domingo, 2 de novembro de 2014

"A Imagem" de Joel Gomes [Opinião]


Nome: “A Imagem”

Autor: Joel G. Gomes

Nº de Páginas: 586

Editor: Edição de Autor

Sinopse: “Há seis anos que Lucas vive numa fuga constante devido a um segredo do seu passado. Quando chegou à vila da Moita julgou ter encontrado um sítio onde recomeçar a sua vida, mas em vez disso descobriu um novo nível para o seu pesadelo.
Alguém conhece o segredo de Lucas e está a usar isso como forma de obrigá-lo a ser cúmplice de crimes cada vez mais horrendos. Preso numa espiral de violência e dor, o pesadelo de Lucas parece destinado a não ter fim. Até ao dia em que se depara com uma estranha imagem que o força a olhar para si mesmo e enfrentar de vez o seu medo.
Começa então uma jornada de redenção e descoberta que o levará a encontrar segredos do seu passado que ele próprio desconhece. Forjando novas alianças, Lucas acredita estar à altura da ameaça que paira no horizonte, mas será ele capaz de fazer o sacrifício necessário para vencer?
Sete anos depois dos eventos de "Um Cappuccino Vermelho", Joel G. Gomes apresenta "A Imagem", o segundo volume da série INTERSECÇÃO. "A Imagem" desvenda o que aconteceu a Ricardo Neves e João Dias Martins. É uma nova história num universo já conhecido. Poderá parecer familiar, porém uma coisa se garante:
Nada se repete, tudo é novo.”

Opinião: Joel G. Gomes, escritor de curtas e longas-metragens, lançou a sua primeira obra “Um Cappuccino Vermelho”, que dá início à saga Intersecção, em 2012 e dois anos depois, a 25 de Outubro, lança o segundo volume “A Imagem”.

Em “A Imagem” passaram-se seis anos desde os acontecimentos do anterior volume e temos a possibilidade de voltar a visitar personagens que nos foram apresentadas anteriormente, como João Dias e Ricardo Neves, sendo igualmente possível compreender as consequências dos acontecimentos anteriores. Enquanto isso conhecemos também Lucas, que após um erro grave que cometeu há seis anos atrás foi obrigado fugir. Com a sua fuga, em vez de conseguir afastar-se dos problemas, embrenhou-se ainda mais nos mesmos, ao associar-se a alguém que sabia o seu segredo. Envolvido num role de crimes, com o receio de ser denunciado, Lucas não observa escapatória a este ciclo, contudo a sua vida começa a mudar quando observa estranhas imagens projectadas numa parede que aparentemente sempre foi desprovida de imagens. Quem terá desenhado a imagem e o que significará? Conseguirá Lucas sair do enorme problema em que se encontra? E que ligação tem esta personagens, com as conhecidas em “O Cappuccino Vermelho”? Estas e muitas outras respostas poderão ser encontradas neste volume.

Antes de mais gostaria de agradecer ao autor o facto de me ter enviado a sua obra para que pudesse dar a minha opinião. No que se refere a esta leitura, tenho de confessar que embrenhar inicialmente na mesma não foi tarefa simples, pois a obra mostrou-se um pouco confusa nas primeiras páginas, por mudar várias vezes de narrador nos capítulos, sem mencionar os nomes dos personagens, e por sucederem muitos saltos temporais, entre o passado, presente e futuro. Tal facto que quebra um pouco a leitura e confunde-nos um pouco, todavia penso ser somente uma estranheza inicial e quando as peças começam a encaixar, a história e estes aspectos fazem mais sentido.

Outro aspecto que tenho de ressalvar, é que se nota que o escritor teve em atenção as sugestões que lhe foram efectuadas no anterior volume. Pessoalmente, considerei que na primeira obra o autor pecava pela falta de descrições para ambientar as personagens e mesmo a sua própria consolidação e, nesta obra, penso que se notou uma melhora nesse campo. Mesmo na própria escrita, penso que se nota uma melhoria significativa, pois apesar de ser um pouco confuso nas primeiras páginas, é bastante cativante e intrigante, contendo frases tocantes e bastante reais, que nos fazem reflectir.

Relativamente às personagens, apesar de serem bastantes, todas têm importância na trama, com algo a dar à história e à medida que as conhecemos torna-se mais simples assimilar o desenrolar dos acontecimentos e  os saltos temporais que mencionei anteriormente.

Numa escrita simples e cativante, Joel Gomes apresenta-nos um romance que envolve momentos fantásticos, com policial, conseguindo surpreender-nos, especialmente por nos presentear com um final diferente e que pessoalmente não idealizara.

Por fim, gostaria de mencionar que quando o autor me deu a conhecer o seu mais recentemente volume descreveu-o como podendo ser lido como stand alone e que não seria imperativo ler a primeira obra, mas pessoalmente aconselho que se leia primeiro o início desta saga, ou o leitor poderá sentir-se um pouco perdido com a história de Ricardo e João. É verdade que ao longo da obra são-nos dados flashbacks dos acontecimentos, contudo acredito que se torna mais simples a contextualização e compreensão da saga se for lida por ordem.

Avaliação: 3/5 (Gostei!)


Frases a reter: “Uma pessoa, qualquer pessoa, tem em si o poder de mudar o mundo. Os seus desejos, os seus sonhos são rodas motrizes que podem inspirar os outros.” (p.477)

Nota: Se estiverem interessados em adquirir a obra em questão poderão fazê-lo durante os três dias do Fórum Fantástico pelo valor de 10 euros, ou seja, com um desconto de 5 euros. A única coisa que terão de fazer é procurar durante o evento pelo escritor ou então encomendem através do seu site www.joelggomes.com a versão física ou electrónica, que se encontrará nesta altura pelo preço de 1.99€.

Outras obras do escritor com opinião no blogue:



3 comentários:

  1. Viva miga,

    Bem excelente comentário sem duvida, quem sabe não vá conhecer o escritor no forum fantástico e apenas neste comentário referes algo muito importante entre o livro fisico e o digital, o preço dos livros, bolas que diferença :D....e há mais vantagens no digital :)

    Parabéns por mais uma vez divulgares um escritor nacional, nunca li :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. :)

      Obrigada, és sempre uma simpatia. ;) É mesmo de aproveitar a versão digital e sei que agora estás a tentar investir mais nesse formato, por isso tenta entrar em contacto com ele ou no Fórum ou através do seu blogue.

      Obrigada. Não me custa nada ajudar na divulgação e sei que os escritores precisam deste género de ajudas, pois mesmo quando são representados por editoras, muitas não realizam divulgações às suas obras e é aí que nós, enquanto bloggers, entramos e temos um papel preponderante. A divulgação das obras torna-se ainda mais prazerosa quando apreciamos as obras, como foi o caso, por isso experimenta e espero que gostes. :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Paulo. Dado o teu interesse, gostaria de te convidar a ler "Um Cappuccino Vermelho" e saber a tua opinião. Podes descarregar a versão electrónica em https://www.smashwords.com/books/view/248770. O livro está marcado a 2.00$, mas se usares o cupão DU26R (válido "apenas" até Abril de 2016), tens um desconto de 100%. (Ou 50%, caso uses o cupão MD77Q, de modo a ajudar este jovem autor a pagar as suas despesas.)

      Existe uma sequela, "A Imagem", que pode ser obtida aqui: https://www.smashwords.com/books/view/490073. Também há cupões para este. Ambos os livros estão também disponíveis em formato papel. Se te interessar, contacta-me (joel.gomes@gmail.com).

      Eliminar