domingo, 24 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 12: Saga Favorita

Não consigo eleger somente uma saga e nenhuma das que vou falar já terminei, mas são das que mais gostei até hoje.

A primeira é, sem dúvida, as Crónicas do Gelo e do Fogo do George R. R. Martin. Pode soar estranho estar a eleger esta saga, ainda só tendo lido dois livros em Português, que representa um no original, mas foi uma estória que me prendeu a partir do primeiro momento. Martin escreve de uma forma imensamente cativante, que não deixa ninguém indiferente. Cria personagens incríveis que ora adoramos ora detestamos, conseguindo que de um momento para o outro percamos a dita animosidade a algumas personagens e lhe consigamos facultar o benefício da dúvida. A escrita sublime do autor e a coragem do mesmo em usar as personagens a seu belo prazer, sem receio da reacção do público, mesmo que seja uma personagem extremamente querida, a quem lhe é dado um final atroz. São tudo exemplos de aspectos que me prendem a este escritor.

A segunda é a Saga do Assassino da Robin Hobb. Também ainda só li os dois primeiros volumes, mas novamente encontro-me extremamente embrenhada na narrativa. Adoro a estória que a autora se pretende a contar. Tal como as suas personagens, que são bastante reais, especialmente a personagem principal Fitz, algumas um pouco misteriosas mas bastante interessantes, o Bobo, e algumas maquiavélicas, o Majestoso. Personagens essas que no seu todo nos fazem ansiar sempre por mais. Com uma escrita igualmente cativante, que não queremos que acabe.

A última seria a Saga Kushiel da Jacqueline Carey, pela sua originalidade, por ser envolvente, cativante e até emocionante. Portadora de uma personagem principal com uma personalidade bastante forte e um dos melhores vilões de sempre.


5 comentários:

  1. Curiosas as tuas respostas, tambem teria dificuldade em mencionar apenas uma e ainda acrescentava ai outras, mas pronto qualquer uma que referes é excelente.

    E digo-te que quer em Martin quer em Hobb o melhor ainda está para vir, garantido.

    Só por curiosidade, acabei de ler recentemente O Regresso do Assassino, uma nova trilogia (Versão Original) da Hobb e simplesmente ADOREI.

    Boas escolhas :)

    O Anonimo habitual :P

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo!

    Quanto ao que dizes, que o melhor está para vir, acredito que assim seja. As críticas que tenho lido e ouvido confirmam isso mesmo. Conheci recentemente uma pessoa que leu Martin há pouco tempo e que me disse exactamente o mesmo. Não duvido disso, pois as opiniões são praticamente unânimes. Hobb vem-me a surpreender bastante e arrependo-me de não lhe ter dado o devido valor da primeira vez que li algo seu.

    Em relação ao novo volume fico contente que tivesses gostado assim tanto. Acredito que acharei o mesmo. :)

    Obrigada. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma que recomenda os livros seguintes do Martin, pois o melhor (ou o pior, do ponto de vista dos personagens) ainda está para vir! ;)

    Acabei de ler recentemente o A Corte dos Traidores da Hobb e recomendo vivamente, só o final vale pelo livro todo... ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá, eu sou a Jojo e sou viciada nas Crónicas de Gelo e Fogo!:P Este vício começou quando comprei os três primeiros volumes numa promoção e desde então até sonho com as personagens. Numa tentativa de dominar o vício tentei ler devagarinho. Tentei mas, não resultou! Li os primeiros quatro(edição portuguesa) e só não li os seguintes porque não os tinha comigo. Agora para evitar a tentação emprestei-os e passei o vício a outra pessoa. Tentei a desintoxicação porém, para complicar a minha vida surgiu um série na HBO que só por acaso é fenomenal e agora estou irrevogavelmente viciada! E para completar a minha situação, adquiri os 2 primeiros volumes da saga do assassino:p

    ResponderEliminar
  5. p7, acredito que tenhas razão. Adiei a leitura do seguinte bastantes vezes, porque tinha receio de o ler nos transportes e perder alguma da sua grandeza, contudo espero ler pelo menos o terceiro entretanto, que já o tenho em casa.

    Quanto ao da Hobb, sei que disse que o ia ler depois de acabar as minhas leituras, mas depois acabei por adiar um pouco mais. Contudo, mal acabe este irei lê-lo, já o coloquei de lado e tudo. :P


    Olá Jojo! Vieste ao sítio certo, todos nós padecemos desse vício incurável, do qual não nos queremos ver livres. :P Gostei do teu relato e de saber que gostaste assim tanto da série. (Série essa que ainda não vi. :$) Em relação ao Assassino lê, que algo me diz que será mais um vício. eheh

    ResponderEliminar