quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Corte dos Traidores



Nome: "A Corte dos Traidores"

Autora: Robin Hobb

Páginas: 368

Colecção: Bang!

Editora: Saída de Emergência


Sinopse: "Os Seis Ducados estão mais vulneráveis do que nunca. Enquanto o príncipe herdeiro combate os Navios Vermelhos com a sua frota e a força do seu Talento, o rei Sagaz enfraquece a cada dia com uma misteriosa doença e bandos de Forjados dirigem-se para Torre do Cervo matando todos pelo caminho.
Mais uma vez, Fitz é chamado para servir como assassino real. Mas o jovem esconde outro segredo: ninguém pode saber que formou um vínculo com um jovem lobo através da magia proibida da Manha e, se for descoberto, arrisca-se a uma sentença de morte. Quando o príncipe herdeiro embarca numa perigosa missão para pôr fim à ameaça dos Navios Vermelhos, a corte é entregue nas mãos do príncipe Majestoso que tem os seus próprios planos maquiavélicos para o reino. Cabe ao jovem bastardo proteger o verdadeiro rei numa corte prestes a revelar a face dos traidores num clímax memorável."


Opinião: “A corte dos traidores” é o terceiro volume da Saga do Assassino, correspondente à segunda metade do Royal Assassin, o 2º volume da trilogia no original.

Neste volume, Veracidade parte em busca dos Antigos, para proteger Torre do Cervo, dos ataques dos Navios Vermelhos, deixando Fitz responsável pela protecção do Rei Sagaz e da Rainha Expectante Kettricken. Contudo, a missão de FitzCavalaria não é tão fácil como seria de sua vontade. Majestoso encontra-se cada vez mais sedento de poder, fazendo de tudo para ascender a trono.

Se havia gostado do anterior volume, “Punhal do Soberano”, consegui gostar ainda mais deste volume. Com uma narrativa extremamente fluida e repleta de acção, que foi um prazer enorme acompanhar.

Uma obra portadora de personagens que nos cativam do princípio ao fim. Fitz que durante metade do livro me fez recear pelo seu futuro e no que lhe poderia hipoteticamente acontecer. Majestoso que embora seja mimado e um tanto ou quanto irritante, é também um grande jogador, o que na linguagem popular poderia ser descrito como “mau como as cobras”. Poderia mencionar também Bobo, Castro, Breu, Rei Sagaz e tantos outros, que adoro e que são o que mais me impulsiona a seguir esta estória.

A escrita da autora que simplesmente adoro. A utilização de frases curtas que conseguem dizer-nos tanto. O uso da primeira pessoa, que nos faz sentir bastante ligados à narrativa e à personagem principal. A toda a construção de personagens e da trama que cada vez mais me envolvem.

Se tivesse de mencionar um aspecto menos conseguido seria a relação entre Fitz e Moli. Não sei porquê, mas não consigo sentir grande força na relação, nem me consigo sentir muito ligada a esta última personagem. Espero que com o tempo tal se modifique.

Por fim, mencionar as últimas 50 páginas, que foram absolutamente fantásticas. Páginas que li a uma velocidade estonteante, sempre ansiosa por saber como se desenrolaria a trama. Sem dúvida, um final que promete grandes aventuras e que me deixou ansiosa por mais!

Voltar a visitar o mundo de Fitz é cada vez mais uma experiência que me agrada, pois é um mundo que me arrebata, que me faz ansiar sempre por mais e por saber como as coisas irão terminar. 

Avaliação: 5/5 (Adorei!)

12 comentários:

  1. Tenho tanta curiosidade em ler esta autora. Já estive para comprar o primeiro livro, mas como não sou fã acérrima de fantástico hesitei sempre... O que me podes dizer? :P

    ResponderEliminar
  2. Posso-te dizer que tens de ler. :P

    Embora o primeiro volume tenha uma narrativa mais lenta, em que tens de te ambientar à trama, o segundo e terceiro volume são espectaculares. Tanto pela estória em si que é muito interessante, como pelas personagens, que são para mim o ponto forte da autora.

    Mesmo não sendo tu uma apreciadora ferranha do género, acredito que irás gostar. Porque tem aspectos do fantástico que nos deixam arrebatados pelo livro, mas é mais que isso, é todo o role de personagens, toda a escrita da autora.

    Como já deve ter dado para reparar estou arrebatada pela estória. :P Hobb é mesmo uma autora fantástica! :)

    ResponderEliminar
  3. Só posso estar de acordo com 5/5 e posso-te garantir que o que ai vem não te vai desapontar...

    Podiamos aqui conversar sobre algumas coisas, por exemplo, com tanto treino Fitz é um grande assassino ? Tem desempenhado bem essa missão ?

    Discutivel, mas digo-te quando mais leio Hobb, mais gosto da escritora ;)

    BJ e continuação de boas leituras e acima de tudo boas férias :)

    ResponderEliminar
  4. A sério este livro arrebatou-me por completo. Acho que ainda estou a digerir o mesmo. Espero que tenhas razão e que os restantes tenham tanta qualidade quanto este. :)

    Aí estão duas boas perguntas... A minha opinião divide-se um pouco porque a verdade é que não o vemos muito a desempenhar esse papel. Lembro-me de o ter feito com os forjados certa vez e de mais uma ou outra, mas não é nada pontual, pelo menos não como eu estava à espera, tendo em conta as minhas expectativas. A sua missão como assassino, tendo em conta as missões que lhe são incutidas, penso que tem-se safado conforme as expectativas, mas melhor que isso, tem desempenhado um papel formidável como Homem do Rei, sem ver a meios para os conseguir defender. O que é louvável! E tu o que achas sobre esse assunto? :)

    Também eu. Recentemente vi que afirmavas que caminhava a passos largos para ser a tua autora de fantástico preferido, também começo a sentir o mesmo.

    Beijinhos. O mesmo te desejo a ti, espero que te estejas a divertir e a gostar da tuas leituras. :)

    ResponderEliminar
  5. O que eu acho Fitz como assassino ?

    Ele é bem treinado sem duvidas, mas tem que praticar LOL

    Não te quero Spoliar ;)

    ResponderEliminar
  6. Sim, era essa a minha questão...

    Pois, é mais ou menos essa a minha opinião também. É bem treinado, mas não usa muito os seus ensinamentos. :P

    Sei que sim... Em breve descobrirei. :P

    ResponderEliminar
  7. Enfim.. já estive para responder-te há mais tempo, mas só agora é que tive tempo.. A verdade é que a única coisa que ainda não me deixou arriscar foi mesmo o facto de ser um género que não é o meu eleito.
    Se bem que eu orgulho-me de ser uma pessoa que experimenta vários géneros literários e tem gostos algo eclécticos, estes livros todos na totalidade ainda fazem um grande investimento.

    Visto que deixei escapar a oportunidade de oferta do primeiro livro no site da SdE, tenho vindo a pensar na possibilidade de adquirir o primeiro livro.

    Com a tua opinião, já me sinto bem mais segura, até porque consigo sem dúvida alguma, rever-me nos teus gostos literários, embora tu tenham mais experiência neste género do que eu...

    Devo ser francamente sincera e dizer-te que tentei ler Anne Bishop e tentei gostar, a sério que tentei. Mas não consegui. E acho que é isso que também não me deixa arriscar..
    Toda a gente fala tão bem dessa autora e foi uma desilusão para mim...
    Sinto-me de momento a fazer uma transposição para a Robb, que também é uma autora francamente adorada pela grande maioria da comunidade de literatura...

    Bem, percebes os meus receios? =P

    ResponderEliminar
  8. Compreendo o teu receio. Seria frustrante se investisses nesta saga e chegasses à conclusão que a mesma afinal não vai tão de encontro aos teus gostos, quanto gostarias...

    Em relação à Bishop nunca li, mas, ao que me parece, é uma autora que possui uma escrita bastante peculiar e penso que nem toda a gente consegue gostar realmente das suas obras. Deve ser daquele género livros que ou se adoram ou se detestam...

    Em relação à Hobb quando mencionei que tinhas de ler, fi-lo porque o que me prende realmente às obras desta escritora, não é só a fantasia patente nele, que é realmente excelente, pelo menos para mim. Mas é também toda a construção das personagens, que tem algumas das minhas personagens preferidas, devido à forma cativante e misteriosa como me envolvem. À sua escrita, que é incrível, pois ela consegue em poucas palavras empregar bastante significado ao que se pretende contar; o facto de ser uma estória contada na primeira pessoa, faz-nos viver quase a mesma como se fossemos parte integrante dela, conseguindo ter uma ligação bastante forte com o Fitz. Além disto todas as maquinações e engenhos da autora são excelentes.

    Vou ser sincera contigo. Adoro a autora e adoro a estória que a mesma se propõe a contar, mas tenho receio de te dizer para investires e que descubras que afinal não é para ti, pois não é bem o teu género de eleição. Digo isto porque leio de tudo um pouco e temos gostos literários bastante semelhantes tu e eu, mas a fantasia é um dos meus géneros literários preferidos. :s

    Compreendo perfeitamente o teu receio e sinto que ainda te incuti mais dúvidas, mas espero ter conseguido ajudar nem que fosse um bocadinho. :P Se tiveres receio, ainda assim, não me importo de me candidatar para te emprestar a saga para ver se realmente gostas. :)

    ResponderEliminar
  9. Ora não tens de te sentir mal, ou ainda com dúvidas... A falar é que as pessoas se entendem e ultimamente, a decisão será minha, logo o risco é meu... Não te preocupes em recomendar livros a mim, afinal a decisão será sempre minha...Tal como eu quando faço recomendações tenho sempre em vista que ninguém é igual e aquilo que pode ser importante para mim, poderá não o ser para ti! =)

    Sem qualquer problema!

    Entretanto, já fui pesquisar no catálogo aqui da minha biblioteca municipal e verifiquei que o primeiro livro está disponível. Vou aproveitar esta oportunidade e se realmente gostar do primeiro volume, avanço com a decisão de ler esta saga, porque a curiosidade é tanta que quando olho para os livros já sinto uma espécie de comichão inexplicável para pegar nos livros :P

    Tenho a certeza que o irei buscar talvez no fim de Agosto, porque ainda quero ler algumas coisas antes (se bem que livros cá em casa também não faltam para ler). =D

    ResponderEliminar
  10. Não te preocupes, não me sinto dessa forma. Só não queria levar-te a ler o livro e depois descobrires que afinal te estava a incutir expectativas em demasia... Também costumo realizar recomendações, pois é sempre bom vermos obras de que gostamos a ser lidas por outras pessoas e consequentemente podermos falar sobre elas. De qualquer das formas era só minha ideia mostrar-te os dois lados, mas ainda bem que percebeste o meu ponto de vista. :)

    Então espero que gostes desse volume, pois como afirmei anteriormente o primeiro tem um ritmo mais lento, sendo a apresentação do mundo e personagens e se gostares desse, irás gostar ainda mais dos seguintes.

    Ok, então espero para ver a tua opinião. Espero sinceramente que gostes e que fiques agradavelmente surpreendida. :)

    ResponderEliminar
  11. Comecei então a ler, já li a opinião. E só espero gostar tanto como tu!

    ResponderEliminar
  12. Também espero que sim! Acredito que a saga vem melhorando de livro para livro e que se gostaste tanto do outro, este não desiludirá de forma alguma...

    Fico à espera de ler a tua opinião. Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar