terça-feira, 26 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 13: Sequela que nunca devia ter sido impressa

Esta categoria obriga a que me repita um pouco, pois a única saga que me lembro que não merecia ter sido continuada, ou pelo menos não da forma como foi, é a Saga Luz e Escuridão, da Stephenie Meyer.

Penso que a estória no ponto em que ficou no "Crepúsculo", que embora não fosse nada de transcendente, tinha uma certa piada, poderia ter sido aproveitada de uma melhor forma, de modo a que o público se rendesse à estória narrada e às suas personagens. O que infelizmente a Stephenie não foi capaz de fazer, pelo menos na minha opinião.

O segundo volume "Lua Nova" exemplifiquei no Dia 2: Livro Detestado as razões para não ter gostado do mesmo, pois a autora poderia ter abordado um desgosto amoroso e neste caso o leitor criava um laço com a personagem e poderia sentir-se de certo modo retratado, contudo a forma como a autora o fez, só me colocou a pensar que a atitude da Bella não tinha sentido, porque a vida continua e não devemos reger a nossa vida a homem algum. O "Eclipse" sinceramente não me recordo de grande coisa do volume, sei que é quando o Jacob deixa de falar com a Bella, mas as recordações que tenho da estória são muito difusas, o que me leva a crer que não traz nada de novo à narrativa. O "Amanhecer" foi um final desastroso, na minha humilde opinião, por um lado encontra-se demasiado extenso, penso que seria possível dar a conhecer o seu ponto de vista em menos 300 páginas e por outro o final dado é forçado, especialmente o modo como os Volturi reagem...

Assim, sou apologista que ou a autora criava somente "Crepúsculo" e ficaria com uma estória agradável, ainda que incompleta, para o publico idealizar um fim a seu belo-prazer, ou então aproveitava melhor a estória e desenvolvia melhor a mesma.

4 comentários:

  1. Concordo com tudo, excepto isto: não acho que com o Crepúsculo ficássemos com uma história incompleta. Quando acabei o livro fiquei com uma sensação de satisfação e não houve coisas que tenham ficado penduradas que me deixassem curiosa.

    Penso que como leitora tinha ficado mais satisfeita com aquele fim, tanto por não ter de aturar certas coisas nas sequelas, como por não ter de aturar toda a... excitação em torno dos livros, seja fãs ou haters. Todo esse burburinho estragou os livros para mim. :/

    P.S.: É Volturi. ;)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não me recordo bem de como terminou. Infelizmente a minha memória para estas coisas não é muito boa, especialmente quando os livros não são inesquecíveis... Contudo, acredito que tenhas razão. Lembro-me de que gostei do livro e que por isso é que quis ler os restantes e que quando reli o primeiro volume fiquei satisfeita com o mesmo. Agora se a estória ficava incompleta ou não, isso já sou eu a divagar, pois sinceramente não me recordo.

    Nisso também concordo contigo. Penso que teria sido melhor e que teria sido um standalone bastante agradável. Eu li os livros depois de ver o primeiro filme, tendo sido toda essa excitação de que falas, que me impulsionou a ler o livro. Mas compreendo o teu ponto de vista, foi uma saga sobrevalorizada, digamos assim.

    Obrigada pela chamada de atenção, eu disse que a minha memória era boa. *rolar os olhos* :P Vou já modificar, obrigada. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei muito desta saga acho que foi uma leitura bastante agradável. Gostei muito até.
    Beijocas.
    Boa leitura;)!

    ResponderEliminar
  4. Olá Leitora!

    Acredito que assim seja. Ainda ontem falava com uma amiga minha sobre esta saga e ela dizia que gostou tanto da mesma, que queria possui-la na sua biblioteca pessoal, pois leu-a através de mim. Sei que a minha opinião e da p7 não é unânime e que muita da nossa opinião é influenciada por comparamos esta obra, com outras da Fantasia... Portanto compreendo perfeitamente a tua opinião e respeito.

    Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar