quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Segredos de Sangue


Nome: “Segredos de Sangue”

Autora: Charlaine Harris

Nº de Páginas: 288

Editora: Saída de Emergência

Sinopse: “Depois de suportar tortura e a perda de entes queridos durante a breve mas mortífera Guerra dos Fae, Sookie Stackhouse sente-se magoada e furiosa. O único elemento positivo da sua vida é o amor que acredita sentir pelo vampiro Eric Northman. Mas este está sob olhar atento do novo rei vampiro por culpa do relacionamento de ambos. Enquanto as implicações políticas da revelação dos metamorfos começam a ser sentidas, a ligação de Sookie a um lobisomem específico arrasta-a para uma questão perigosa. Além disso, sem saber, apesar de os portais para Faery terem sido fechados, restam alguns fae no mundo humano... E um deles está zangado com Sookie. Muito, muito zangado.”

***Pode conter spoilers dos anteriores volumes da saga***
Opinião: Charlaine Harris é uma escritora de romances de mistério, que vive no Sul do Arkansas com o seu marido, três filhos, dois cães, dois furões e um pato. A Saga Sangue Fresco que teve o primeiro volume lançado em 2001 e oito anos mais tarde em Portugal, teve o seu último volume editado no presente ano e já se encontra traduzido em português.

“Segredos de Sangue” lançado inicialmente em 2010 e um ano depois na língua de Camões, apresenta-nos novamente as peripécias de Sookie Stackhouse, que no anterior volume havia passado pela provação de perder algumas pessoas de que gostava, tal como diversas mazelas físicas. O aspecto positivo é que se encontra com Eric Northman, com quem se encontra a viver uma verdadeira história de amor, contudo a trama adensa-se quando Eric recebe a visita particular de uma pessoa que já não via há muito tempo e que teve durante muito tempo um papel essencial na sua existência. Enquanto isto, os metamorfos encontram-se a sofrer as consequências de terem admitido a sua existência e apesar de os portais para os Faery terem sido bloqueados, alguns ainda permaneceram na Terra, o que irá colocar a vida em Sookie em risco.

Esta saga foi uma das primeiras que tive o prazer de conhecer quando comecei a ler por prazer e que rapidamente me cativou, contudo tenho sentido em alguns volumes uma certa saturação na trama, em que são poucas as revelações efectuadas tanto sobre o mundo em si, como da vida das nossas personagens. Este foi um volume que se poderia chamar coloquialmente como “enche chouriços”, pois embora haja alguns momentos de acção, são muito poucos os desenvolvimentos e sentimos, infelizmente, que este volume não trouxe praticamente nada de novo à história. São-nos apresentadas as consequências dos actos do anterior volume e temos a possibilidade de conhecer o criador de Eric e a sua “prole”, mas poucos mais são os desenvolvimentos.

Relativamente às personagens, gostei de perceber que Jason se está a transformar numa pessoa mais responsável, astuta e amiga. Foi igualmente positivo conhecer o mestre de Eric, a sua história de vida, de como transformou o outro vampiro que concebeu e o que levou a esta criação. Tal como gostei de presenciar os momentos vividos entre Sookie e Eric, que finalmente se encontram juntos e felizes, embora estejam sempre a acontecer peripécias que colocam em causa a vida a dois.

Numa narrativa contendo alguns momentos de acção, mistério e suspense, Charlaine Harris apresenta-nos numa escrita simples, uma história que não contém muitos ingredientes novos, somente alguns desenvolvimentos sobre o mundo vampírico, enredando-nos igualmente no mundo de lobisomens, fadas e metamorfos.

Em suma “Segredos de Sangue” é um volume que não nos traz nada de novo e que não é capaz de nos surpreender, denotando-se claramente alguma saturação na história. Tenho alguma expectativa que os seguintes sejam melhores, algumas opiniões que li dos restantes volumes levam-me a crê-lo, e que me façam esquecer este e o “Sangue Felino”, que foram, para mim, dos piores volumes da saga.

Avaliação: 2/5 (Está Ok!)

Outras obras da escritora, com opinião no blogue:

  

2 comentários:

  1. Olá,

    Ena espero mesmo que a saga melhore nos volumes seguintes :(

    Gosto da capa onde aparece um felino :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)

      Tenho essa expectativa, mas já vi cotações negativas do último livro. Vamos ver o que me espera... :P

      Também gosto, é das minhas capas preferidas. :D

      Beijinhos

      Eliminar