quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

TAG “Confissões de um Bibliófilo” [TAG à Quinta]


A TAG "Confissões de um Bibliófilo" foi criada pelo canal de youtube KarmaKayla, mas vi-o inicialmente no canal Distrações Diárias.

Perguntas:
1. Qual é o género de literatura que você se mantém longe?
Não tenho nada contra, de todo, mas livros de auto-ajuda não me chamam muito à atenção. Tenho inclusivé um na minha estante por ler, que a minha mãe comprou para ela e acabou por me oferecer o mesmo sem o ler.

2. Qual é o livro que você tem na estante e tem vergonha de não ter lido?

Se calhar “Os Maias” de Eça de Queirós porque é um livro intemporal e deveria ter sido lido na escola, mas na altura ainda não lia por prazer e acabei por nunca o fazer.

3. Qual é o seu pior hábito enquanto leitor(a)?

Acho que o meu pior hábito é mesmo ter a mania de saltar páginas quando o livro me está a cativar, mas parece que a obra não desenvolve nada. Acabo sempre por voltar ao ponto onde fiquei e ler a partir daí, mas é um hábito muito mau e há uns anos tinha o hábito de ler a última página do livro. :P

4. Você costuma ler a sinopse antes de ler o livro?
Como já referi aqui no blogue, numa opinião, cada vez mais leio menos sinopses porque muitas vezes as mesmas são demasiado auto explicativas, o que estraga , de certo modo, a leitura. Se for um livro de uma saga ou se me for sugerido por alguém que tenha os gostos parecidos com os meus, evito mesmo ler.

5. Qual é o livro mais caro da sua estante?


“O Duna” de Frank Herbert que custou, se não me engano, 21 euros. De resto compro sempre os livros em promoção.

6. Você compra livros usados/sebos (alfarrabistas)?
Tenho vários livros usados e tenho dois de alfarrabistas. Sinceramente só não compro mais em alfarrabistas por não conhecer nenhum perto de mim, pois compensa bastante.

7. Qual é a sua livraria (física) preferida?
Sinceramente praticamente nunca compro em livrarias físicas, é mesmo muito raro, mas gosto muito da Bertrand do Chiado. Sempre que vou ao Chiado dou lá um salto.

8. Qual é a sua livraria online preferida?
A Fnac e a Presença, pelas campanhas. A Fnac devido às promoções que faz de livros a metade do preço, mas especialmente pelos livros de oferta, que quando compramos um livro oferecem outro. A Presença devido a ter diversas vezes livros em promoção e pelas campanhas fantásticas que faz de incentivo à leitura, a custo praticamente nulo para o leitor.

9. Você tem um orçamento (mensal) para comprar livros?
Não tenho um orçamento para livros, mas tenho tentado comprar menos, como sabem, porque tenho mesmo muitos livros por ler e cada vez mais penso que não faz sentido comprar mais livros quando tenho mais de 130 livros por ler. Recentemente vi um vídeo de uma booktuber que defendia que por vezes nós passamos muitas vezes de leitores para consumistas, acabando por ter muito mais livros do que conseguimos ler num ano ou dois e efectivamente isso sucede comigo. Tendo em conta esse facto, estou a tentar cada vez mais conter-me e só comprar novos livros se realmente quiser muito ler o livro num futuro próximo, pois no passado eu comprava quando os livros estavam em promoção, muitas das vezes sem conhecer sequer bem o autor e o livro.

10. Quem você "tagueia"?
Desta vez não irei mencionar ninguém, mas incito todos, que quiserem responder a fazê-lo, pois adoraria saber as respostas de todos vocês. 

12 comentários:

  1. Gostei das tuas respostas!
    A propósito de alfarrabista, há aqui um na Póvoa de Varzim, mas enviam para o país todo: http://alfarrabista.com/.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela. :)

      Obrigada por partilhares essa informação tão importante connosco, não fazia a mínima ideia que existia esse site. :D Vou averiguar os livros que têm disponíveis, obrigada. :)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Rita :)

    Nunca comprei nenhum livro num alfarrabista, pelo mesmo motivo que tu, não conhecer nenhum perto da minha zona. Mas tenho muita pena, pelo que já vi em alguns blogues compensa mesmo muito.
    Também ando a tentar não comprar livros, uma vez que já tenho muitos por ler.
    Também tenho os Maias na minha estante há bastante tempo, mas tenho o feeling de que o vou ler este ano, tenho curiosidade para saber o que vou achar deste livro que uns adoram e outros odeiam.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara. :)

      Os preços são mesmo fantásticos. Já ouvi até pessoas dizerem que compraram livros em alfarrabistas por 5 euros, por exemplo, quando ainda há duas ou três semanas haviam saído no mercado. :O Qualquer coisa, dá uma vista de olhos no site que Ângela sugere, pode ser que encontres alguma oportunidade boa. :)

      Ando nessa onda, mas confesso que nem sempre é fácil. Então agora os jornais estão a lançar novamente promoções e é difícil resistir. :P

      Fico contente por saber que lhe irás dar uma oportunidade e se o leres antes de mim, fico muito curiosa por saber a tua opinião. :D

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Rita!
    Auto-ajuda também não me interessa muito x)

    Eu, para meu grande espanto agora, cheguei a ler Os Maias na escola quando era suposto. E fico espantada porque costumava sempre ler apenas resumos das obras que devia ler haha
    E acabei até por gostar, embora ache que agora iria apreciar mais. Tenho de reler :)

    Também não tenho nenhum alfarrabista por perto, infelizmente. Acabo sempre por comprar livros usados online.

    Gostei muito de ler as tuas respostas a esta tag!!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joca, sê bem-vinda e obrigada pelo comentário. :)

      Acho que nunca li nada do género, mas realmente não me parece muito o meu género. Outros géneros que não gosto muito são com temas religiosos, como, por exemplo, "A Cabana" de Wm. Paul Young, porque sou Agnóstica, e Romances Eróticos...

      Lol. É como eu. Só lia mesmo esses resumos e claro aqueles excertos que líamos nas aulas. Contudo, hoje ao olhar para trás e pensar na forma como me foi dado o livro não me admira que nunca me tenha chamado à atenção lê-lo. :P Tenho de tentar lê-lo também em breve, embora confesse que tenho um pouco de receio porque sei que é muito descritivo...

      Também eu. A maioria dos livros que tenho usados, são comprados na Feira do Livro de Lisboa, na banca da SdE, por exemplo, que tem livros usados, mas essencialmente naqueles grupos de Leilões e de venda de livros usados que existem no Facebook.

      Obrigada. Beijinhos e boas leituras. :)

      Eliminar
  4. Gostei muito desta TAG e irei tentar fazê-la com a Marta :)

    Beijinhos,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito desta TAG e irei tentar fazê-la com a Marta :)

    Beijinhos,
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia. :)

      Obrigaa e fico contente por saber que irão responder. Depois, se o fizerem, vou dar uma espreitadela nas vossas respostas.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ois miga,

    Gostei muito das tuas respostas e fizeste muito bem em comprar o Duna, grande livro :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. :)

      Obrigada. Esse foi daqueles livros que se calhar se não me tivesse sido sugerido no Fórum Bang! nunca o teria lido e foi, sem dúvida, uma grande surpresa agradável. :)

      Beijinhos

      Eliminar