quinta-feira, 9 de outubro de 2014

TAG Universidade [TAG]

Boa tarde. :)

Hoje trago-vos uma TAG diferente, que foge um pouco ao tema do blogue, a literatura, mas como as aulas começaram à pouco tempo e as minhas começaram no passado dia 7, penso não ser completamente descabida. :P Encontrei esta TAG no blogue Addicted To Eyeliner e que foi originalmente criada pela Adriana Paraíso do canal mymakeuphearts. Espero que gostem. :)

1- Quando é que ingressaste na Universidade?
O tempo passa a voar, mas foi há quatro anos. Três anos de licenciatura e um de mestrado.

2- Em que Curso e Universidade estás/estiveste?
Vou agora para o segundo ano de mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A minha licenciatura em Sociologia foi tirada na mesma faculdade.

3- Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?
A minha primeira escolha era Psicologia e elegi Sociologia por ser o curso que me referenciaram como mais semelhante, uma vez que a Psicologia é uma área muito específica. Não me arrependo da escolha, pois o curso deu-me bases das mais variadas áreas, desde Economia, Antropologia, Psicologia, Comportamento Organizacional, que se tornaram uma mais-valia.

4- Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora/estiveste, com que objectivos?
Relativamente à escolha da licenciatura expliquei anteriormente a decisão e quanto ao mestrado, não nego que teve muito a ver com a empregabilidade, mas também por me parecer uma área fascinante e que poderá ser de uma importância enorme no mercado de trabalho.

5 - O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos?
Aprecio a faculdade, as instalações e as pessoas. Relativamente a aspectos negativos, podia mencionar um pouco a estruturação dos cursos, como, por exemplo, o facto de não terem estágios implementados na maioria das licenciaturas, que, na minha opinião, são essenciais, uma vez que muitos cursos pecam por terem pouca (ou nenhuma) componente prática. Na minha faculdade existem protocolos de estágio que são efectuados, mas passam todos pelo aluno, que procura o estágio e que trata das burocracias associadas...

6- No geral, como tem sido/foi a tua experiência?
Tem sido enriquecedora e sinceramente de um grande crescimento pessoal. Não nego que me custou ambientar inicialmente a todas as mudanças que aconteceram na minha vida, mas, mesmo tendo em conta a minha timidez e dificuldade em fazer amizades, acabou por ser mais simples a ambientação do que pensei inicialmente.

7- Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?
Quando entrei na faculdade, entrei na segunda fase e o meu curso não realizou praxes para os caloiros que entraram nesta e na terceira fase. Os únicos momentos de praxe que tive foram no baptismo e na bênção das capas e penso que, como tudo, quando feito com moderação, é positivo.  Relativamente a praxar, nunca o fiz, mas porque considero que não tenho perfil para tal. :P

8- Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?
Essencialmente temos muito mais independência na Universidade e, como tal, mais responsabilidades. As relações com os professores penso que também são diferentes, um pouco mais distantes. 

9- Achas a Universidade uma mais-valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?
Acho que sim! Sei que cada vez mais a ida para a faculdade acarreta um custo maior, do que acontecia há quiçá 5, 10 anos, uma vez que a crise onde vivemos nos coloca numa instabilidade tremenda. Sabemos à partida que dificilmente quando terminarmos os cursos teremos logo trabalho, o que adia o retorno do dinheiro investido durante os três ou cinco anos que tivermos a estudar. Esta situação faz com que muita gente se pergunte se valerá ou não a pena a ida para a universidade, mas pessoalmente continuo a achar que sim, que vale a pena, pois fornece-nos bases das minhas variadas áreas e um pilar para as nossas futuras funções. 

No meu caso específico, no mestrado onde estou inserida, penso, contudo, que deveriam ser efectuadas algumas reestruturações, uma vez que  é dado demasiado destaque à teoria, à concepção de trabalhos, e não tanto ao lado prático da GRH, o que acho negativo. Sei que teremos de realizar uma tese e que o mestrado se foca muito nesse aspecto, mas a componente prática é essencial.

10- Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?
Muito mesmo. Sinto que cresci muito quando fui estudar para longe de casa, pois passamos a ser nós a gerir a nossa vida e a dependermos só de nós para resolvermos os nossos problemas, o que é uma grande experiência e faz-nos muito bem.

11- Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?
Nunca fui pessoa de ter muitos amigos, mas aqueles que formei, gosto de pensar que serão para a vida, mesmo que não nos vejamos tantas vezes depois desta etapa. 

12- A Universidade mudou-te como pessoa?
Acho que sim. É impossível uma mudança destas não o fazer. :P Penso que me tornou mais independente e, se calhar, menos insegura também.

13- Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?
Nunca desistir e enfrentar os desafios com um sorriso, pois nem sempre é fácil. :P

14- O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a Universidade?
Para terem calma e aproveitarem estes anos. Inicialmente parece muito difícil, estar longe da família, a avaliação da faculdade e tudo mais, mas rapidamente nos adaptamos e no fim, quando termina, sabe-nos a pouco. :) 

Boas aulas, se for esse o caso, bom resto de semana e, claro, boas leituras*

Sem comentários:

Enviar um comentário