terça-feira, 8 de março de 2011

A sombra do vento



Título: "A sombra do vento"

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Nº de páginas: 400

Editora: Dom Quixote



Sinopse: " Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo. "

Opinião:
"A Sombra do Vento" é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de suspense que se mantém até à última página.
Penso que esta citação faz um bom resumo do que é este livro. Carloz Ruiz Zafón presenteia-nos nesta obra, com uma uma estória que não deixa ninguém indiferente.

“A sombra do vento” é um livro extremamente interessante, que nos prende até à última página. Foi uma obra que me conseguiu surpreender do principio ao fim, fazendo com que todas as suspeitas, que pudesse ter, se mostrassem ser somente ideias sem fundamento. Por diversas vezes, ao longo deste livro, pensava ter descoberto o segredo, por detrás de todo aquele mistério, mas o autor conseguia “dar-me a volta” e mostrar-me que estava errada, arrebatando-me com a sua imaginação e com as suas revelações.
Numa escrita sublime e cativante, Zafón conta-nos uma estória repleta de sentimentos, de mal-entendidos mas fundamentalmente de mistérios.
Nesta obra foram várias as personagens que me tocaram. Posso mencionar Caráx, personagem que me conseguiu transmitir sentimentos imensamente contraditórios, entre o fascínio, a pena e o medo; Fermín, que se mostrou um homem culto, com uma história de vida triste ou até Daniel que durante quase toda a obra parecia a personificação de Júlian Caráx.
Em suma, “A sombra do vento” foi um livro que simplesmente adorei e que me vai levar a ler as restantes obras deste escritor.

Avaliação: 5/5 (Adorei!)

8 comentários:

  1. Também adorei. A escrita é sublime :)

    ResponderEliminar
  2. Apenas li este livro do escritor e tal como voçes tambem adorei e fiquei com imensa vontade de ler os outros dois que estão publicados e até tenho quem mos empreste mas não ando mesmo com tempo para variar ou é Fantástico ou Romance Histórico o que é pena.

    ResponderEliminar
  3. Cat, tens razão. É realmente um escritor fantástico.

    Paulo, embora também tenha gostado muito deste livro, tal como tu, vou aguardar um pouco até ler os restantes. São demasiados os livros que tenho por ler e o tempo, tal como acontece contigo, nem sempre é muito...

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita
    Eu li deste escritor "O Jogo do Anjo" de aconselho vivamente. Faz parte da minha listinha ler este até ao final deste ano, vamos lá ver.
    Boa leitura!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela sugestão. Gostei de tal forma deste volume que faço intenções de ler todos os livros do autor, pois ele é fantástico, desde a sua escrita sublime, às suas frases cheias de significado. :) Fazes bem, acredito que irás adorar. :)

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  6. Um dos melhores romances que li (: Recomendo.

    ResponderEliminar
  7. Olá Bookaholic, sê bem-vindo(a). :)

    Também é um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Zafón escreve como ninguém. :)

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  8. simplesmente divinal... uma leitura que nos prenda da primeira á ultima página!

    ResponderEliminar