sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Perto de Ti


Nome: “Perto de Ti”

Autora: Anita Notaro

Nº de Páginas: 472

Editora: Quinta Essência

Sinopse: “Louisa está farta da sua vida. Do namorado, do trabalho, do apartamento - tudo precisa de uma reforma imediata e radical. E assim ela decide mudar tudo a favor de uma existência despreocupada, trocando o seu apartamento por uma casa móvel, o carro por uma moto, e as suas roupas elegantes por outras informais. E, acima de tudo, começa um novo trabalho como psicóloga de cães. Com as amigas Maddy e Clodagh, embarca numa nova aventura - para conhecer pessoas diferentes, descobrir novos lugares e encontrar um homem novo e fabuloso. O seu trabalho traz-lhe recompensas imediatas e extraordinárias quando ela conhece os donos de cães cujos problemas muitas vezes parecem ecoar os dos donos. Mas independentemente do stresse da sua nova vida, Louisa tem o apoio das amigas. Se ao menos isso pudesse durar para sempre...”

Opinião: Anita Notaro foi produtora de televisão, jornalista, trabalhou na rádio - televisão da Irlanda durante dezoito anos e foi realizadora do Festival Eurovisão da Canção, das eleições gerais irlandesas e programas para a BBC e Channel 4.

“Perto de Ti”, que foi lançado inicialmente em Abril de 2010 e três anos mais tarde traduzido na língua de Camões, apresenta-nos Louisa que decide fazer uma mudança plena da sua vida, vender o seu apartamento, o seu carro de luxo, as roupas elegantes e deixar o seu trabalho como psicóloga, mudando-se para uma caravana, adquirindo uma moto e iniciando um novo trabalho como psicóloga de cães. Com este novo emprego Louisa torna-se muito mais descontraída, conhecendo diversas pessoas que a farão descobrir que não conseguirá colocar plenamente a sua profissão de psicóloga para trás, pois terá um papel fundamental na resolução dos problemas das suas vidas.

Quando este livro foi lançado no primeiro semestre do ano deixou-me curiosa, pela sua capa e sinopse apelativas e por algumas opiniões favoráveis que acompanhei. Recentemente recebi um email de uma leitora do blogue que dizia que esta obra a tinha tocado de uma forma incrível, de tal modo que não sabia que leitura fazer de seguida e este testemunho convenceu-me que teria de experimentar a obra o mais brevemente possível.

Devido a esta sugestão confesso que esperava algo diferente quando iniciei esta leitura, porventura algo mais dramático, que me tocasse profundamente, e as minhas expectativas viram-se, deste modo, redobradas. Contudo, embora eu tenha efectivamente gostado da obra, não posso dizer que a mesma me tenha tocado de forma plena.

Considerei a obra agradável, de fácil leitura, como uma linguagem acessível e envolvente, capaz de me emocionar e de me fazer sorrir, porém também existiram alguns momentos que me pareceram um pouco forçados, artificiais e, por vezes, sentiu-se uma certa saturação na história.

Relativamente às personagens, apreciei Louisa pela sua coragem de deixar tudo e embarcar no desconhecido, por lutar por aquilo em acreditava e por defender aqueles que mais gostava, sendo capaz de tudo para ajudar o próximo, contudo não consegui sentir-me inteiramente ligada a ela e, por vezes, achei que a personagem não estava devidamente estruturada, tendo alguns comportamentos que não se compreendiam plenamente. Também a relação com a sua cara-metade foi um pouco estranha, em que muitas vezes quase que desesperamos por desenvolvimentos e nada acontece. Relativamente às restantes personagens, os clientes e as suas melhores amigas, gostei bastante de todos, contendo personalidades fortes, com um passado que os definia e que nos conseguem sensibilizar.

Em suma, “Perto de Ti” foi uma obra me agradou pela sua escrita simples e cativante, mas que poderia ter sido melhor aproveitada. A personagem principal deveria ter sido estruturada melhor e a relação com a sua cara-metade necessitava de maiores desenvolvimentos, de modo a que nos tocasse mais, pois a restante acção com os clientes de Louisa mostraram ser interessantes e envolventes.


Avaliação: 3/5 (Gostei!)

2 comentários:

  1. Olá Rita,

    Um livro que tinha tudo para ser excelente mas que não foi totalmente desenvolvido para levar nota máxima, ainda assim uma leitura agradável :)

    Gostei do teu comentário :)

    Bjs e um bom ano :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha. :)

      Obrigada. Exactamente isso, poderia ter sido melhor aproveitado na minha opinião e teríamos um livro muito bom. :)

      Beijinhos e bom ano

      Eliminar