segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Antes de Vos Deixar


Nome: “Antes de Vos Deixar”

Autora: Lauren Oliver

Nº de Páginas: 376

Editora: Editorial Presença

Sinopse: “Samantha Kingston tem tudo: o namorado com quem sonhava, três melhores amigas formidáveis e os privilégios que a sua popularidade lhe pode oferecer. Sexta-feira, 12 de Fevereiro, devia ter sido um dia igual a tantos outros. Nada faria suspeitar que iria ser o último… Mas então é-lhe concedida outra oportunidade. Durante uma semana, Samantha vai reviver o último dia da sua vida, tentando perceber os mistérios que envolvem a sua morte e descobrindo o valor de tudo o que está prestes a perder.”
                    
Opinião: Lauren Oliver formou-se na Universidade de Chicago e tirou um Mestrado em Artes Plásticas na Universidade de Nova Iorque. A escritora, que foi em tempos assistente editorial numa grande editora em Nova Iorque, dedica-se actualmente exclusivamente à escrita e novos projectos editoriais. “Antes de Vos Deixar” é o seu romance de estreia, que foi editado inicialmente em 2010 e traduzido pela Editorial Presença no ano seguinte.

Samantha é uma rapariga normal, popular, com um namorado e três melhores amigas que adora, contudo num dia, que tinha tudo para ser igual aos restantes, um dos que mais aguardava todos os anos, acaba por se tornar no seu pior pesado, pois será o seu último dia de vida. Contudo, ser-lhe-á fornecida uma oportunidade e durante uma semana, Sam irá reviver o seu último dia de vida. Será ela capaz de solucionar os erros cometidos e em consequência salvar a sua vida e quem sabe a de outras pessoas?

Tenho de confessar que esta obra nunca me tinha chamado a atenção, conhecia-a quase por acaso, todavia quando a adicionei à minha lista de livros por ler constatei que era uma obra com opiniões fantásticas, pelo que foi com alguma curiosidade que iniciei esta leitura e posso admitir, desde já, que não foram de forma alguma defraudadas as minhas expectativas.

Nesta obra somos presentes a diversos temas, desde o bullying, o impacto que determinados comportamentos têm sobre a pessoa que o sofre e as consequências de actos impensados; à efemeridade da vida, defendendo que se deve aproveitar cada momento como se fosse o último, que nunca devemos deixar de dizer que gostamos das pessoas e de expor os nossos reais sentimentos, pois nunca sabemos o dia de amanhã e não podemos partir do pressuposto que as pessoas sabem que gostamos delas. Defendendo igualmente que devemos sempre estimar o próximo, da mesma forma, com o mesmo respeito que gostamos de ser tratados e que a felicidade, por vezes, se encontra próxima de nós, nas pequenas coisas e em pessoas que por qualquer razão não reparamos realmente nelas, nem as sabemos apreciar verdadeiramente, embora elas estejam sempre do nosso lado. Na obra encontra-se igualmente a mensagem que nunca é tarde para se admitir um erro e para o tentar remediar, que devemos sempre medir os nossos actos e palavras, pois, por vezes, eles têm maior impacto sobre as pessoas do que pensamos quando os realizamos ou proferimos. Acrescentando que cada acto, opção e escolha definem o que somos e o nosso futuro.

Relativamente às personagens, gostei da Samantha, do modo como tenta gerir o que lhe acontece, como tenta remediar os seus erros, tentando conhecer e tocar todos os que acabou, ainda que por vezes inconscientemente, por fazer algum mal. À forma como a observamos a aprender a amar, a admitir os erros, a dar valor ao que a rodeia e a sentir com uma intensidade nunca antes sentida. Gostei igualmente de Kent, conhecido de longa data de Sam, que mostrou ser um rapaz adorável, sempre pronto a ajudar, carinhoso e atencioso, apesar de nem sempre ter a retribuição de todo o carinho que confere às pessoas. Quanto às melhores amigas de Sam, embora todos os seus erros, que as tornaram mais reais e humanas, mas que ao mesmo tempo nos mostraram, em alguns momentos, um lado negativo das mesmas, não consegui no final da obra odiá-las.

Quanto a aspectos negativos, tenho de referir que em certos momentos a narrativa se encontra demasiado parada, onde não ocorrem acontecimentos verdadeiramente importantes, existindo algumas repetições, que causam alguma saturação no leitor, embora sejam compreensíveis, tendo em conta o desenvolvimento da trama.

Numa escrita fluída e enternecedora, Lauren Oliver consegue tocar-nos directamente no coração, ora arrancando-nos sorrisos ora deixando-nos tristes e revoltados com os acontecimentos, numa narrativa real e tremendamente tocante, onde a linha entre a inocência e as trevas é muito ténue.

Em suma, “Antes de Vos Deixar” é uma história sobre recomeços, sobre agir acertadamente e remediar os nossos erros, pois um simples gesto ou palavra fazem a diferença.


Avaliação: 4/5 (Gostei Bastante!)

8 comentários:

  1. Olá Rita,

    No fundo um livro que nos chama a atenção para certos aspetos da vida que muitas vezes leva volte-faces enormes. Um livro que nos leva igualmente a refletir sobre certas atitudes, como ter cuidado com o que dizemos para não magoar outros, pelo que percebo estamos na presença de um livro que nos faz refletir sem deixar de apresentar uma boa história como romance :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. :)

      É exactamente isso. Faz-nos reflectir sobre a importância que damos às coisas e às pessoas, sobre a importância de uma frase, de uma escolha e acção, pois têm um impacto enorme sobre o que somos e sobre aqueles que nos rodeiam e sensibiliza também para o tema do bullying, que é infelizmente algo tão comum nos dias que correm...

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,
    Já tinha lido algumas opiniões sobre este livro, em blogues não portugueses. Fiquei feliz por saber que a obra está publicada cá em Portugal.
    Obrigada por teres publicado a tua opinião sobre o livro pois, só assim é que soube que ele também está por cá.
    Ainda não li o livro. Aumentei a minha lista de tenho de adquirir!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lina. :)

      Não tem de agradecer, fico contente por ter ajudado. Confesso que também descobri este livro quase por acaso, pois já tinha visto a capa americana, mas não sabia muito da obra, nem que tinha sido traduzida em Portugal.

      Fico contente por lhe ter suscitado o interesse e espero que goste tanto quanto eu. :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Esse livro na ta minha wishlist. Espero poder le-lo em breve ;)


    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camylia, sê bem-vinda. :)

      Espero que gostes tanto quanto aconteceu comigo. Na minha opinião é um livro que mensagens fantásticas e personagens tremendamente humanas. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. O livro parece muito bonito! :) quero lê-lo! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol. :)

      Eu gostei mesmo muito e fico contente por te ter suscitado o interesse. Agradou-me bastante as mensagens, as personagens e a narrativa fluída. :) Espero que quando o leres consideres o mesmo.

      Beijinhos*

      Eliminar