domingo, 25 de dezembro de 2011

A Vingança do Assassino



Nome: "A Vingança de Assassino"

Autora: Robin Hobb

Nº de Páginas: 441

Editora: Saída de Emergência

Sinopse: "FitzCavalaria renasce dos mortos graças à magia desprezada da Manha, mas a sua fuga das garras da morte deixou-o mais selvagem do que humano. Os seus velhos amigos têm que ensiná-lo a ser um homem de novo, e depois deixá-lo escolher o seu próprio destino. Incapaz de esquecer a tortura a que foi submetido às mãos do príncipe usurpador, Fitz planeia vingança enquanto recupera a sua alma e sanidade. Até ao momento em que o seu verdadeiro rei o chama para o servir numa missão misteriosa com consequências inimagináveis. Numa terra arruinada pela ganância e crueldade onde Fitz se tornou uma lenda temida, ele fará tudo para restaurar a verdadeira regência nos Seis Ducados. Mas primeiro terá que escapar dos seus inimigos que lhe movem uma perseguição sem quartel…"


Opinião: Após o final surpreendente do terceiro volume da saga, “A Corte dos Traidores”, onde muitas foram as intrigas, revelações e mistérios, damos início ao terceiro volume na versão original “Assassin’s Quest”, quarto na portuguesa, “A vingança do assassino”.


Neste volume vemos o ressurgimento de Fitz do mundo dos mortos, depois da arriscada salvação dos amigos, com uma sede de vingança expectável. Depois de ser deixado por Breu e Castro, decide encetar a sua vingança para com Majestoso, com o intuito de vingar o que sofreu nas mãos do actual Rei, a sua terra, mas essencialmente os que mais ama.

Gostei bastante deste livro por um lado porque nos permite conhecer melhor o Fitz, pois é centrado quase somente nele, nos seus dilemas e buscas e por outro por nos possibilitar entender um pouco melhor a manha e o talento.

Achei que a tentativa de Fitz se vingar foi compreensível, mas ao mesmo tempo impensada, pois sabendo ele que Majestoso possui muitas forças do seu lado, deveria ter pensado desde logo em procurar Veracidade por ser ele a sua única salvação, coisa que acabou por fazer, porém só depois de as coisas terem corrido mal. Penso que a partir do momento em que o encontrar tudo se tornará mais simples, até porque haverá uma maior possibilidade de destituir Majestoso do poder.

Os aspectos positivos da obra são o facto de passarmos a conhecer melhor Fitz, pois é sempre um prazer saber um pouco mais sobre ele. Os desenvolvimentos da manha e talento, essencialmente da primeira, que tenho algumas teorias sobre ela, que espero que sejam esclarecidas no seguinte volume. Gostei também dos dilemas que o Fitz enfrentou entre a honra e o dever, por ser algo que muitas vezes nos assalta e que se encontra imensamente bem retratado. As novas personagens Esporana e Panela agradaram-me também. Confesso que a primeira me deixou um pouco de pé atrás no início, mas para o fim fiquei a confiar mais nela e que penso que poderá ser essencial na demanda de Fitz. Panela desde o princípio que me conquistou, pois é daquelas pessoas que no início é rígida, mas que quando gostam das pessoas são capazes de tudo.

Os aspectos negativos são que muitas são as pontas que ficaram por atar e sendo este o penúltimo livro, tenho receio que as coisas sejam contadas de modo algo rápido ou como se costuma dizer “em cima do joelho”. O outro aspecto negativo é que senti falta de Bobo, a mulher de Veracidade e mesmo os lampejos de talento que Fitz tinha relativos a Moli e Castro souberam-me a pouco. Espero que no seguinte volume tenhamos mais desenvolvimentos destas personagens, especialmente da primeira que é das minhas personagens preferidas.

Em suma, é um livro mais introspectivo do que os anteriores, muito calmo, que nos leva a pensar que no seguinte muitas serão as revelações e as emoções à flor da pele.


Citações a reter: "Não faz sentido pensar no que está longe e no que não tens. Isso só te põe infeliz. Contenta-te com o que podes ter agora."

Avaliação: 4/5 (Gostei Bastante!)

8 comentários:

  1. Ahaha, o Fitz é por vezes um pouco frustrante, achei toda a tentativa de assassinato do Majestoso um enorme erro. :roll eyes:

    Acho que vais gostar ainda mais da Esporana e da Panela no próximo livro, sabemos mais sobre elas. E sobre a Manha e o Talento e a relação entre ambos também. Ah, e vais poder matar saudades do Bobo e da Kettricken também. ;)

    Não garanto que o fim seja completamente satisfatório, há coisas que podiam ter sido muito melhor desenvolvidas. Mas eu gostei, não é o fim típico, e o Fitz, devido ao seu perfil, acaba por estar longe dalguns acontecimentos, o que achei plausível. E mais não posso dizer, fico à espera de poder ler a tua opinião sobre o último. ;)

    ResponderEliminar
  2. LOL, finalmente arranjaste tempinho para acabar o livro ehehe.

    Ora bem que história é essa de este ser o 3º volume da saga da "Gloria dos Traidores" ? Saudades de um livro tão potente como esse do Martin ? :D

    Bem falta-te mais um livro e está prestes a terminar um ciclo e tal como já preves vai ser um final algo mal construido (não deve ser novidade pois já foi amplamente comentado) mas isso em relação as pontas do enredo, pois no que se refere ao nosso amigo Fitz, ADOREI, penso que a Hobb esteve muito bem.

    Mas essas pontas / explicações aparecerão mais tarde na próxima saga (regresso do assassino) que quanto a mim e até ao momento está a ser ainda melhor.

    Já agora e apenas um pequeno comentário, não gostei muito do Bobo neste papel, ele que quanto a mim é a melhor ou das melhores personagens criadas pela Hobb, algo que na próxima saga não acontece, passando nova/ a ser a minha personagem preferida, mas depois logo vês ;).

    Fico a aguardar então a tua opinião sobre o final deste ciclo sobre os Seis Ducados ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá p7. :)

    Concordo plenamente com a tua opinião. Penso que ele deveria ter tido discernimento para perceber que era um erro encetar tal demanda, porque estava na cara que não ia correr bem...

    Fico contente por saber isso, até porque elas parecem muito interessantes, mas não sabemos muito acerca delas. As coisas que sabemos, deduzimos pela forma de ser de cada uma... Também me deixa feliz saber que vamos descobrir mais sobre o talento e a manha, pois são os factores que mais me agarram à saga e que sinto que não sabemos assim tantas coisas quanto isso, relativamente a eles. Suspeitava que ambos iriam aparecer no seguinte volume, mas fico mais descansada por ter a certeza. :P

    Já ouvi opiniões muito diversas quanto ao quinto volume. Uns acham épico, outros insatisfatório, portanto vou de mente aberta, a ver se tal como aconteceu contigo gosto do final desta incrível saga. :)

    Obrigada pela tua opinião. Vamos ver se ainda consigo lê-lo este ano. :)

    Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo.

    Lol. Sei que demorei uma eternidade. Se não me engano já andava a lê-lo desde finais de Setembro. :$

    Leste mal o meu comentário. :P Escrevi "terceiro volume da saga, “A Corte dos Traidores”" eheh :P Por falar em Martin, conto ler o terceiro livro da saga no princípio do próximo ano, pois há mais de um ano que não pego na mesma...

    Tenho acompanhado alguns comentários relativos ao fim da saga e, é como disse à p7, uns consideram épico, outros insatisfatório, portanto não sei bem o que esperar do seguinte volume. Fico contente por saber que as pontas soltas são mais referentes ao enredo e não tanto ao Fitz, pois no enredo é compreensível, se tivermos em conta que existe uma sequela desta saga. :)

    Comentava recentemente com a Maria (Queen_fire), que estou muito curiosa com a seguinte saga, pois deve ser muito interessante poder visitar o Fitz e o seu mundo passado tantos anos, perceber o que mudou, tanto na sua maturidade, como no mundo que o rodeia. :D

    Fico curiosa por saber mais sobre ele. :) É uma personagem mesmo muito interessante, que nos agarra do princípio ao fim, daí ter sentido tanta falta dele neste volume...

    Tal como disse à p7, vou tentar ler ainda este ano o final.

    Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar
  5. Também acho que vais gostar da Panela e Esporana no próximo volume. :)
    Ao contrário do Paulo, gostei muito mais do Bobo, no último volume, está fantástico.
    Espero que consigas acabar a série e que o final seja o que estavas à espera.

    ResponderEliminar
  6. Não acredito que ainda não li este livro... tenho mesmo que comprar o quinto livro para ler os ultimos dois desta saga de seguida! :O

    Bjs*

    ResponderEliminar
  7. Olha pois foi li mal, eu é que já ando com vontade de ler novamente Martin ;)

    Fazes muito bem avançar para Martin, como sabes é o meu escritor preferido.

    Quanto ao Bobo...fora da corte assume um papel diferente...

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos. :)

    Filipa, acredito que sim, mais não seja por Hobb ser uma escritora incrível, que cria personagens como poucos... :D
    Fico curiosa por saber o que se passará com ele. Só o simples facto de ele aparecer já me deixa contente. :)
    Este ano penso que não consigo acabar, mas será a minha próxima leitura. Obrigada pelos votos. :)

    v_crazy_girl, isso sucedeu-me com o Martin, que não sei como não continuei a saga, visto que gostei tanto dos dois primeiros volumes. :P Penso que fazes bem em adquiri-los e espero que gostes bastante.

    Paulo, não tem problema, estava a brincar contigo. :)
    Embora não seja muito conhecedora das suas obras, como bem sabes, também é um dos meus escritores preferidos. :)
    Obrigada pela ressalva. Estou curiosa por saber de que modo ele se comporta.

    Beijinhos e boas leituras para os três. :)

    ResponderEliminar