao Raymond E. Feist ainda só li "Mago - Aprendiz", pelo que estou muito atrasada nas suas obras.

Quanto ao Prémio Bang!, que foi divulgado aqui no blogue no princípio deste ano, em Janeiro, já se encontra apurado o vencedor, "A Balada de Antel" do brasileiro Eric Henrique de Souza, que será em breve editado tanto em Portugal, como no Brasil. Parabéns aos participantes e fundamentalmente ao Eric! 

Deixo-vos o link do site da SdE sobre a divulgação do vencedor e outro post sobre as submissões, que mostrou alguns dados interessantes sobre os participantes. 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Christmas Cracker Book TAG [TAG à Quinta]

Hoje é dia de mais uma TAG, desta vez a “Christmas Cracker Book TAG” que é uma TAG Natalícia, originalmente criada pelo canal literário Lucythereader e que vi no canal literário Diário da Chris.

Esta TAG consiste então em algumas perguntas referentes a livros e ao Natal.

1 – Escolhe um livro com uma capa Invernal


Calafrio” de Sandra Brown é um bom exemplo disso, tanto a capa, como a história tem como fundo a neve.

2 – Escolhe um livro que gostasses de comprar


A minha wishlist é enorme, mas assim no imediato gostava de comprar “Não digas Nada” de Mary Kubica. Tenho lido opiniões tão boas, que estou muito curiosa.

3 – Escolhe um livro com um tema festivo


“Quando a Neve Cai” de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle, que se passa nesta época do ano, no Natal. Contava ler nesta altura este livro, mas em princípio ficará para o próximo ano.

4 – Escolhe um livro que pudesses queimar na fogueira

"O Fim da Inocência" de Francisco Salgueiro. Sei que este é um livro adorado por muitos, mas eu pessoalmente não gostei nada do livro, por diversas razões que poderão ver na minha opinião presente no blogue.

5 – Escolhe um livro que queiras ler depois do Natal


Vou tentar ler para o ano, ainda não sei bem quando, “O Regresso do Assassino” de Robin Hobb. Já o queria ter lido este ano, mas acabou por não ser possível, pelo que para o ano espero que não me escape, pois já tenho saudades do Fitz e dos restantes personagens da saga.

6 – Escolhe um livro que é tão bom que te dá arrepios


Acho que todos os livros que considero como sendo meus preferidos poderiam constar desta lista, mas escolho “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón, pois é um livro soberbo, desde a escrita, à história e personagens.

7 – Escolhe um livro que esteja na tua wishlist de Natal



“A Seleção” de Kiera Cass e estive mesmo para o comprar neste Natal com a campanha de Natal da Presença, mas depois pensei bem, na quantidade de livros que tenho por ler e no quão pouco tenho lido e então acabei por não o fazer. :P


E assim termina mais uma TAG, muito especial e perfeita para esta altura do ano. Espero que tenham gostado e se quiserem responder sintam-se à vontade.

Espero conseguir voltar em breve com novidades, pois as opiniões que tenho em atraso são realmente muitas!

Beijinhos, boas leituras e até à próxima. :)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

TAG “Hambúrguer Literário” [TAG à Quinta]

Esta TAG foi criada pelo canal RyanReadsBooks e encontrei-o no blogue da Patrícia Chaise Longue.

O objectivo desta TAG é criar uma pilha de livros em formato de hambúrguer, através das seguintes perguntas. 

1. Uma fatia de pão para ser a base do hambúrguer: 
Escolhe  o primeiro livro de uma série que amaste.


Para esta categoria poderia escolher “Aprendiz de Assassino” de Robin Hobb. Por diversas vezes já mostrei aqui no blogue a minha adoração pela escritora e, sem dúvida, que este volume, que dá início à primeira saga traduzida em Portugal, A Saga do Assassino, é muito bom. Espero conseguir ler para o ano pelo menos o primeiro volume da nova saga, “O Regresso do Assassino”.

2. Agora coloca a carne do hambúrguer:
Escolhe um livro (grosso) que já leste e gostaste (mais de 400 páginas)


Até tenho bastantes livros grandes e gostei de todos, mas elejo “O Nome do Vento” de Patrick Rothfuss, que gostei muito. Esta é outra série que tenho de voltar a pegar para o ano, uma vez que já li o primeiro volume em 2011. *vergonha*

3. Acrescenta uma fatia fina de queijo e alface:
Escolhe dois livros finos: um que tenhas lido e gostado e outro que queres ler (menos de 200 páginas)


Tenho alguns pequeninos que gostei, mas escolho “O Médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson. Já o li há muito tempo, numa altura em que ainda nem tinha blogue, mas sei que gostei muito quando o li.


Quanto a um livro pequeno que queira ler, também tenho vários na estante, mas o que me chama mais à atenção e que inclusive me foi sugerido por um leitor do blogue é “As Velas Ardem Até ao Fim” de Sándor Márai.

4. Altura para um tomate bem cortado:
Escolhe um livro médio que amaste ou odiaste (entre 200 e 400 páginas)


Gostei muito de “Se Eu Ficar” de Gayle Forman e mal vejo a hora de ler a sequela.

5. Adiciona um molho que nunca experimentaste e que não sabes se vais gostar ou não:
Escolhe um livro que pensaste que ias gostar e afinal não, ou vice-versa.


Embora já tenha lido o livro, ainda não tem opinião no blogue, mas é perfeito para a categoria de um livro que pensei que ia gostar muito e que afinal não me agradou, “O Perfume: História de um Assassino” de Patrick Süskind.

6. Por fim, precisamos de um pão para colocar por cima e completar o nosso hambúrguer:
Escolhe o último livro de uma série que temes/temias o lançamento porque não querias que esta acabasse.


Temo o final da série Divergente de Veronica Roth, “Convergente”. Apanhei um spoiler enorme deste volume nas redes sociais e sei que muitas pessoas não gostaram da obra e que acharam que este acontecimento a que me refiro foi mal concebido, pelo que tenho medo de me desiludir.


Não vou mencionar ninguém para responder à TAG, mas quem quiser fazê-lo sinta-se à vontade. :) Espero que tenham gostado e espero voltar em breve com novidades.

Beijinhos e boas leituras*