terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um Toque de Sangue


Nome: “Um Toque de Sangue”

Autora: Charlaine Harris

Nº de Páginas: 203

Editora: Saída de Emergência

Sinopse: “Sookie Stackhouse é a empregada de bar preferida de todos. Uma loura bonita e alegre... que consegue ler mentes. Mas está longe de ser a única residente em Bon Temps, Louisiana, com uma particularidade especial, com os vampiros locais reclamando os seus direitos inumanos e os lobisomens
lutando por território... Aliás, Bon Temps tornou-se um sítio bastante animado por estes dias!”

Opinião: Charlaine Harris escreve romances de mistério além da conceituada saga Sangue Fresco. Apaixonada pela literatura e apreciadora de cinema, o seu passatempo preferido consiste em incentivar os seus filhos em inúmeros desportos.

Quando sugeriram pela primeira vez à escritora que escrevesse contos alusivos às aventuras de Sookie Stachouse, duvidou que o conseguisse fazer. “Um Toque de Sangue” acabou por surgir, contudo Harris admite que é difícil encaixar os seus contos na história mais longa que idealizou da famosa heroína, mesmo o conto que maior prazer lhe deu escreveu, “Noite de Drácula”.

Nesta colectânea poderão ler-se os contos “Pó de Fada”, “Noite de Drácula”, “Resposta de uma palavra só”, “Sorte” e “Presente Embrulhado”. Em “Pó de Fada”, encontramo-nos temporalmente após os acontecimentos de “Sangue Oculto” e as fadas trigémias, Claude, Claudine e Claudette têm um papel de destaque. Após a morte desta última, os irmãos decidem pedir ajuda a Sookie para descobrir o verdadeiro assassino. Neste conto temos a possibilidade de deslindar este mistério e conhecer um pouco melhor esta família. Em “Noite de Drácula”, encontramo-nos nos acontecimentos antes de “Sangue Furtivo” e Sookie é convidada a celebrar o aniversário de Drácula no Fangtasia. Esta é uma celebração muito importante e Eric acredita piamente que este ano terá a possibilidade de conhecer o seu ídolo, porém nem tudo correrá como o pretendido. Depois de “Sangue Furtivo”, Sookie é informada em “Resposta de uma palavra só” pelo Sr. Cataliades sobre a morte da sua prima Hadley. Neste conto temos a possibilidade de descobrir um pouco mais sobre a sua morte e sobre o seu passado. Seguidamente a “Sangue Felino”, “Sorte” é um conto onde Sookie e a bruxa Amelia Broadway tentam descobrir estranhos acontecimentos que têm ocorrido com os agentes de seguros da cidade. Por último, “Presente Embrulhado”, que sucede antes de “Sangue Mortífero”, e onde nos encontramos na véspera de Natal. Sookie encontra-se a passar esta época sozinha quando se vê envolvida em mais uma confusão que a leva a salvar um lobisomem em perigo.

Confesso que gosto de ler contos, escrevi inclusive durante algum tempo alguns, por isso foi com alguma curiosidade que comecei a ler esta obra, que prometia ser uma leitura leve, facultando algumas novas aventuras da nossa heroína. 

Nas últimas opiniões tenho salientado que sinto algum desgaste na história de Sookie, em que parece que não existem muitos desenvolvimentos e embora esta obra seja efectivamente leve, boa para passar algumas horas na sua companhia, a verdade é que não traz nada de novo à história. Existem alguns contos interessantes, gostei especialmente dos contos “Resposta de uma palavra só” e de “Noite de Drácula”, mas sinceramente penso que não é um livro de leitura obrigatória.

Numa escrita simples e fluída, Charlaine Harris apresenta-nos alguns contos com mais aventuras de Sookie, numa obra de fácil leitura, óptima para descontrair, mas que não traz muitas novidades às aventuras da nossa empregada de bar.


Avaliação: 2/5 (Está Ok!)

Outras obras da escritora com opinião no blogue:

  

2 comentários:

  1. Olá,

    Contos não é a minha praia, embora já tenha lido coisas bem interessantes, mas acredito que este tenha alguns contos leves e de leitura fácil.

    PS: Gosto imenso da capa do Sangue Felino :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá Fiacha. :)

    Até gosto de ler, de vez em quando, nesse formato, mas percebo o teu ponto de vista, por vezes fica-nos a saber a pouco e com vontade de saber mais. Neste caso isso não sucede, pois estes contos servem para preencher lacunas de uma história mais longa... São realmente leves e lêem-se numa assentada, porém confesso que o livro me soube a pouco...

    Também gosto muito, é das minhas preferidas. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar