segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Árvore dos Segredos


Nome: "A Árvore dos Segredos"

Autora: Sarah Addison Allen

Nº de Páginas: 280

Editora: Quinta Essência


Sinopse: "Sarah Addison Allen dá-nos as boas-vindas a uma nova povoação: Walls of Water, na Carolina do Norte, onde os segredos são mais espessos do que o nevoeiro das famosas quedas-dágua da cidade, e as superstições são, de facto, reais. 

Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época áurea de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo. Mas Willa soube há pouco que uma antiga colega de escola a elegante Paxton Osgood - da abastada família Osgood, restaurou a Blue Ridge Madam e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas. Mas o que se ergue, afinal, é um esqueleto, encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade, que com certeza irá fazer surgir coisas terríveis.

Pois os ossos, pertencentes ao carismático vendedor ambulante Tucker Devlin, que exerceu os seus encantos sombrios em Walls of Water setenta e cinco anos antes, não são tudo o que está escondido longe da vista e do coração. Surgem igualmente segredos há muito guardados, aparentemente anunciados por uma súbita onda de estranhos acontecimentos em toda a cidade."


Opinião: Em a “Árvore dos Segredos” somos apresentados a Paxton Osgood e Wiila Jackson, oriundas de mundos diferentes, mas com o surgimento de uma irmandade em comum.

Quando Paxton decide restaurar a mansão Blue Ridge Madam, para revitalizar o clube de sociedade feminina originado inicialmente pela sua avó e a avó de Willa, desenterra um segredo com mais de 75 anos, que irá mudar para sempre a vida de ambas.

Esta é uma obra de amizade, onde nos é demonstrado que os amigos são o alicerce da vida, essenciais para a nossa sustentabilidade, mostrando-nos que a amizade pode nascer de pessoas muito diferentes e que se encontra patente nos mais pequenos gestos. É também uma obra de amor e felicidade, que o amor pode estar ao nosso lado durante muito tempo e não darmos por ele ou por o amor surgir quando menos se espera.

Gostei muito desta obra por um lado por ser uma história de amor ternurenta, que nos toca e nos faz suspirar, mas essencialmente por demonstrar que por uma amizade somos capazes de tudo, pois são os amigos que nos dão força para lutar cada novo dia, que nos compreendem em dias menos bons e partilham alegrias, por fazerem parte de nós e das nossas vidas, e também pelas mensagens patentes ao longo do livro que são tão verdadeiras.

Outro aspecto que achei engraçado no livro foi que Pax, o seu irmão e melhor amigo, tal como Willa, viviam um pouco no passado e no que as pessoas achavam deles antes de terminarem o liceu. Pensamos sempre que quando atingimos uma nova etapa na nossa vida estudantil e profissional acabamos por deixar em certa medida o que sofremos, as alcunhas que tínhamos para trás, mas a verdade é que elas estão sempre na nossa memória. Para estas personagens serem felizes tiveram de deixar o passado no passado e não ligar a rótulos ou àquilo que as pessoas consideravam delas, pensamento que considero bastante positivo.

Numa escrita simples, mas enternecedora Sarah Addison Allen apresenta-nos uma história de amizade, amor, intriga, polvilhada com interessantes mistérios e segredos, que nos levam a ler o livro num ápice, sempre desejosos de saber como vão ficar os casais da trama e que segredos mais esconde esta estranha mansão.

Foi um livro que gostei muito e que me levará a ler mais obras da autora. Sem dúvida, que aconselho vivamente.

Citações a reter: "A felicidade é um risco. Se não te sentisses um pouco assustada, isso queria dizer que não estavas a proceder da maneira certa"

"Nós somos o que somos. É surpreendente ver a pouca influência que temos nisso. A partir do momento em que aceitamos esse aspecto, o resto é fácil."

"Todas as formas de vida precisam de um pouco de espaço para que as coisas boas possam entrar."

Avaliação: 4/5 (Gostei Bastante!)

4 comentários:

  1. Olá!
    Gosto imenso dos livros desta autora. Todos eles vêm repletos de magia e de sentimentos muito positivos. Se gostaste deste, de certeza que também vais gostar dos restantes. Acho que o meu preferido continua a ser o 1º, O Jardim Encantado.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá Kel! :)

    Foi devido às opiniões que tenho acompanhado da autora que decidi experimentar e realmente são livros mágicos e, como muitas pessoas dizem, uma lufada de ar fresco. :) Já tenho os restantes na minha wishlist, mal tenha oportunidade irei adquiri-los. Também já ouvi muito boas críticas a esse volume, há até quem diga que consegue ser melhor que este que acabei de ler. :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Um livro a tomar nota, raios Rita fazes as coisas de uma maneira que fico sempre com curiosidade por ler os livros :D

    BJ

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo. :)

    Gostei mesmo muito e fico contente de ter conseguido transmiti-lo na minha opinião. Se um dia o quiseres ler já sabes, penso mesmo que vale a pena. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar