Título Original: "The Reader"
País de Origem: EUA / Alemanha
Género: Drama / Romance
Ano de Lançamento: 2008
"O Leitor" foi escrito por David Hare, baseado na obra com o mesmo título criada pelo alemão Bernhard Schlink.
A história inicia-se na Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial, com Michael Berg (Ralph Fiennes) de 15 anos a apaixonar-se por Hanna Schmitz (Kate Winslet), com o dobro da sua idade. Vivendo em mundos distintos aliado à diferença de idades enorme, ainda para mais sendo Michael um desconhecedor, no auge da sua puberdade, vivem ambos uma história de amor que por vezes se nos mostra quase como uma dependência de ambas as partes, estranha, mas ao mesmo tempo enternecedora. Até que Hanna desaparece sem qualquer justificação aparente, deixando Michael destroçado e constantemente a pensar no que se poderia ter passado com ela ou não tivesse sido ela o seu primeiro amor. É oito anos mais tarde que que a reencontra num tribunal, quando o seu professor de Direito os leva a assistir a um polémico julgamento relativo a crimes cometidos pelos nazistas.
Penso que a obra se encontra bastante bem retratada no filme, desde o amor entre ambos, que vive entre a razão e a emoção, à mensagem mas importante para mim, relativa à importância das palavras e que as mesmas são essenciais em vários contextos da nossa vida.
Relativamente ao elenco, penso que a actriz Kate Winslet mereceu, sem dúvida, as seis vezes que foi indicada a Óscar e o seu reconhecimento mundial com esta adaptação de "O Leitor". Quando li a obra recordo-me de pensar que não seria assim tão simples representar esta personagem, pois era uma pessoa com algumas inconstâncias e mudanças de humor, com uma personalidade forte e que claramente passou por muito. A meu ver Kate encarna a personagem na perfeição, uma interpretação carregada de entrega e emotividade.
Embora não possa afirmar que supere o livro, pois nunca me aconteceu pensar dessa forma, penso que está uma adaptação bastante bem conseguida, arriscando-me a dizer que muito devido à interpretação de Kate Winslet.
Olá Rita,
ResponderEliminarVi o filme mas não li o livro. Realmente a alma do filme é a actuação da Kate Winslet, e foi o que o levou a ser um filme tão bom.
Outra coisa, gosto do título da rubrica. Acho que vou adaptar algo do género para quando escrever a opinião do filme. Espero que não te importes....Talvez "Um livro, um filme".
Beijnhos
Olá Kel. :)
EliminarPenso que ela é, sem dúvida, a alma do filme. Sei que a actriz teve para abdicar do papel e duas grandes actrizes tiveram para o representar, mas folgo que ela o tenha conseguido fazer, pois fê-lo de modo magistral.
Obrigada, fico contente que tenhas gostado e estás à vontade, não me importo nada. :)
Beijinhos e boas leituras.
Olá Rita :)
ResponderEliminarBela opinião entre o livro e o filme.
Eu ainda não li o livro e só vi o filme a partir do meio, quando deu na televisão, mas tem um argumento interessante.
Bjs
Olá Maria. :)
EliminarObrigada. Confesso que estas opiniões são para mim difíceis de escrever porque não sou muito conhecedora de cinema, mas folgo em saber que o consegui fazer. :)
Eu pessoalmente gostei bastante dos dois, especialmente da mensagem sobre a importância das palavras e do que as pessoas são capazes de fazer para esconder um segredo.
Beijinhos*