quinta-feira, 18 de abril de 2013

Peripécias do Coração


Nome: “Peripécias do Coração”

Autora: Julia Quinn

Nº de Páginas: 384

Editora: Edições ASA

Sinopse: “A sensata Kate Sheffield está decidida a encontrar para a sua meia-irmã Edwina um marido de reputação impecável. Mal ela sabe que o visconde Anthony Bridgerton já traçou um plano... que inclui a belíssima jovem! E ele não está habituado a ser contrariado... Embora Anthony seja o solteirão mais cobiçado da temporada, a sua reputação de mulherengo perturba Kate. Ela terá de agir rapidamente, pois Edwina vê com muito bons olhos os avanços do visconde. Mas Edwina fez uma promessa que não está disposta a quebrar: nunca casará sem a bênção de Kate. Cabe, pois, a Anthony convencer aquela que (espera) será a sua futura cunhada. Ele é um homem determinado e seguro de si... e não contava encontrar uma adversária à sua altura. Frente a frente, Kate e Anthony apercebem-se de que têm mais em comum do que imaginaram. Mas o que os une ameaça separá-los para sempre.”

Opinião: Julia Quinn começou a escrever após terminar o seu curso universitário e, para deleite dos seus leitores, nunca mais parou. As suas obras encontram-se traduzidas para vinte cinco línguas e todos se tornaram imediatamente parte integrante da lista de bestsellers do New York Times. A escritora venceu dois prémios Romantic Times e três prémios RITA da Romance Writers of America, tendo sido a mais jovem autora a fazer parte do Hall of Fame dessa associação.

Em “Peripécias do Coração”, segundo volume da Saga Bridgertons, Anthony Bridgerton encontra-se preparado para se casar e construir família. Sendo um dos homens mais cobiçados da temporada são várias as mães interessadas em apresentar-lhe as suas filhas, contudo a sua reputação de mulherengo acaba por colocar reticentes algumas pessoas. Kate Sheffield está disposta a encontrar para a sua meia-irmã Edwina um pretendente respeitável, que a possa fazer feliz. Quando percebe que Anthony poderá estar interessado na sua irmã mais nova, que disse certa vez que nunca casaria sem o consentimento da irmã mais velha, decide afastá-lo.

Anthony é um homem determinado e seguro de si mesmo e não se encontrava preparado para encontrar tal resistência por parte de Kate e à medida que se vão conhecendo a atracção começa a ser uma realidade. Contendo personalidades em muito semelhantes tinham tudo para ser felizes juntos, porém algo atormenta Anthony e isso poderá separá-los para sempre.

Comecei a ler este volume pouco tempo depois de ter terminado o primeiro, repleta de curiosidade por descobrir mais sobre o irmão Anthony, que se havia mostrado bastante leal e com uma enorme devoção à família no anterior volume. Se havia ficado rendida na anterior obra, “Peripécias do Coração” não foi de todo excepção. Novamente a autora utiliza uma fórmula de sucesso, personagens tremendamente humanas e bem construídas, uma história de amor capaz de nos prender à trama e de nos arrancar suspiros pelos seus momentos mais ternurentos ou emocionantes.

No que diz respeito ao casal da trama, Kate é portadora de uma personalidade forte, sendo sensata, sem receio de defender afincadamente a sua irmã e aquilo em que acredita. É uma rapariga com uma auto-estima um pouco baixa, pois sabe que sempre viveu um pouco à margem da irmã, que sempre foi considerada a mais bonita, mas não se deixando abater por isso, sendo bastante perseverante, destemida e forte. Anthony havia-me cativado no anterior volume e neste veio reforçar que tinha razões para o considerar uma boa pessoa. Tem uma lealdade e um amor pela família realmente notáveis, é um homem que não está habituado a ser contrariado e que lhe façam frente, mas que muitas das vezes o seu ar imperturbável e fanfarrão é somente uma fachada, pois lá no fundo ele tem receios que o impossibilitam de se entregar verdadeiramente a alguém. Adorei conhecer o passado de ambos os personagens e da forma como as suas vivências os moldaram e os definiram enquanto pessoas. Este é dos aspectos que mais aprecio na escritora, o facto de conferir realmente profundidade às suas personagens, criando-as de um modo tão real, que é como se as pudéssemos conhecer e o desejássemos realmente fazer.

Gostei bastante de voltar a visitar a restante família Bridgerton, cada vez simpatizo mais com esta família incrível, especialmente com o irmão Colin, que me suscita bastante curiosidade e que nos cativa com a sua maneira de ser. Tendo sido igualmente um prazer poder saber como se encontrava o casal que conhecemos na anterior obra, Daphne e Simon.

Adoro sinceramente a escrita da autora, que me consegue arrancar gargalhadas constantemente e suspiros de deleite por alguns dos momentos vivenciados pelas personagens. Com uma escrita muito fluída e cativante, Julia Quinn apresenta-nos uma bonita história de amor, que temos a possibilidade de ver florescer, contendo novamente mais elementos para além da história de amor, com alguma profundidade, mostrando os receios mais profundos dos nossos personagens principais. Defendendo que por vezes somos de tal modo depreciativos connosco mesmos que não conseguimos ver os nossos aspectos positivos, que nunca devemos deixar de investir no amor e de sermos felizes porque independentemente de tudo, merecemos ter essa componente na nossa vida.

Em suma, “Peripécias do Coração” foi uma óptima continuação da saga, que tem tudo para se tornar numa das minhas preferidas. A continuação, “Amor e Enganos”, foi lançada este mês pela Edições ASA e será das minhas próximas leituras.

Frases a Reter: “Não preciso de ser mesmo boa. Só preciso de retirar prazer do que faço. E de saber que tentei.”

“Significa que amor não é temer que tudo nos seja arrebatado. Amor é encontrar a pessoa que nos faz melhores pessoas do que alguma vez sonhámos ser. É olhar nos olhos da nossa mulher e saber, no mais fundo de nós, que ela é simplesmente a melhor pessoa que já conhecemos.”

Avaliação: 4/5 (Gostei Bastante!)

Outras obras da escritora, com opinião no blogue:

5 comentários:

  1. Olá :D
    gostei tanto das frases que retiraste do livro!!!!
    Boa escolha :D
    beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina. :D

      Obrigada. Também gostei muito das frases. A primeira tem muito a ver com aquilo em que acredito e a segunda é uma ternura. :)

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  2. Ois Rita,

    Hum vamos ver como termina a saga, mas pelo que percebo está a ser uma otima leitura.

    Excelente comentário ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. :)

      Obrigada. Estou a gostar mesmo muito e no próximo mês irei certamente ler o seguinte volume. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. That is really attention-grabbing, You're an excessively professional blogger.
    I've joined your rss feed and look forward to looking for more of your wonderful post.

    Additionally, I have shared your site in my social networks

    Stop by my weblog gamestop hours black friday 2013

    ResponderEliminar