segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Balanço 2012!


2012 foi um ano bastante positivo em termos de leituras, tendo-me proporcionado conhecer novos autores e, na sua maioria óptimas surpresas. Foi, sem dúvida, o meu melhor ano de leituras, porque consegui aumentar de modo significativo o número de livros lidos e por ter sido um ano em que conheci obras fantásticas.

No final do ano passado, tinha-me proposto a alcançar diversos objectivos. Tinha o intuito de aumentar o meu número de livros lidos, tal como conseguir diversificar ao máximo as minhas leituras, de modo a ler cada vez mais obras de outros géneros, para além dos que mais me dizem, e conhecer novos autores.

No que se refere a números, sem dúvida que o meu objectivo foi alcançado. Em 2010 tinha lido somente 39 livros, em 2011 tinha conseguido alcançar os 46. Para 2012 tinha colocado como fasquia os 50 livros, que tinham sido o meu objectivo em 2011 e, para meu espanto e felicitação pessoal, consegui superar este número. Neste ano que está prestes a terminar consegui ler 71 livros. Destes 71, treze foram emprestados, o que significa que tenho conseguido ler bastantes obras da minha biblioteca pessoal, que tem crescido bastante nos últimos três anos e infelizmente não tenho conseguido ler o suficiente para compensar as compras.

O facto de ter uma lista de livros enorme por ler, fez-me prometer que tentaria conter os gastos em livros, de modo a conseguir ler os que tinha pendentes, contudo esta missão não correu tão bem quanto gostaria. Este mês de Dezembro, por exemplo, não adquiri qualquer livro, contudo em meses anteriores, comprei mais do que deveria. No próximo ano gostava de tentar ler mais e comprar menos, de modo a contornar tal facto.

Também este ano prometi a mim mesma ler mais obras de autores nacionais, tendo conseguido ler seis obras. Sei que ainda é um número muito pequeno, algo vergonhoso, mas vou tentar em 2013 aumentar o número de livros lidos escritos na língua de Camões.

Quanto ao objectivo de diversificar as leituras, este ano entrei no “Desafio Magia & História 2012”, que consistia na leitura de 6 livros de Magia e 6 de Romance Histórico. Quando encabecei este desafio pensei que seria óptimo, por me permitir conjugar um dos meus géneros preferidos, o Fantástico, e um género que não conhecia muito, mas que me suscitava bastante interesse.

Findo este ano, posso afirmar que este desafio correu muito bem, tendo-me dado um prazer enorme. Embora o Romance Histórico fosse um género que conhecia muito pouco, posso afirmar sem qualquer reserva que me permitiu conhecer obras fantásticas, algumas das que mais gosto me deu acompanhar este ano.

A lista de livros lidos neste desafio foi a seguinte:

Magia:
"Uma Bruxa em Apuros" de Kim Harrisson;
"A Fúria dos Reis" de George R. R. Martin
"A Demanda do Visionário" de Robin Hobb
"O Despertar da Magia" de George R. R. Martin
"O Feiticeiro de Terramar" de Ursula Le Guin
"Harry Potter e a Pedra Filosofal" de J. K. Rowling
"Hex Hall" de Rachel Hawkins
"Harry Potter e a Câmara dos Segredos" de J. K. Rowling
"Bruxa e Detective" de Kim Harrison

Romance Histórico:
"Uma aposta perversa" de Emma Wildes;
"A Melodia do Amor” de Lesley Pearse.
"O Segredo da Casa de Riverton" de Kate Morton
"O Rapaz do Pijama às Riscas" de John Boyne
"Os Leões de Al-Rassan" de Guy Gavriel Kay
"As Serviçais" de Kathryn Stockett
"Alma Rebelde" de Carla M. Soares
"Esmeralda Cor-de-Rosa" de Carlos Reys
"Rebeldes" de Anna Godbersen
"No Anexo" de Sharon Dogar
“Rosa Selvagem” de Patricia Cabot

Quanto aos 10 melhores livros, este ano foram:
Pequena Abelha” de Chris Cleave (Edições ASA);
A Doçura da Chuva” de Deborah Smith (Porto Editora);
O Segredo da Casa de Riverton” de Kate Morton (Porto Editora);
A Culpa é das Estrelas” de John Green (Edições ASA);
Milagre” de R. J. Palacio (Edições ASA);
Entrevista com o Vampiro” de Anne Rice (Europa-América);
A mulher do viajante no tempo” de Audrey Niffenegger (Editorial Presença);
A Demanda do Visionário” de Robin Hobb (Saída de Emergência);
O Despertar da Magia” de George Martin (Saída de Emergência);
Divergente” de Veronica Roth (Porto Editora)

No que se refere aos que menos gostei, poderia mencionar “Tabu” de Jess Michaels, “Hex Hall” de Rachel Hawkins e “A escolha do coração” de Amanda Brooke.

Neste ano li uma maior percentagem de livros do género Fantástico (21), tendo lido dezoito Romances, onze Romances Históricos, seis do género Policial, cinco de Drama, cinco FC, dois Clássicos, dois Terror e outro de Romance Erótico. O que significa que realmente consegui diversificar as minhas leituras e ainda experimentar um género novo, o Romance Erótico. Embora não me tenha agradado sobremaneira a obra em questão, permitiu-me conhecer outro género de obras.

Os Autores Revelação foram vários: Chris Cleave, Deborah Smith, John Green e R. J. Palacio, que escrevem de uma forma soberba, conseguindo construir personagens tremendamente humanas, tendo nas suas obras passagens absolutamente fantásticas. Kate Morton foi igualmente uma escritora que me surpreendeu bastante pela positiva, pela sua escrita mágica e envolvente, pela sua capacidade de escrever no papel de uma personagem de idade de modo soberbo. Foi quiçá a autora que mais me surpreendeu este ano. Este ano conheci também as escritoras Suzanne Collins e Veronica Roth, portadoras de mundos tremendamente interessantes, que me deram um prazer enorme de acompanhar. Veronica Roth foi inclusive portadora do melhor livro de FC que li este ano, pelo que fico expectante pela continuação da sua obra. No que se refere ao Fantástico, sem dúvida que Anne Rice foi a melhor experiência deste ano. Tinha muitas expectativas quanto às suas obras e foram completamente justificadas.

Faço, deste modo, um balanço bastante positivo deste ano. Consegui ler mais 25 livros do que sucedeu o ano passado, o que me deixa bastante feliz. Conheci bastantes autores novos, alguns que se tornaram bastante especiais e que foram autores de algumas das melhores obras que li até hoje.


Para 2013 os meus objectivos vão muito de encontro aos do ano passado. Desejo ler mais livros e comprar menos; continuar a diversificar as minhas leituras, conhecendo géneros novos; ler mais obras de autores nacionais e conhecer novos escritores.

Desejo a todos os leitores do Magia, que conseguiram ler este texto enorme sem se cansarem :P, um óptimo ano 2013. Espero do fundo do coração que este ano que está prestes a começar seja melhor do que 2012. Espero que tenham um ano recheado de coisas boas, de muitos sucessos, felicidade e essencialmente saúde. Um óptimo ano para todos, recheado de óptimas leituras! Beijinhos. :)

14 comentários:

  1. Um excelente ano de 2013 e que essa tua vontade de ler e partilhar livros, se mantenha intacta.
    Feliz ano novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Obrigada, espero que também tenhas começado o ano com o pé direito. :) Agradeço os votos e espero que o mesmo suceda contigo.

      Bom ano e óptimas leituras. :)

      Eliminar
  2. Que belo balanço, foi um ano muito bem recheado. ;) Estou cada vez mais curiosa com o John Green, vem sempre muito bem recomendado...

    Bom ano novo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá p7,

      Obrigada, correu muito melhor do que aquilo que esperava, até porque como não leio há muitos anos, o meu número de livros lidos em anos anteriores era sempre pequenino. Quanto ao Green, pessoalmente gostei muito, espero que suceda o mesmo contigo. :)

      Bom ano e óptimas leituras. :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá Alexandra. :)

      Obrigada, irei passar pelo teu blogue.

      Boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá Rita,

    Ai nem sempre tenho o tempo que desejava para acompanhar todos os blog que gosto e sabes como gosto do teu. Excelente ano que tiveste, com direito a parceria com uma Editora que ambos gostamos e tudo, muito bem.

    Já agora este ano e sem me preocupar muito com o número de livros lidos, vou tentar ler livros de escritores de nacionalidades diferentes, pelo menos tentar e claro comprar cada vez menos, mas isso a Troika já ajudou :D

    Bom ano e tudo de bom e claro quando te der jeito diz que pago o cafezinho ;)

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Não tem qualquer problema, também não tenho andado com muito tempo, nem para actualizar o meu blogue, nem para visitar os dos outros, mas a ver se mudo isso quando entrar de férias. :) Sei que sim amigo corvo, também passarei a ser uma leitora o mais assídua que conseguir do teu, pelo qual te dou os parabéns. Foi um ano bastante bom, as duas parceiras que tenho foram conseguidas em 2012 e claro que me deixam feliz. :D

      Parece-me um desafio bastante interessante, que te permitirá até diversificar bastante as tuas leituras. Boa sorte. :) Quanto à diminuição de compras, também me estou a conseguir portar bem. Vamos ver se me consigo manter assim. :P

      Bom ano também para ti, recheado de coisas boas e óptimas leituras.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá!=D
    Também adorei a Doçura da Chuva e tenho o Divergente aqui para ler!=)
    Espero que este novo ano consigas tudo a que te propões!=)

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ghost. :)

      O livro é mesmo uma ternurinha, adorei as personagens e a história. Fico bastante curiosa de ler mais obras da escritora. Quanto ao "Divergente", gostei bastante do mesmo. Achei o mundo bastante original e fico em pulgas pela continuação. Tenho uma coisa que vais gostar. :)

      Obrigada, o mesmo te desejo a ti. :)

      Beijinhos e óptimas leituras*

      Eliminar
  6. Olá!

    Deixei-te um selo no meu blog =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nexita. :)

      Obrigada pela atribuição do selo. Irei passar pelo teu blogue. :)

      Boas leituras.

      Eliminar
  7. Como é que é...?! 73 livros lidos este ano?!
    Bem miúda estas a dar-lhe bastante. Em 3 anos o teu gosto pela leitura aumentou bastante, sim senhora... Para quem pensava em comprar uma estante para livros, agora deves ter que... 3 estantes...? loool.

    Desejo mesmo que consigas ler mais livros da tua biblioteca e que compres menos, pelo menos até teres lido os teus praticamente todos.

    Bjinhos para ti e que 2013 seja bem melhor que 2012.
    Lit@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lita. :)

      Na verdade foram 71. :P Correu bastante bem este ano, ainda para mais com a faculdade, que não tem sido fácil. É verdade, pensar que à quatro não lia nada e que desde então consegui aumentar as leituras deste modo... Por acaso ainda só tenho uma, mas já começa a ser difícil arrumar coisas na estante. :P

      Obrigada, tenho mesmo de tentar comprar menos, coisa que no mês passado e neste tenho conseguido. Vamos ver se assim se mantém. :)

      Beijinhos e óptimo 2013, espero que tenhas um ano repleto de coisas boas.

      Eliminar