quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Harry Potter e a Câmara dos Segredos



Nome: “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”

Autora: J. K. Rowling

Nº de Páginas: 327

Editora: Editorial Presença

Sinopse: “Harry Potter está ansioso por ver terminadas as medonhas férias de Verão que está a passar com os Dursleys, os Muggles mais Muggles de todo o planeta. Mas o tempo parece ter adormecido, ou então está com muita preguiça, porque nunca mais passa. Entretanto surge uma visita inesperada - uma estranha criatura de grandes olhos verdes e enormes orelhas, o elfo Doddy, que trás um sério e terrível aviso : HARRY POTTER NÃO DEVE VOLTAR PARA HOGWARTS.
E a verdade é que no seu segundo ano na escola de feitiçaria, Harry vê-se envolvido numa terrível espiral de perigos e desventuras. Vozes horripilantes sussuram, vindas das paredes; algo ou alguém anda a transformas os alunos em pedra; aparecem fantasmas tenebrosos e aranhas gigantes; e um dia um misterioso aviso é escrito em letras brilhantes numa parede de Hogwarts: A CÂMARA DOS SEGREDOS FOI ABERTA. INIMIGOS DO HERDEIRO, CUIDADO.
Mas o que isto significa? Harry Potter, Ron e Hermione vão fazer tudo para resolver este mistério, arriscando as suas próprias vidas.”

Opinião: “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” lançado inicialmente no Reino Unido em 1998, é publicado em Portugal através da Editorial Presença um ano e sete meses depois. Nesta obra continuamos a acompanhar as peripécias de Harry, que se encontra ansiosamente à espera do final das férias de Verão. Viver juntamente com os Dursley nunca foi tarefa simples, contudo o facto de não receber qualquer carta dos amigos e dos tios não o deixarem fazer os seus trabalhos de casas, só piora a situação.

Durante estas férias recebe a visita de um elfo doméstico, Doddy, que o informa que não deve voltar para Hogwarts, pois a sua vida depende disso. Harry não tem muito em conta este aviso, mas quando retorna à escola de feitiçaria, para iniciar o seu segundo ano de estudos, percebe que afinal o elfo tinha razões nos seus receios. Inúmeros enigmas assolam as paredes de Hogwarts, vozes vindas das paredes, que só Harry consegue ouvir; pessoas petrificadas e uma estranha câmara, que levará Harry e os seus amigos a mais uma aventura arriscada.

Numa escrita simples mas imensamente mágica, J. K. Rowling apresenta-nos uma obra claramente destinada a um público mais jovem, com a idade do pequeno Harry. Neste volume não somos confrontados com grandes desenvolvimentos no que à ligação de Harry e Voldemort diz respeito, nem mesmo ao enraizamento das personagens, contudo é inegável que é uma obra cheia de pormenores deliciosos, que se lê de uma assentada e que nos fascina pela sua originalidade.

As descrições do mundo de feitiçaria são, sem dúvida, o ponto mais forte da escritora. Existem momentos absolutamente deliciosos, desde o jantar que é dado pelo fantasma Nick Quase Sem Cabeça, os momentos em que os aprendizes de feiticeiro aprendem a fazer poções, que quase nos fazem desejar ser parte daquele mundo fantástico. Outro aspecto que nos fascina centra-se no facto de todos os pormenores fazerem sentido mais tarde ou mais cedo. Quando faço esta afirmação, penso no fantasma da casa de banho, que no primeiro livro nos parece ser somente um estranho fantasma, mas que neste volume é essencial.

Cada vez que avanço mais nas obras desta incrível escritora, mais se torna claro o porquê de tantos jovens se terem sentido arrebatados por esta história e por estes pequenos heróis. Embora sinta que esta obra não confere muito de novo à trama, é incontestável que nos dá um prazer enorme de desfolhar e que adoramos saber sempre um pouco mais sobre Harry e os seus amigos.

Fico bastante curiosa por saber os desenvolvimentos futuros e aguardo com alguma expectativa a continuação desta obra, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”.

Avaliação: 3/5 (Gostei!)

10 comentários:

  1. Oie!!
    Ai queria ser vc, para estar lendo tudo desde o incio =D
    sou tão fã dessa série!!
    Vou acompanhando suas leituras rsrsrs pq eu gosto muito, muito =D
    bjos e bom feriado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fê, sê bem-vinda. :)

      Obrigada. Sei que esta saga marcou toda uma geração e foi muito por isso que decidi experimentar. São obras claramente destinadas a jovens, mas ainda assim estou a gostar da experiência. :)

      Beijinhos e boas leituras. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  2. Gostei muito de ler este livro.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol. :)

      Acredito, é um mundo mágico, que nos fascina bastante. Embora tenha gostado mais do anterior, estou bastante curiosa com a restante continuação.

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Realmente este não é um dos melhores livros da saga mas dá um prazer enorme lê-lo :) Agora fiquei com vontade de lê-los todos outra vez xP

    [http://howtoliveathousandlives.blogspot.pt]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica, sê bem-vinda. :)

      Concordo contigo, embora o primeiro seja melhor, este volume lê-se muito bem, dá-nos prazer folhear as suas páginas. :) Acredito que deixe alguma nostalgia.eheh

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  4. Eu li este e não continuei a série.
    Nunca percebi a razão de tanto sucesso… principalmente com os adultos :P
    Tenho de me aventurar no novo livro da JKR para ver… :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana. :)

      Confesso que aprecio a originalidade do mundo, o facto de a autora parecer ter pensado em tudo ao pormenor, de modo a que tudo faça sentido no fim. Acho igualmente a história interessante, tal como as personagens e é por isso que me sinto apegada a esta série e com vontade de continuar. Nos jovens, acredito que fosse uma experiência incrível, pois cresceram à medida que também o Harry se desenvolvia, o que deve ter sido uma experiência enriquecedora. Tal como acredito que enquanto liam, desejassem fazer parte deste mundo e também eles ir para Hogwarts. :P

      Nos adultos, acredito que a escrita faça alguma confusão porque vai muito de encontro ao público-alvo. Enquanto leio estas obras, tento não me focar muito nesse aspecto, até porque antes de ter lido o primeiro volume, a pessoa que me tem emprestado estas obras, salientou várias vezes que teria de ter em atenção que a escrita era bastante infantil...

      Quanto ao novo livro, também tenho curiosidade, embora já tenha lido opiniões não muito favoráveis.

      Beijinhos e boas leituras. :)

      Eliminar
  5. Ois Rita,

    Fico espantado com a quantidade de coisas boas que ainda tens pela frente, desde Martin, Hobb, Feist, Tolkien, Marrilier Lych e muitos outros e só falando de fantasia e ainda tens tanta coisa boa nesta saga :D

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. :)

      É verdade tenho tanta coisa por ler e muitas delas tenho-as inclusive na estante. :$ Acredito que será uma boa viagem a realizada com esta escritora e quem sabe se não leio até ao final do ano algumas obras de Martin, Feist e Hobb. Espero que seja esse o caso. :)

      Beijinhos.

      Eliminar