quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Odisseia Celestial - Os Orbes do Conhecimento


Nome: “Odisseia Celestial – Os Orbes do Conhecimento”

Autora: Inês Maia

Nº de Páginas: 235

Editora: Edição de Autor

Sinopse: “Cinco anos passaram desde a sua última missão e Anaís ainda é perseguida pela memória do seu protegido, Pedro, que teve de abandonar na Terra. A arcanjo dava tudo para voltar… E a oportunidade surge pela revelação de uma perturbadora notícia: quando Gabriel, o seu antigo companheiro de missão, abdicou da sua condição como anjo, o seu conhecimento divino foi libertado no planeta Terra, pairando à mercê de quem o transforme em inventos potencialmente perigosos. O relógio não pára.
Líder de uma equipa de resgate, Anaís terá de percorrer o mundo em busca dos orbes do conhecimento com o auxílio dos seus colegas celestiais. Contudo, as forças do mal conspiram para os impedir… Serão capazes de agir quando vidas humanas são ameaçadas e a lealdade dos seus é posta em risco? Será Anaís a arcanjo certa para a tarefa? Ou os fantasmas de um passado escuro poderão pôr em causa o seu desempenho?
Um romance que alia o universo fantástico do bem e do mal com o quotidiano, Odisseia Celestial – Os orbes do conhecimento é o volume sucessor de Desafio Celestial (2011, Editorial Presença), afirmando-se como uma aventura épica recheada de acção, mistério e magia que prenderá o leitor até à última página.”

Opinião: Inês Maia é natural de Matosinhos e desde pequena que cultivou o gosto pela literatura e pelas artes em geral. Em 2004 teve duas contribuições suas publicadas numa colectânea, “No traço dos sonhos…”, que foi editada pelo Colégio de Nossa Senhora do Rosário, onde frequentava. Interessada por cinema, música, pintura e literatura, foi vocalista de uma banda durante algum tempo e participou em várias competições e espectáculos. Actualmente, Inês é uma estudante de medicina na Universidade de Porto, que viu a sua primeira obra ser editada em 2011, pela Editorial Presença, “Desafio Celestial”. No ano da publicação deste volume, Inês começou a redigir a sua continuação, contudo a actual conjuntura levou a que obra, “Odisseia Celestial – Os Orbes do Conhecimento”, não viesse a ser publicada. Apesar deste contratempo, a jovem escritora decidiu não se acomodar e editar a continuação em ebook para os fãs do seu anterior volume, mas também para aqueles que não tenham lido a sua obra de estreia, pois segundo a escritora poderá ser lido como standalone.

Quando este volume se inicia passaram cinco anos desde os acontecimentos do anterior volume, em que Gabriel havia abdicado da sua condição de anjo, o que levou a que conhecimento divino fosse distribuído por vários cantos do planeta, colocando em causa a sustentabilidade do mesmo. 

Ao ser líder de uma equipa de resgate, a arcanjo Anaís terá de percorrer os quatro cantos do mundo recolhendo os orbes do conhecimento que se encontram na posse de humanos. Contudo, a tarefa não será simples, pois as forças do mal desejam que estes orbes nunca sejam descobertos, pois os mesmos poderão levar à destruição do planeta. Será Anaís e os seus companheiros capazes de recuperar os orbes e salvar a Terra? E será que o destino a fará reencontrar Pedro, o seu anterior protegido por quem se havia apaixonado?

Tinha conhecimento do anterior volume, “Desafio Celestial”, que já me tinha chamado à atenção, contudo o facto de não existirem muitas opiniões sobre o mesmo levaram a que ficasse um pouco reticente de o experimentar. Quando fui contactada pela simpática escritora, que me propôs a divulgação e leitura do seu mais recente volume, não hesitei em aceitar embrenhar neste volume.

Iniciei esta obra com alguma curiosidade do que iria encontrar no mesmo e surpreendeu-me pela positiva pelo mundo original, cativante e interessante que se propõe a contar, sobre anjos e demónios. São poucos os livros que já tive o prazer de ler contendo esta temática, pelo que fiquei bastante curiosa e expectante por futuros desenvolvimentos e apreciei realmente a história em volta destes seres e dos orbes do conhecimento.

Pessoalmente, penso que a escrita da autora precisa de algum amadurecimento, embora seja agradável e de fácil leitura, isto porque existem vários acontecimentos que nos parecem um pouco apressados e, por vezes, pouco fluídos. Também as relações entre as personagens se mostraram, em alguns momentos, um pouco apressadas, mais concretamente o envolvimento entre dois companheiros de missão de Anaís, o Principado e Emília. Todavia, este sentimento poderá existir devido a não ter lido o anterior volume, que certamente nos deu a conhecer ambos os personagens e as suas vivências. Penso inclusive que se tivesse lido o anterior volume, antes de embrenhar nesta leitura, teria podido apreciar esta obra de outra forma, permitindo-me conhecer melhor as personagens, a sua forma de ser, ambições e medos.

Relativamente às personagens, considerei que se encontravam um pouco infantilizadas, sendo necessário investir um pouco mais nas relações entre elas, de modo a que nos parecessem mais reais e consistentes. Apreciei a nossa personagem principal, Anaís, pela sua força e perseverança, mostrou ser uma pessoa lutadora, apaixonada, que passou por várias provações. 

Quanto às restantes personagens, todas tiveram uma certa importância na trama, os companheiros de missão de Anaís lutaram afincadamente junto dela, para que fosse possível salvar o mundo da destruição, e o seu amor perdido veio atribuir algum suspense e acção à trama, porém o facto de não ter lido o anterior volume, não me fez sentir, infelizmente, verdadeiramente a paixão entre ambos.

Numa escrita simples, com descrições bem conseguidas, que nos transportam para os diferentes locais da trama, Inês Maia presenteia-nos com uma história interessante e cativante, que certamente agradará a um público mais jovem, mas que poderá não preencher completamente as medidas de um público mais exigente.


Avaliação: 3/5 (Gostei!)

2 comentários:

  1. Olá,

    Então bem vinda de regresso e vejo que vens com imensa vontade de comentar sobre os livros que tens lidos.

    Embora não seja nada de extraordinário, a forma como comentas os livros deixas-nos com curiosidade de o ler, gostei do teu comentário, embora não deva ler e sabes o motivo são imensos os que tenho por ler...felizmente :D

    Bjs e continua a comentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo :)

      Obrigada. Tinha de ser, estava cheia de opiniões em atraso. Estão a sair opiniões quase todos os dias, mas assim estou neste momento só com três opiniões em atraso e de um filme. Comparativamente com o que tinha quando voltei... :P

      Obrigada, fico contente por te ter cativado. :) Este livro é claramente destinado a um publico mais juvenil, quiçá para jovens que estão a aprender quão bom é ler por prazer ou a aprender a desfrutar o género fantástico e esses penso que poderão gostar e muito. Contudo, um leitor mais exigente muito possivelmente não ficará totalmente satisfeito, em parte pelos aspectos que mencionei.

      Compreendo-te perfeitamente. Eu sempre que penso na quantidade de livros que tenho por ler, dá-me uma coisa má. xD

      Beijinhos*

      Eliminar