quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Marina



Nome: "Marina"

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Número de Páginas: 260

Editora: Planeta

Sinopse: "Marina, tal como a obra que consagrou Zafón, é um romance mágico de memórias, escrito numa prosa ora poética ora irónica, assente numa mistura de géneros literários (entre o romance de aventuras e os contos góticos) e onde o passado e o presente se fundem de forma inigualável. Classificado pela crítica como «macabro e fantástico e simultaneamente arrebatador», Marina propõe ao leitor uma reflexão continuada sobre os mistérios da condição humana através do relato alternado de três histórias de amor e morte. Ambientada na cidade de Barcelona, a história decorre entre Setembro de 1979 e Maio de 1980 e depois em 1995 quando Óscar, o protagonista, recorda a força arrebatadora do primeiro amor e as aventuras com Marina, recupera as anotações do seu diário pessoal e revisita os locais da sua juventude. 


«Marina disse-me uma vez que apenas recordamos o que nunca aconteceu. Passaria uma eternidade antes que compreendesse aquelas palavras. Mas mais vale começar pelo princípio, que neste caso é o fim.»"


Opinião: Depois de ter lido o fantástico “A sombra do Vento”, Zafón tornou-se para mim um autor de top, colocando-me com enormes expectativas relativamente às seguintes obras.

“Marina” inicia-se em Barcelona no ano de 1980, pela perspectiva de Óscar Drai, um adolescente que vive num internato, sentindo que a sua vida é monótona e imersa numa grande solidão. Para se abstrair e sair daquele mundo, Óscar tem como passatempo, no fim das aulas terminadas, explorar a bela cidade de Barcelona e os seus segredos. Numa dessas demandas dá de caras com uma casa, que aparentemente se encontra desabitada e decide explorá-la. É nesta que conhece Marina e que a sua vida ganha mais cor e se torna também mais turbulenta.
Num dos passeios que estes dois personagens realizam juntos, reparam numa mulher toda vestida de preto e rosto coberto, a visitar uma campa sem qualquer inscrição, somente com uma borboleta preta e a partir daí as suas vidas mudam para sempre.

Confesso que já tinha saudades da escrita e das descrições de Carlos Ruiz Zafón. Quem já leu algo deste incrível escritor, certamente que concorda que possui uma escrita sem precedentes, que nos envolve do principio ao fim. Uma escrita bastante intensa, que nos toca e que quase nos transporta para as ruas de Barcelona e para as emoções sentidas pelas personagens.

Gostei dos elementos patentes no livro, desde o romance característico do autor, polvilhado com algum drama, juntamente com alguma fantasia, terror e mistério. Confesso que me arrepiei em alguns momentos, devido às descrições feitas pelo autor acerca de uma casa que o casal visita, imagens dignas de um filme terror, que simplesmente adorei. Estes elementos levaram-me a ler o livro a uma velocidade vertiginosa, sempre com vontade de saber um pouco mais.

As personagens Óscar e Marina, são deveras interessantes, com histórias de vida que acabam invariavelmente nos tocar e até emocionar, tal como as personagens secundárias desta trama, que adoraria ter conhecido um pouco mais e saber mais pormenores das suas vidas, , sendo esse o aspecto negativo que poderia ressalvar.

“Marina” é, desta feita, um livro que nos demonstra quão deliciosa pode ser uma obra em poucas páginas e que transmite ao leitor, quanto o autor se sente ligado a esta obra ou não fosse a que mais diz a Zafón.

Citações a reter: “Não sabia então que o oceano do tempo mais tarde ou mais cedo nos devolve as recordações que nele enterramos.”

“Todos temos um segredo fechado à chave nas águas-furtadas da alma.”

Avaliação: 4/5 (Gostei Bastante!)

4 comentários:

  1. Estou a ver que fiz mal em recuzar uma colega de emprego que me queira emprestar os livros deste escritor e tem os todos.

    É verdade que li o Sombra do Vento, que é um excelente livro sem duvida, mas desde ai não li mais nenhum do autor, fiz mal :(

    Mas ainda vou a tempo :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim Zafón é um escritor impar, que sinto que leia os livros que ler dele, irei gostar sempre, pois tem uma escrita sublime, que nos fascina. :)

    Claro que sim. Sabes que se quiseres ler posso emprestar. :) Se bem que além do "A sombra do vento", ainda só possuo este...

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita =D

    Finalmente li a obra =D
    Já fiz a minha opinião lá no meu blogue e encontrei pontos que encontraste também! Já me tinhas mencionado alguns aspetos e recomendado o livro e ainda bem que o fizeste! Obrigada =)
    É tão lindo...a história de Óscar e Marina, que quase é deixada para segundo lugar ao longo da obra, no final torna-se sublime. :')
    Gostei muito da tua opinião! O cenário de terror está fantástico e medonho, não estava à espera que fosse tão fixe! É uma obra que dá para ficar um bocadinho "assustado", sentimental e alegre. Em fim, dá para tudo! Mesmo excelente.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria :)

      Fico contente que tenhas gostado da minha recomendação e não tens de que agradecer, não há nada que me dê mais prazer do que poder recomendar um óptimo escritor e a pessoa gostar da obra. :D

      Obrigada. O livro é efectivamente muito bom, desde o ambiente, às personagens, passando pela escrita. Enfim, percebe-se perfeitamente porque adora tanto Zafón esta obra, pois é realmente fantástica. :D

      Depois irei ler a tua opinião, obrigada. Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar