segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Desafios Literários 2014 [Resultado]

No Balanço de 2014 mencionei que os meus desafios literários do ano passado não tinham corrido muito bem, mas ainda não tinha partilhado convosco os que consegui cumprir, pelo que hoje venho mostrar-vos os resultados.

1 - Desafio Diversidade Literária
Relativamente ao primeiro desafio que me propôs, foi originalmente criado pela Catarina do blogue Sonhar de Olhos Abertos e consistia em ler obras de vários géneros literários, ou seja, uma categoria por mês, e correu mais ou menos. Consegui cumprir até Maio, mas depois desse mês não correu tão bem. No mês de Junho adiei a leitura porque não tinha nenhum livro infantil e depois como andava a ler muito pouco nos restantes meses, confesso, que deixei um pouco de lado este desafio e não consegui cumprir 4 categorias.

Janeiro: Fantasia"As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia" de Marion Zimmer Bradley

"O Despertar das Trevas" de Karen Chance
Fevereiro: Romance histórico

"A Grande Revelação" de Julia Quinn
Março: Policial/mistério

"Perfume" de Patrick Süskind
Abril: Ficção científica

"Insurgente" de Veronica Roth (começado em Abril terminado em Maio)
Maio: Romance contemporâneo

"P.S. Eu Amo-te" de Cecilia Ahern

Junho: Livro infantil

Julho: Chick-lit
"Tenho o teu número" de Sophie Kinsella
"Emmi e Leo - A Sétima Ond@" dw Daniel Glattauer
"Apaixonada por um Milionário" de Ruth Cardello

Agosto: Thriller/Aventura

Setembro: Young adult (YA)

Outubro: Terror

Novembro: "Conto de fadas" /Lendas/Mitos
"Devoured" de Amanda Marrone (não sei bem se pode ser considerado nesta categoria, mas é uma adaptação da história da "Bela Adormecida").

Dezembro: Livre


2 - Desafio "Book 2 Movie" 2014 

Este desafio também foi criado pela Catarina e consistia em ler livros que tivessem adaptações cinematográficas. Além deste desafio desafiei-me a ver também o filme respectivo. 

Na altura desafiei-me a ler quatro livros e efectivamente consegui, contudo só vi a adaptação cinematográfica de um dos livros, "P. S. Eu Amo-te" de Cecelia Ahern e confesso que foi a primeira vez que considerei o filme melhor que o livro.


1 - "As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley;
2 - "As Vantagens de Ser Invisível" de Stephen Chbosky;
3 - "Perfume" de Patrick Süskind;
4 - "P.S. Eu Amo-te" de Cecelia Ahern


3 - Mount TBR Reading Challenge 2014

Este desafio foi criado pelo blogue My Reader's Block e consistia em ler obras que tenhamos adquirido antes de 1 de Janeiro de 2014, com o intuito de diminuir a pilha de livros por ler, pelo que não se poderão reler livros e são igualmente proibidos livros aúdio, livros da biblioteca, etc. Poderão consultar as regras neste link.


Na alura elegi o nível "
Mount Blanc: Read 24 books from your TBR pile/s" e felizmente consegui cumprir o objectivo, como podem observar posteriormente.



  1. "As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia" de Marion Zimmer Bradley
  2. "Antes de Vos deixar" de Lauren Oliver
  3. "O Despertar das Trevas" de Karen Chance
  4. "Na Sombra da Noite" de J. R. Ward
  5. "Aposta Indecente" de Matilda Wright
  6. "Tigana - A Lâmina na Alma" de Guy Gavriel Kay
  7. "As Vantagens de Ser Invisível" de Stephen Chbosky
  8. "Insurgente" de Veronica Roth
  9. "P.S. Eu Amo-te" de Cecilia Ahern
  10. "Ligeiramente Casados" de Mary Balogh
  11. "Teu Para Sempre" de W. Bruce Cameron
  12. "Bisturi" de Paul Carson
  13. "O Perfume: História de um Assassino" de Patrick Süskind
  14. "Every Day" de David Levithan
  15. "Tenho o teu núm3ro" de Sophie Kinsella
  16. "Emmi e Leo - A Sétima Ond@" de Daniel Glattauer
  17. "Falling into you" de Jasinda Wilder
  18. "Destroy Me" de Tahereh Mafi
  19. "Apaixonada por um Milionário" de Ruth Cardello
  20. "Casamento por Conveniência" de Jennifer Probst
  21. "Harry Potter e a Ordem da Fénix" de J. K. Rowling
  22. "Harry Potter e o Príncipe Misterioso" de J. K. Rowling
  23. "Ligeiramente Perverso" de Mary Balogh
  24. "Na Sombra do Dragão" de J. R. Ward
  25. "Devoured" de Amanda Marrone
  26. "Entre o Agora e o Nunca" de J.A. Redmerski

4 - 2014 Finishing the Series Reading Challenge

Este desafio tinha como intuito concluir sagas iniciadas e os livros podiam ser em qualquer formato, podendo as sagas serem alteradas ao longo do ano. Neste desafio existiam três níveis, terminar uma série, terminar duas e terminar três ou mais séries. No ano passado desafiei-me a terminar três sagas e fui deveras ambiciosa, de tal modo que não terminei qualquer saga das inúmeras que tenho iniciadas, pelo que foi uma desafio que correu efectivamente muito mal.

Assim termina o balanço dos meus desafios literários de 2014 e sinceramente quando comecei a realizar este post pensei que tinha corrido pior, do que o que realmente aconteceu. 

E vocês desafiaram-se a realizar algum destes desafios? Correram bem? E este ano, como estamos de desafios?

Beijinhos e até à próxima. :)

2 comentários:

  1. Ois miga,

    Até não foi assim um ano tão mau, ainda leste umas coisinhas :D

    Não tenho grandes desafios, muito por culpa das parcerias seja como for o objetivo é ler :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo. :)

    Pois não, ainda consegui ler alguns livros e sinceramente tendo em conta alguns meses em que não li nada, até alcancei um número razoável.

    Este ano também não, tirando tentar comprar menos porque tenho muitos livros por ler e embora também acredite que livros não são demais, a verdade é que além de a contenção ajudar as finanças, também nos leva a ler livros que temos há anos na estante...

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar