Titulo: "Precious - A força de uma mulher"
Autor: Sapphire
Nº de páginas: 180
Editora: Impresa Publishing
Sinopse: "Esta é a história de Claireece Precious Jones, uma jovem de 16 anos, igual às outras raparigas da sua idade em muitas coisas... mas muito singular noutras: Claireece é obesa, analfabeta, foi vítima de abusos sexuais do seu pai, do qual teve uma filha, e é maltratada psicologicamente pela sua mãe. Quando Precious, após outra violação, fica novamente grávida, é expulsa da escola e começa uma nova educação num centro especial para casos extremos... e a sua vida mudará para sempre."
Opinião: “Precious – A força de uma mulher” retrata a história de uma menina vítima de abusos sexuais por parte pai e de violência por parte da mãe.
Precious é uma menina que desde muito cedo se vê confrontada com abusos por parte do seu progenitor, chegando mesmo a dizer ao longo da obra, que as primeiras recordações que tem dos pais é de uma, das enumeras violações a que foi submetida.
Este livro retrata uma história verídica, história, essa cada vez mais presente nos dias de hoje. São inúmeros os jovens, e não tão jovens, a sofrerem este tipo de abusos, sendo por diversas vezes, por parte das pessoas que as deviam proteger acima de tudo e salvaguardar as suas infâncias.
Esta obra encontra-se escrita na primeira pessoa, por Precious, utilizando um vocabulário e expressões, que confesso que me fizeram alguma diferença. Contudo, é necessário ter em consideração que é um relato feito por uma jovem analfabeta no início da obra e que só depois de lhe ser dada uma oportunidade é que consegue contornar o analfabetismo, amadurecendo tanto em termos literários, como da sua personalidade.
No fim, podemos ler também histórias de vida das outras meninas, que andavam com ela na escola e que novamente são histórias que muitos leitores se conseguirão sentir retratados, de alguma forma, nelas.
Este livro é, assim, uma história de força, de perseverança e de luta por ser melhor, por contornar os obstáculos e lutar sempre pelos sonhos. Sendo na minha opinião, o ponto mais positivo desta narrativa.
Avaliação: 3/5 (Gostei!)
Avaliação: 3/5 (Gostei!)
Acabei por não comprar este livro por já ter muitos de promoções em especial os da colecção Sabado.
ResponderEliminarTambem não perdi uma obra prima, ainda bem
Na minha opinião não perdeste realmente. Se tivesse lido este livro à uns anos, se calhar, teria outra perspectiva relativamente a ele, mas hoje considero-o somente, um entre muitos a abordar esta temática.
ResponderEliminarOlá Rita
ResponderEliminarRelativamente ao filme que este livro tem por base devo dizer que é muito "forte", comecei a ver e tive que parar a meio devido à grande carga emocional e ao modo excelente da abordagem do tema. Quando estiver preparada verei a segunda parte do filme.
Beijinhos
Boas leituras;)
Olá Carlinha! :)
ResponderEliminarLi este livro por ter ouvido maravilhas a respeito do filme a que ele deu origem e embora não tenha achado a obra nada de transcendente, quero ver um dia o filme. Pode ser que até goste mais do mesmo, do que da obra...
Penso que fazes bem em acabar de ver o filme, porque tem uma boa mensagem, tal como mencionei em cima.
Beijinhos e boas leituras. :)