sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TAG Alfabeto Literário (1)


Esta interessante Tag Alfabeto Literário foi-me oferecida pelas simpáticas Jojo do blogue Os Devaneios da Jojo e pela Carolina do Singularidades de uma Rapariga Loira . Obrigada a ambas. :)

O objetivo é encontrar na estante cinco livros que comecem pelas 5 letras escolhidas pela pessoa que nos indicou. (Os artigos não contam; por exemplo, Os Jogos da Fome contam como J.) 

As letras que a Jojo escolheu para mim foram:

V S H I E

V:

"(A) Vingança do Assassino" de Robin Hobb
A Saga do Assassino é uma das minhas sagas preferidas e Robin Hobb uma das minha escritoras de eleição. Embora este não seja o meu livro preferido da saga, evidencia, sem dúvida, a qualidade desta fantástica escritora, apresentando-nos um mundo original e cativante, contendo personagens tremendamente reais. Estou desejosa de poder ler a seguinte saga, que promete ser tão boa ou ainda melhor que esta.

S:

"(O) Segredo da Casa de Riverton"
Esta foi a minha obra de estreia com a escritora Kate Morton e que me tornou sua fã ou não se tivesse tornado esta numa das minhas obras preferidas. Adorei a sua escrita sublime, fluída e cativante, tal como a sua história repleta de suspense, mistério e amor. O ponto mais forte da escritora é, sem dúvida, a sua forma singular de narrar, a forma como descreve o ambiente e as personagens, que nos tocam e surpreendem constantemente. Aguardo com alguma expectativa as suas restantes obras, sendo que já tenho por ler "As Horas Distantes".

H:

"Harry Potter e a Pedra Filosofal" de J. K. Rowling
Nunca havia tido a possibilidade de ler as obras desta fantástica escritora quando era pequena, até porque o meu gosto pela literatura é relativamente recente, sendo que somente há um ano é que tive a possibilidade de poder embrenhar neste primeiro volume. 
Apesar de sentir que teria gostado muito mais desta obra se a tivesse lido em pequena, na faixa etária do pequeno Harry, a verdade é que a escritora é soberba, apresentando-nos uma história original, cativante, com personagens reais, que temos a possibilidade de ver amadurecer de livro para livro. 
J. K. Rowling conquistou ao longo dos anos inúmeros fãs e mesmo só estando agora a ler as suas obras, compreendo perfeitamente a adoração dos seus leitores. Encontro-me inclusive neste momento a ler o seu quarto volume e a gostar bastante.


I: 

"(A) Iniciação" de Jennifer Armintrout
O meu gosto pela literatura adveio de livros do Fantástico, inicialmente sobretudo por livros do mundo vampírico, pelo que são obras que inicio sempre com alguma expectativa. Este volume foi uma das minhas leituras deste ano e que me surpreendeu pela positiva, pela sua originalidade quanto ao mundo vampírico, tal como pela caracterização das personagens e pela escrita fluída.




E:  

"Estarás Sempre Comigo" de Anna McPartlin
Esta foi a minha obra de estreia com a autora e que me cativou inteiramente, pela sua história repleta de emoções, força e inúmeras mensagens, que nos perduram na memória muito após o término da mesma.

Quanto às letras que a Carol escolheu para mim:

R M L T A

R:

"(A) Rapariga que Roubava Livros" de Markus Zusak
Passando-se durante a Segunda Guerra Mundial, esta obra presenteia-nos com uma história emotiva, contendo inúmeras mensagens, que nos tocam profundamente. Embora tenha sido idealizada inicialmente para um público mais jovem, este livro poderá ser lido por todos, deixando uma marca de esperança, de amizade, ressalvando a importância das palavras, mas essencialmente da vida.
Este livro tocou-me de uma forma singular, sendo um dos meus preferidos, que terei de reler ao longo da minha vida, pois acredito que sentirei sempre as emoções nele patentes. 
Aguardo com expectativa futuras obras deste fantástico escritor, traduzidas para a língua dos Camões.

M: 

"Mariana" de Susanna Kearsley
A minha de obra de estreia com a fantástica escritora Susanna Kearsley, que me apresentou uma história soberba, conjugando o género Fantástico, com o Romance de Época de forma sublime, com personagens reais e uma trama intrigante, repleta de suspense e amor. Este volume é também um dos meus preferidos, que recomendo sem qualquer reserva.

L:

"(O) Leitor" de Bernhard Schlink
Esta obra é um bom exemplo de quão delicioso poderá ser um livro com poucas páginas. Cativou-me essencialmente pela narrativa e pérolas nela patentes, que me fizeram reviver tempos idos, em que pensava e sentia da mesma forma que o nosso jovem Michael. A história é igualmente interessante e cativante, levando-nos a ansiar por futuros desenvolvimentos.

T:

"(O) Teu Rosto Será o Último"
Este volume chamou-me à atenção inicialmente pela sua sinopse e título cativantes, tal como pelo facto de ter vencido um prémio Leya. Embora tenha sido uma obra que não me cativou inteiramente, tendo-me deixado com sentimentos algo contraditórios, foi uma obra que me agradou.

A:

"Antes de Adormecer" de S. J. Watson
Outro dos meus livros preferidos, desta vez no registo policial, esta obra conjuga o policial com uma área que me diz muito, a Psicologia. Gostei muito do cerne da história e do seu desenvolvimento, tal como me senti bastante envolvida pelas personagens. Penso que se trata de um livro muito original e interessante, que se lê numa assentada e que nos deixa vidrados na história, desejosos de saber o que se irá passar de seguida.

Desafio os blogues:
Ghost Reader - R G A S L
Era uma vez...  - C E U V O
Forever Young - M F C P A
Ler é Viver - S B N J A
Morrighan - A S M C R

5 comentários:

  1. Thanks for sharing your thoughts about a. Regards

    Feel free to visit my homepage; 3ds emulator

    ResponderEliminar
  2. Interessantes escolhas! *-*
    Nunca li nenhum, mas tenho muuuuita curiosidade em relação ao primeiro!! :D
    Obrigada por teres aceite o desafio! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina. :)

      Obrigada. Fico contente que tenhas ficado curiosa e recomendo-te, sem reservas, a leitura do primeiro, penso que irás ficar rendida. :D

      Oh não tens de quê, foi um prazer. :) Beijinhos*

      Eliminar
  3. Ehehe! Mas que grande desafio! Obrigada pelo TAG, a ver se hoje trato disto :))

    Beijinho enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Morrighan. :)

      Não tens de quê, ainda bem que gostaste. Já vi as tuas respostas e achei interessante que tivesses escolhido só autores portugueses. :D

      Beijinhos

      Eliminar