Nome: "Em Chamas"
Autora: Suzanne Collins
Nº de Páginas: 268
Editora: Editorial Presença
Sinopse: "Depois de no primeiro volume Katniss se oferecer para substituir a irmã mais nova nos Jogos da Fome, que têm como lema «matar ou morrer», contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Os dois jovens Katniss e Peeta tornaram-se agora os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… Um ritmo constante de adrenalina numa obra que promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano."
***Pode Conter Spoilers do anterior volume "Os Jogos da Fome"***
Opinião: Pouco depois de vencerem o desafio, os tributos têm de realizar o Passeio da Vitória, onde se visitam os doze distritos de Panem. Contudo Katniss e Peeta têm mais do que visitar e agradar aos distritos em questão, pois o presidente Snow ameaça Katniss, a sua família e amigos, para que ela se comporte convenientemente, de modo a demonstrar que só tomou determinado comportamento por amor a Peeta e não como acto de rebeldia contra o Capitólio.
Tinha gostado bastante do anterior volume e, mesmo tendo ouvido várias opiniões negativas quanto às seguintes obras da trilogia, parti para esta leitura a acreditar que iria gostar e a verdade é que não me desiludi de forma alguma.
Gostei bastante do desenvolvimento da obra e só pouco antes de sabermos qual seria o destino do casal da trama é que me lembrei que o presidente Snow poderia jogar essa cartada e consequentemente safar-se. Foi uma jogada tremendamente inteligente e que me levou a ler o livro a um ritmo avassalador, para saber como iria terminar o mesmo e como se iriam eles safar. Gostei das cenas de acção destes jogos e do modo como estes astutos jogadores se conseguiam safar das armadilhas que enfrentavam, utilizando o que tinham ao seu dispor com bastante inteligência.
Quanto às personagens, a Katniss continua a ser bastante ingénua, mas ao mesmo tempo penso que a Suzanne Collins a tornou muito real, pois transparece-nos todas as suas inseguranças e medos de um modo bastante verídico, pois se me tentar colocar no seu lugar, sinto que teria as mesmas dúvidas e inseguranças. Continuo a sentir que gostaria de conhecer melhor o Gale e perceber o fascínio que Katniss sente por ele, esperando ansiosamente conhecê-lo melhor no “A revolta”. Peeta já me tinha fascinado na anterior obra, contudo gostei muito mais dele nesta, pois é sem dúvida um rapaz com um coração de ouro e que é capaz de tudo por aqueles que ama.
Tal como sucedeu no anterior volume, gostei muito da crítica política e até social patente nesta obra. A crítica política quando referem que os políticos e comunicação social gere aquilo que chega a nós e como nos manipula a seu belo prazer, socialmente pela abundância no Capitólio, comparativamente com os doze distritos, que vivem em constante pobreza.
A escrita mantém-se a um ritmo inebriante, polvilhada de acção, reviravoltas e alguma paixão, aspecto que me levou a gostar bastante desta obra e a levar-me a aconselhá-lo sem reservas.
Terminando de um modo que não estava mesmo nada à espera, repleto de suspense e com revelações impressionantes, “Em chamas” levar-me-á a ler o terceiro e último volume o mais tardar, que se avizinha violento e algo dramático.
Avaliação: 4/5 (Gostei Bastante!)
Olá! Gostei bastante da opinião e no final acabámos por dar a mesma classificação. Contudo, acho que deveria dar-te uma sugestão, que é a de anunciares a possibilidade de existir spoilers na opinião (neste caso, logo na primeira linha, visto que alguém que não tenha lido o primeiro livro não sabe da vitória da Katniss nos jogos)... Existe pessoas que não gostam e consequentemente esperam até acabar o livro para ler a opinião.
ResponderEliminarMas se não estiverem alertados para este facto podem ler à mesma e depois ficar a saber coisas que não querem... Enfim é apenas uma sugestão!
Beijinhos!
Olá Filipa! Obrigada pela chamada de atenção. Como parti do princípio que quem lesse esta opinião, já deveria ter lido o anterior, nem pensei nessa possibilidade, mas vou emendar, obrigada. :)
EliminarCompreendo o teu ponto de vista. Por acaso spoilers é algo que não me faz muita diferença, mas sei que nem toda a gente pensa como eu, portanto vou ressalvar isso no comentário.
Beijinhos e boas leituras. :)
Ora essa... eu por acaso sou das pessoas que não gosta de ler spoilers :P
ResponderEliminarE leio opiniões a livros que não li, para ter uma ideia geral e não para saber outras informações... acredito que não seja a única... :)
Pensas ler o terceiro brevemente? Estou deveras curiosa para saber o que achas...
Compreendo-te. Também me acontecia ir ao fórum, por exemplo, ler opiniões dos seguintes livros da Hobb e do Martin, até que apanhei uns spoilers daqueles, que me levaram a fugir a sete pés desses tópicos. :P
EliminarEspero começar a lê-lo quando entrar de férias ou quando acabar os dois que estou a ler de momento. :) Também estou curiosa por saber como termina, pois as opiniões são muito diversas, tanto elevam este livro ao melhor da trilogia, como ao pior, por isso não sei bem o que esperar...
Sabia que ias gostar. Agora resta-te saber como tudo acaba, o título é sugestivo não ? A revolta :D
ResponderEliminarDepois tambem quero ler a tua opinião ;)
É realmente sugestivo. A forma como este termina e o título do seguinte já subentende o que aí vem. Espero que o fim da trilogia seja tão bom ou melhor do que os volumes anteriores, mas vou preparada para outras possibilidades...
EliminarObrigada. Em Fevereiro não me escapa, de certeza. :d
Nada temas que o livro seguinte, quanto a mim, é tão bom como os anteriores.
ResponderEliminarDiferente, mas no fundo os anteriores foram o preparar os acontecimentos que ai vêm ;)
Vais gostar, podes já não ser surpreendida pela escritora pois já lhe conheces o estilo, mas vais ler o livro num tiro, tenhas tu tempo :D
Pelas opiniões que tenho acompanhado, penso que é tudo uma questão de expectativas. Estou à espera de muitas mortes e que as coisas não terminem num típico final feliz, algo que para mim é expectável, por tudo o que presenciei nestes dois volumes...
ResponderEliminarMal tenho um tempinho irei lê-lo e acredito que se lerá rapidamente, tal como os anteriores. :D
Rita,
ResponderEliminarFinais felizes ? mas quem é que gosta disso :D Já não tem piada nenhuma LOL.
Muitas mortes ? Hum vão haver algumas sim, mas não sei se serão do teu agrado, veremos.
Pois, parece que não. :P Desejo que as coisas acabem bem, mas estou à espera de grandes perdas para ambos os lados...
ResponderEliminarVerdade, só vendo..