terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Metas pessoais para 2015


Geralmente não tenho por hábito realizar estes posts mais pessoais e bem sei como sou má a cumprir metas. Podem ver como sou péssima, com os desafios literários de 2014 que correram terrivelmente mal. Contudo, agora que o ano está prestes a terminar existem algumas metas que gostaria de alcançar no futuro ano.

Bem sei que algumas poderiam ter sido colocadas em prática em qualquer altura do ano que está prestes a terminar e embora não acredite na máxima ano novo, vida nova, espero conseguir mudar alguns hábitos na minha vida em 2015.

1 – Em primeiro lugar quero tentar ser mais saudável.


No ano em que realizei os exames de ingresso na faculdade, como forma de gerir melhor o stress e também para me sentir melhor comigo mesma e com o meu peso, decidi dedicar-me à prática desportiva e em espaço de 2, 3 meses consegui emagrecer 10 kg, alcançando o que considero hoje como sendo o meu peso padrão. Quando entrei na faculdade, ingressei num ginásio e emagreci mais 6 kg, durante os três meses que estive inscrita no mesmo. Contudo, quando sai acabei invariavelmente por ganhar algum peso que tinha perdido, mais concretamente os 6 kg, que tinha emagrecido ao entrar.

Agora, com a faculdade e o stress inerente à tese, que tem sido bem mais exigente do que pensei inicialmente, tenho descurado não só da alimentação, como também da prática física, e engordei um pouco desde que começou. Pelo que a minha meta é efectivamente voltar a praticar exercício, pois é algo que me dá prazer, que me faz bem ao corpo e à mente, mas que deixo que a minha preguiça me vença muitas vezes. E também quero tentar ser mais saudável em termos de alimentação, pois não basta praticar exercício, é preciso também ter hábitos de vida saudável, e no meu caso refiro-me efectivamente à alimentação. Como estou a estudar longe de casa e embora goste de cozinhar, nem sempre cozinho da forma mais saudável e esse é, sem dúvida, um ponto a mudar em 2015.

2 – Gerir melhor o blogue e a minha vida académica.
No ano seguinte espero conseguir manter este cantinho, que tanto prazer me dá, mais actualizado. Tenho noção que este foi o pior ano do blogue em termos de ausências e de publicações e não nego que cheguei a pensar em meses anteriores deixá-lo em stand by até ter tempo e motivação para lhe dedicar, mas não quero deixar de fazer este cantinho que tanto me tem dado ao longo destes anos. Pelo que prometo tentar ao máximo manter o blogue activo, nem que seja com uma publicação por semana.

3 – Realizar um curso de inglês ou pelo menos investir em formas de desenvolver a língua, como ler originais.


Uma das maiores dificuldades que encontro na faculdade, especialmente agora na tese, que sou obrigada a ler a fonte primária de todos os autores que menciono na dissertação é, sem dúvida, o inglês. Por diversas vezes já mencionei aqui no blogue como sou má na língua, na realidade não tenho muita facilidade em aprender línguas, por isso conto investir mais na minha formação, pois o inglês é essencial e quer queiramos quer não muitos empregos exigem o conhecimento em línguas estrangeiras, pelo menos o inglês.

4 – Terminar a tese e arranjar um emprego.
Não necessariamente por esta ordem. Espero conseguir arranjar para o ano um part-time ou um estágio, que me permita conjugar a faculdade, e claro quando terminar a tese espero conseguir arranjar emprego na minha área, embora tenha noção que poderá não ser fácil.


E assim de repente penso serem estas as metas que tenho o intuito de alcançar em 2015. Penso não estar a ser muito ambiciosa, como aconteceu nas metas literárias do ano passado :P, se calhar a mais difícil será mesmo o desenvolvimento da língua inglesa, mas não é impossível. Pelo que espero conseguir cumprir todos estes pontos.
E vocês que metas esperam alcançar em 2015? 

4 comentários:

  1. Estas metas são fantásticas. Espero que sejam todas realizadas! :)
    Cá por mim também gostava de ter uma vida mais saudável. Bem penso nisso mas ainda não o consegui. E espero que a minha recente chegada ao mundo dos blogues corra bem. Que me faça mais feliz pelo menos. =) Beijinhos. Bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanda, antes de mais sê bem-vinda e obrigada pelo comentário. :)

      Obrigada. Quanto à meta de tentar ser mais saudável, é realmente um desafio, não só porque ser saudável sai caro :P, mas também desafiante, se pensarmos a altura de stress em que me encontro na altura, mas vou tentar cumpri-lo.

      Parabéns pelo início do começo do blogue e acredito que gostarás bastante da experiência. Em breve visitarei o teu blogue. :)

      Beijinhos e um ano repleto de coisas boas

      Eliminar
  2. Ois miga,

    Bem que os teus desejos se realizem e fazes muito bem fazeres exercicio, é saudavel em todos os aspetos :)

    Por este lado nada de especial apenas desejo que seja um ano melhor que 2014, um ano muito mau para o nosso pais mas pronto temos que seguir em frente ;)

    Bjs e tudo de bom :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo corvo. :)

      Obrigada. Relativamente ao exercício físico é verdade, é fundamental que pratiquemos algo, nem que seja somente andar, porque ajuda não só no controlo do peso, como ajuda a evitar várias doenças e ainda nos ajuda a desanuviar. :P

      Também espero que sim e temos de ter esperança que tal acontecerá. :)

      Beijinhos, para ti também. :)

      Eliminar