sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Amor e Chocolate



Nome: "Amor e Chocolate"

Autora: Dorothy Koomson

Nº de Páginas: 416

Editora: Porto Editora




Sinopse: "UMA HISTÓRIA DELICIOSA DE AMOR, LUXÚRIA E CHOCOLATE.

Amber Salpone não queria sentir-se atraída pelo amigo Greg Walterson, mas não consegue evitar. E, de cada vez que a atracção se concretiza em algo mais, a aventura secreta fica mais perto de se tornar numa relação séria, o que, sendo ele um mulherengo e tendo ela fobia ao compromisso, constitui um grande problema.

Enquanto Amber luta para aceitar o que passou a sentir por Greg, apercebe-se também de que ela e Jen, a sua melhor amiga, estão cada vez mais afastadas. Pouco a pouco, à medida que as duras verdades das vidas de todos vão sendo reveladas, Amber tem de enfrentar o facto de o chocolate não curar tudo e, por vezes, fugir não é opção..."

Opinião: Em “Amor e Chocolate” somos apresentados a Amber, uma directora executiva do Festival de Cinema da cidade onde vive, Leeds. É uma mulher engraçada, destemida, forte, mas que tem medo de encetar uma relação, por tudo o que presenciou quando pequena entre os pais, abandonando uma relação quando sente que poderá estar prestes a ser deixada ou magoada.

Amber e Jen conheceram-se no tempo de faculdade e embora muito distintas entre si tornam-se desde logo melhores amigas. Jen é professora primária e tem uma relação com Max, alguém de quem Amber nunca gostou sobremaneira, mas com quem se vê obrigada a dar, por ser o namorado de longa duração da melhor amiga. O melhor amigo de Max, Greg torna-se também amigo do grupo, passando a ser um dos melhores amigos de Amber, que o vê livre de todas as encrencas amorosas em que se mete, pois é um mulherengo incurável.

Quando Greg percebe que sente mais por Amber do que uma grande amizade, beija-a e confessa gostar dela, o que mudará a relação de ambos, a sua vida, mas essencialmente a forma como ambos vêem relações e compromissos.

É a minha esteia com Dorothy Koomson, porém sempre foi uma autora da qual tive muita curiosidade. Sempre li opiniões fantásticas da autora, especialmente da obra “Filha da minha melhor amiga”.

Neste “Amor e Chocolate” gostei da estória de amor entre Amber e Greg. Greg embora um doidivanas, como Amber o chama, tem bom coração e está realmente apaixonado por ela, considerando-a especial, diferente, só tendo olhos para ela. Amber sempre o achara atraente e nutrira um carinho especial por ele ou não fossem eles tão amigos, partilhando bastantes coisas um com o outro, contudo acha que muito possivelmente será impossível para ele encetar uma relação séria com alguém, ficando um pouco céptica em começar a namorar com ele. Com receio que a relação possa não ter futuro, faz Greg prometer que não irão contar nada aos amigos antes de perfazerem alguns meses de namoro.

Quanto ao casal de amigos, Jen pareceu sempre a Amber perfeita, loira de olhos azuis, parecia sempre contagiar todos com a sua aura, acabando por deixar Amber um pouco na sombra, contudo com o avançar da obra percebemos que não é assim tão perfeita, que é insegura e que sente ciúmes da melhor amiga. Matt, o seu namorado, nunca agradou muito a Amber, acabando por também por não nos fascinar sobremaneira, mostrando ter vários defeitos e segredos.

A relação entre Greg e Amber torna-se óptima para ambos. Para o primeiro porque se torna um homem sério, como já não era há vários anos, mas também a ela, pois torna-se mais segura, mais solta e passa a pensar mais nela própria, do que acontecia até então, fazendo-a abrir os olhos para várias coisas que antes da relação não havia percebido. Confesso que me senti ligada a esta personagem porque temos muita coisa em comum e senti as suas vitórias e amarguras quase como minhas, o que me fez gostar ainda mais da obra.

Numa escrita deliciosa, onde mistura dois ingredientes tão bons o amor e o chocolate, Dorothy presenteia-nos com uma estória de amor possível e enternecedora, polvilhada com humor e segredos que nos agarram.

Uma leitura leve, que nos faz pensar em quão bom o amor pode ser para uma pessoa, em como a felicidade pode estar mesmo ao nosso lado e em como por vezes não vemos aquilo que está mesmo à nossa frente, pois muitas vezes a verdade é mais dolorosa, do que acreditar numa mentira.

Citações a reter: "Não deixes que coisas que podem nem sequer acontecer te impeçam de te transformares na pessoa fantástica que podes vir a ser."

Avaliação: 3.5/5 (Gostei!)

3 comentários:

  1. atribuí um selo ao blog, em Atribui um selo ao blog,no endereço http://viv-omundoencantadodoslivros.blogspot.com/2012/02/prendasatribuicao-de-selo-liebster-blog.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Anokas, sê bem-vinda. :)

    Obrigada pela atribuição do selo, passarei por lá. :D

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Εverything is very opеn wіth a very сlear ԁescгiptіon of the iѕsueѕ.
    It was rеally іnformаtive. Your site is νery helpful.
    Τhаnk you fоr sharing!

    My web-site - aruba International Airport
    My web site > Www.markanderson.com

    ResponderEliminar