sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Despertar das Trevas


Nome: “O Despertar das Trevas”

Autora: Karen Chance

Nº de Páginas: 304

Editora: Edições Gailivro

Sinopse: “Cas­san­dra Pal­mer con­se­gue ver o futuro e comu­ni­car com espí­ri­tos, dons que a tor­nam atra­ente para os mor­tos e mortos-​vivos. Os fan­tas­mas dos mor­tos não cos­tu­mam ser peri­go­sos, ape­nas gos­tam de con­ver­sar… e muito. O mortos-​vivos já são outra con­versa. Como qual­quer rapa­riga sen­sata, Cas­sie tenta evi­tar os vam­pi­ros. Mas, quando o mafi­oso suga­dor de san­gue a quem fugira há três anos a reen­con­tra com intui­tos de vin­gança, Cas­sie é obri­gada a recor­rer ao Senado dos vam­pi­ros em busca de pro­tec­ção. Os sena­do­res dos mortos-​vivos não irão ajudá-​la sem con­tra­par­ti­das. Cas­sie terá de cola­bo­rar com um dos seus mem­bros mais pode­ro­sos, um vam­piro mes­tre peri­go­sa­mente sedu­tor. E o preço que ele exige poderá ser supe­rior ao que Cas­sie está dis­posta a pagar…”

Opinião: Karen Chance é uma escritora de fantasia urbana, nascida em Orlando, na Flórida. A escritora, que já viveu em inúmeros locais como França, Grã-Bretanha, Hong Kong e New Orleans, lançou o seu primeiro livro em 2006, que dá inicio à série Cassandra Palmer, “O Despertar das Trevas”.

Cassandra Palmer tem o dom de conseguir prever o futuro e de comunicar com fantasmas, o que a torna apetecível para os vampiros. Quando Tony, de quem havia fugido há três anos, a reencontra, Cassie vê-se obrigada a aceitar a ajuda ao Senado dos Vampiros de modo a conseguir sobreviver, contudo terá de dar algo em troca.

Confesso que inicialmente me custou um pouco habituar à escrita patente neste volume, pela utilização excessiva de gíria, contudo esse aspecto rapidamente se dissipou e a história conseguiu cativar-me. Apreciei as criaturas sobrenaturais da obra, desde vampiros, metamorfos e fantasmas, conjugadas de uma forma que nos consegue cativar e deixar desejosos de descobrir os futuros desenvolvimentos da trama. Outro aspecto que me agradou na obra, centrou-se na forma como a escritora reescreveu a história de algumas personalidades do conhecimento comum, como Jack – O Estripador e Rasputin, que conferiram um toque especial à trama.

No que se refere às personagens Cassandra mostrou ser uma rapariga forte, destemida, mas sem deixar de ser também um pouco frágil, necessitando da ajuda de outras pessoas. Detentora de alguns poderes sobrenaturais, acaba por ser desejada por certos vampiros, que tentam de tudo para se apoderar dela, o que a leva a ter de fugir e de aprender a defender-se. Relativamente aos vampiros, gostei de todos de igual modo, devido à caracterização misteriosa, perigosa e algo sensual que tinham associada.

Relativamente a aspectos negativos poderia apontar certos momentos que não são tão fluídos quanto seria desejado. Existem ao longo do livro momentos muito lentos, em que o leitor deseja saber mais e sentir-se mais cativado com a trama, por não existir cenas onde aconteça algo realmente importante, ao passo que pouco depois nos encontramos perante cenas repletas de acção. Penso sinceramente que a autora necessita de contrabalançar estas duas realidades, pois, por vezes, a leitura torna-se um pouco exasperante.

Numa escrita fluída, que recorre inicialmente, na minha opinião, excessivamente à gíria, a autora apresenta-nos uma história repleta de acção, adrenalina e cenas mais ousadas, que nos prendem e nos incitam a querer descobrir mais.

Em suma, apesar de todas as opiniões negativas que acompanhei da obra e que me deixaram à espera do pior, a verdade é que a obra me agradou, apresentando-nos inúmeras criaturas sobrenaturais, numa história onde a luta pela sobrevivência e pelo controle da própria vida são uma realidade. Aguardo com alguma curiosidade o seguinte volume da saga, “O Apelo das Sombras”.


Avaliação: 3/5 (Gostei!)

6 comentários:

  1. Eu fiquei desiludida com este >.< Já não me lembro ao certo porquê, mas lembro-me do travo amargo na boca :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata. :)

      Este livro foi-me oferecido por uma amiga e a tua foi uma das que li que me deixou com expectativas mais baixas e um pouco reticente de não vir a gostar. Acho que parte de até ter gostado da obra, se deveu a isso mesmo, a não ter ido com grandes expectativas.

      Sinceramente penso que a autora tem algumas falhas, como por exemplo nas cenas mais íntimas, em que estão num momento a ter momentos tórridos e passado cinco segundos a ter uma conversa série ou aquela questão que mencionei na opinião, em que em certos trechos não acontece nada de significativo, para passado algumas páginas estar tudo à pancada. :P

      No final do livro pensei sinceramente se devia ou não ler a continuação, mas como entretanto arranjei o ebook grátis, irei dar-lhe uma oportunidade...

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Estou proibido de ler mais sagas, lol e embora até te tenha agradado (as expetativas por vezes são uma surpresa sem duvida) não devo ler esta serie, não é a minha praia, não querendo com isto dizer que não existam bons livros :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo corvo. :)

      Lol. Como eu te percebo e esta é gigante. :P Eu também só tenho esta começada porque foi a Puky que mo ofereceu porque também ando a tentar fugir delas... Exacto, como não ia com grandes expectativas, até acabou por me agradar, mas sinceramente existem obras muito melhores dentro deste género :) Acredito e penso que realmente não é bem o teu género de livros, mas se um dia quiseres ler algum, sabes que empresto sem problema algum. :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Album de vcs ten ease livro em eBook ou PDF?? Não consigo encontrar em nenhum lugar! Email: Maisa.c.souza00@live.com

    ResponderEliminar