segunda-feira, 4 de abril de 2011

Estrela de Nariën - Sombras da morte





Nome: "Estrela de Nariën - Sombras da morte"

Autora: Susana Almeida

Nº de páginas: 430 

Editora: Saída de Emergência

 
Sinopse: "Num Império onde as avatares da Senhora da Sabedoria são tão respeitadas como o próprio Rei e os cavaleiros são admirados pela sua bravura e honra, a paz prospera nas terras do Império dos Homens. Aheik, um jovem cavaleiro, tem sonhos que o levam para outra era, onde o seu nome é Eogan, marido da guardiã da Estrela de Narien. A Estrela de Narien é um artefacto que se julga perdido e cujo poder não tem limites. Se de facto existir e cair nas mãos erradas, poderá até destruir o mundo. Atormentado, Aheik procura compreender significado dos sonhos. Do outro lado do Império, Étaín, uma elfo enlouquecida pelo desejo de possuir a Estrela, cria uma aliança com o povo bárbaro das Terras da Perdição. E a partir desse a guerra ameaça todo o Império, devastado por sangrentas batalhas contra um povo mata por matar e destrói por prazer. Mas Aheik não está sozinho. O destino reserva-lhe as maiores surpresas: o amor, traição a amizade... Todo o Império depende de uns poucos heróis, e Aheik tem a sua própria cruzada pessoal."


Opinião: Confesso, que comecei esta leitura conjunta no fórum bang! com alguma expectativa. Por um lado, era um livro que já me havia sido aconselhado algumas vezes e do qual tinha ouvido críticas bastante boas e por outro, tive o prazer de conhecer a Susana Almeida no Fórum Fantástico, que se desenrolou no passado ano, em Lisboa, o que me suscitou ainda mais interesse pelas obras desta jovem escritora.

"Estrela de Narien" é uma obra, claramente, dirigida a um público mais jovem, ou não estivesse inserida na colecção TEEN da editora Saída de Emergência, o que no início me fez alguma confusão devido à linguagem e construção de diálogos presente nela. Contudo, foi um aspecto que se foi atenuando à medida que me fui embrenhando na estória.

Este foi um livro que achei bastante interessante e que me levou a lê-lo de uma rajada, em especial esta última fase da leitura. Este facto deveu-se a que todo o mundo, idealizado por esta escritora, fosse bastante interessante, conseguindo juntar vários aspectos que me são cativos.

Além de ser uma apreciadora de Fantasia, que é o meu género literário preferido, como podem constatar pela minha lista de leituras, sou também apreciadora de Drama e por isso, toda a estória conseguiu-me preencher as medidas neste aspecto.

Apreciei o tema reencarnação utilizado na obra, tema tão controverso mas, ao mesmo tempo, tão interessante e todo o mundo fantástico engendrado por esta escritora. Podendo dar destaque ao mundo das avatares, que foi, para mim, o melhor do livro, sendo as passagens decorridas neste mundo, os que mais me agradaram ao longo desta leitura.

Em relação às personagens gostei de Aheik, um jovem mas corajoso caveleiro, pela sua maneira de ser e de encarar o mundo que o rodeia. Além de ser uma pessoa com um coração enorme, como certa vez, uma das avatares, se não me engano, afirma, é também alguém que nunca desiste daquilo em que acredita e ambiciona.

Lochan foi outra personagem que gostei bastante e penso que se tivesse de mencionar a minha personagem preferida de todas as presentes neste livro, seria ele que elegeria. Foi alguém que sofreu bastante na vida mas que conseguiu, mesmo assim, tornar-se numa pessoa integra e lutadora. É, visivelmente, uma pessoa possuidora de muitas “feridas” que o tempo não conseguiu atenuar e que tenta a todo o custo fazer sofrer a pessoa que lhe causou tamanho sofrimento, com o intuito que isso faça a dor diminuir ou que a causadora de todos os seus males consiga sentir parte do que ele sentiu.

Simpatizei também com Zahara porque foi uma personagem que cresceu de certa forma ao longo da obra. Ao longo desta leitura constactamos que se solta um pouco mais graças a Lochan e é nestes momentos, em que ambos passam juntos, que conseguimos captar a sua verdadeira essência e que percebemos que o seu ar mal-humorado e de indiferença, não passam somente de uma forma de impedir que as pessoas se aproximem dela e a possam fazer infeliz. Como suponho que poderá ter acontecido no passado, provavelmente com alguém que lhe era especial.

Étaín é também uma personagem com enorme importância. Inteligente, manipuladora e bastante astuta, que não vê a meios para atingir os seus fins, sendo, desta forma, um elemento chave para o desenrolar desta narrativa.

Em termos de escrita, tirando aquele primeiro promenor que enumerei, que não chega a ser um aspecto negativo, tendo em consideração o público alvo, penso que esta escritora possui descrições bastante bem conseguidas, especialmente quando caracteriza as batalhas que ocorrem entre os Shatrus e os cavaleiros.

Quanto ao final da obra suscita interesse quanto à continuação desta trilogia, deixando no ar várias questões, sobre as quais ficamos ansiosos por obter respostas.

Em suma, gostei do princípio desta trilogia. “Estrela de Narien” é um livro leve, que se lê bastante bem e que nos proporciona umas boas horas de leitura.

Avaliação: 3/5 (Gostei!)


5 comentários:

  1. Ainda bem gostaste do livro. Acho que o segundo livro ainda é melhor ;)

    ResponderEliminar
  2. Ois Rita,

    Confirmo as palavras do nosso Elfo Negro, o 2º volume é melhor e vais ficar ansiosa por ler o 3º livro que provavelemente vai sair em Maio se tudo correr bem.

    Como vez a Susana, alem de excelente pessoa é tambem uma boa escritora, eu estou a gostar imenso, mesmo os livros serem para um publico mais juvenil.

    ResponderEliminar
  3. Olá a ambos.

    Acredito que tenham razão... Penso já ter lido que no seguinte volume se sente um amadurecimento da trama e mesmo da escrita da Susana, por isso, tenho esperança que assim seja. :)

    Tens razão Paulo, além de simpática, tem uma imaginação e tanto.

    ResponderEliminar
  4. Vamos ter algumas surpresas uma tem a ver com Ryhs a outra com Kyrian e outras mais.

    Espero rever a Susana na feira do livro de Lisboa e claro a ti tambem.

    Off topic,

    Tenho que dar um raspanete à Puky....ainda não é seguidora deste blog....LOL

    ResponderEliminar
  5. Já percebi que as minhas suspeitas quanto ao Kyran não estavam certas mas ainda bem que assim é.

    Quanto à Susana, também espero voltar a vê-la e falar um pouco mais com ela, do que aconteceu quando a conheci. Obrigado, estarei lá certamente, nem que seja só um dia, até porque tenho uma amiga que irá trabalhar na mesma. :)

    Lol. Não faz mal. :P

    ResponderEliminar