quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Harry Potter e a Pedra Filosofal




Nome: “Harry Potter e a Pedra Filosofal”

Autora: J. K. Rowling

Nº de Páginas: 255

Editora: Editorial Presença

Sinopse: “Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa.
Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.”

Opinião: Saga Harry Potter, constituída por sete volumes, é uma das sagas mais populares de sempre. Foi enorme o impacto que teve mundialmente, tanto em termos de processos, as controvérsias que invariavelmente surgiram, mas também em termos culturais. Segundo uma pesquisa realizada aos jovens e respectiva família, em 2006, houve um grande crescimento de crianças e jovens leitores, que antes do surgimento desta saga não liam por prazer, e que graças a ela se iniciaram no mundo literário. Tendo sido também constatado que as crianças que acompanharam estas histórias, tiveram na sua maioria um maior sucesso académico. Coincidências ou não, todas estas curiosidades tornaram as obras ainda mais inesquecíveis.

J. K. Rowling lança, deste modo, em 1997 a primeira obra da saga Harry Potter, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Cinco meses após o lançamento da obra, a mesma vence o prémio Nestlé Smarties Book Prize e no ano seguinte o prémio Bristish Book Award, na categoria de Livro Infantil do Ano, e o Children’s Book Award.

Todos conhecem o sucesso de vendas que é a história do menino Harry Potter. Uns porque cresceram a ler as obras desta incrível escritora, que acompanharam o crescimento deste jovem e se amadureceram como pessoas à medida que o mesmo sucedia com este. Outros, no grupo no qual me insiro, acompanharam as adaptações cinematográficas e de igual modo cresceram a conhecer a história do menino Harry, que é enviado para Hogwarts, a mais prestigiada escola de feitiçaria do mundo.

Harry é um menino de 11 anos órfão, que vive na casa dos tios, que não o tratam como se fizesse parte da família, muito pelo contrário. Quando está prestes a fazer 11 anos Harry começa a receber estranhas cartas, contudo os seus tios não deixam que as leia, até ao dia dos seus anos que recebe uma visita, que o levará a Hogwarts. Acompanhamos a sua ida às compras, do material necessário para esta escola e mais tarde o embrenhar neste mundo desconhecido, onde irá conhecer os dois amigos, Ron e Hermione, que o acompanharão ao longo da sua jornada. Também neste volume Harry é confrontado com inúmeros perigos, inclusive com o seu maior inimigo.

Esta obra é claramente destinada a um público mais juvenil, centrado na idade do pequeno Harry, o que é demonstrado na narrativa, por ser uma leitura ligeira, engraçada, sem dar azos a grandes descrições, mas que com a sua simplicidade e magia prende tanto miúdos, como graúdos.

Foi um prazer enorme poder mergulhar nesta história onde a magia é uma realidade e onde nos é apresentado um mundo imensamente rico e cativante. J. K. Rowling apresenta-nos esta obra de uma forma que sentimos os acontecimentos, quase como se os constatássemos por nós mesmos, fazendo-nos desejar embrenhar naquele mundo de magia e mistério.

Nesta escola mais do que aprender magia, Harry irá compreender o verdadeiro significado da palavra amizade, lealdade e confiança. Ser-lhe-á demonstrado que a família é constituída por aqueles que nos acompanham ao longo da nossa jornada e que os laços de sangue por vezes não têm grande valor, quando o amor e o respeito não são uma realidade. Também neste volume é-nos transmitido que o medo que temos de algo, faz com que esse objecto tenha poderes sobre nós e que se formos sinceros e encararmos esse problema de frente, se torna mais simples a sua solução.

Em suma, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi uma obra que me agradou bastante, pela simplicidade da escrita; pela personagem cativante que é Harry, cheio de potencial, poderoso, inteligente, mas ainda assim cheio de inseguranças, devido à infância que teve; do mundo tremendamente rico e envolvente e da magia de toda a narrativa. Aguardo com expectativa o seguinte volume, “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”.

Frases a reter: "É necessária muita fibra para enfrentar os nossos inimigos, mas não é preciso menos para fazermos frente aos nossos amigos."

Avaliação: 4/5 (Gostei Bastante!)

12 comentários:

  1. Li este livro há vários anos e, depois de o terminar, não resisti a ler os que já tinham sido publicados até à altura - li até ao quarto volume. Adorei!
    No entanto, quanto mais conhecia de Harry Potter depois de ler os livros seguintes, mais me absorvi pela transformação nas personagens e pela forma como uma história para crianças se tornou num género de espelho da condição humana quando as pessoas lutam contra obstáculos na vida.
    Gostei sobretudo dos três últimos livros :)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá djamb. :)

      O livro é uma verdadeira caixinha de surpresas. Surpreendeu-me a autora conseguir escrever tão bem para um público tão jovem e o facto de saber que a autora modifica a sua linguagem consoante a faixa etária a que se destina e ainda desenvolvendo as personagens ao longo dos 7 volumes. Se tivesse lido este livro quando menina, teria sido como crescer com Harry e os seus amigos. :) Também captei essa mensagem sobre o contorno dos obstáculos e é realmente um dos pontos fortes da escritora.

      Irei começar a ler o seguinte volume o mais tardar, estou bastante curiosa.

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  2. Olá Rita
    Adorei esta saga, quanto a mim não vou encontrar outra igual. Apesar de estar a seguir a saga do Hex Hall que também é engraçada não chega nem aos calcanhares da do Harry Potter. Também já comecei a ler a do Sangue fresco mas não tem nada a ver. Estou desejosa por o livro de J.K. Rowling para adultos. Tenho lido críticas e todas elas muito positivas da Saga A Guerra dos Tronos, tenho alguns em casa mas não sei ainda não me senti com garra para lhe pegar.
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leitora. :)

      Acredito que te seja bastante especial, várias pessoas falam desta saga com a mesma adoração. Também li o primeiro volume dessa saga e realmente Harry Potter tem o seu encanto e magia, que essa série não conseguiu transmitir plenamente. Enquanto lia Hex Hall apanhei-me inconscientemente a comparar com Harry Potter, embora ainda só tenha lido um volume de cada.

      Sangue Fresco não é em nada semelhante a esta saga, é verdade, mesmo em termos de qualidade. Fico também curiosa com esse livro da Rowling. :) Quanto "A Guerra dos Tronos" é realmente uma saga incrível a que se inicia com este volume. Acredito que irás gostar muito.

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  3. HArry Potter, o grande amor da minha vida! Adoro!!!
    Estou um pouco apreensiva acerca do novo romance da autora, mas vou lê-lo, com toda a certeza!
    Relativamente ao HArry Potter, a magia fica sempre dentro de nós!
    boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina. :)

      Acredito que seja e confesso que me pergunto como teria sido se tivesse crescido a ler Harry Potter. :)

      Compreendo. Quando gostamos muito de um autor e ele muda de registo, ficamos curiosos, mas ao mesmo tempo com algum receio.

      Tenho a certeza que sim. :D

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  4. Eu reli este livro à bastante pouco tempo e só agora é que percebi que a escrita de J.K.Rowling foi "crescendo" com os seus leitores. Acho que numa primeira leitura na "idade certa" nem reparamos, mas quando os relemos vemos que as obras foram crescendo connosco. Eu cresci com estas obras e acho que ajudaram a cimentar o meu amor pela leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Addle. :)

      Acredito que quando pequenos não o compreendemos, só passado algum tempo. Sei que a autora amadurece a sua escrita à medida que as personagens também crescem, pois sempre ouvi dizê-lo. Neste livro realmente sente-se que é dirigido a um público muito jovem, estarei atenta aos seguintes volumes. :)

      Acredito que sim, é uma história tão cativante, que nos leva a querer ler e saber mais. Depois de despertado o bichinho literário, não conseguimos mais parar. :D

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Ois,

    Olha a saga que começaste a ler, vais adorar tenho a certeza ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. :)

      Também tenho uma coisa que sim. Já me emprestaram até ao quinto, este mês ainda leio o segundo.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá!

    Eu também li essa saga mas confesso que parei no sexto livro, mas já não me lembro bem porque parei. Sei que depois saíram os filmes e eu acabei por vê-los.
    Essa frase é dita pelo Dumbledore, se não me engano, já mesmo no final de ano. Lembro-me que gostei imenso do livro e do filme e que essa frase foi a cereja em cima do bolo.

    Beijinhos
    Lit@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leila. :)

      Faltava-te pouco para terminar a saga, mas acabaste por conhecer o final na mesma, através das adaptações. :)

      Confesso que não me lembro quem o disse, mas penso que tens razão. É daquelas frases que se espera vindas dele. :) É mesmo fantástica e muito real. Tenho de voltar a ver o filme.

      Beijinhos.

      Eliminar