sexta-feira, 15 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 3: Livro Subvalorizado

Este não foi um livro fácil de eleger e por muito que pensasse, o único volume me vinha a cabeça era “O memorial do Convento” de José Saramago, como a nossa amiga p7 escolheu.

Escolho este volume porque existe muito preconceito para com o mesmo e não me vejo livre de culpas, pois também eu comecei o livro reticente se ia gostar dele. Por um lado, porque as obras dadas na escola, nem sempre eram uma boa experiência e por outro, porque o gosto pela literatura tinha-me nascido há poucos meses.
Parti para a leitura, tentando não ligar às vozinhas que me diziam que a escrita do autor era difícil e que a estória em si não possuía grande nexo. E não é que tive uma agradável surpresa?! Foi um livro que gostei bastante de estudar e de debater nas aulas, por tudo o que o mesmo representa. Possui uma estória bastante bonita, com uma mensagem forte relativamente à Inquisição; usando aspectos verídicos; portador de personagens enriquecedoras, que nos fazem ficar agarrados ao livro até ao último virar de página. Não digo que não me custou habituar à forma de escrever do autor, pois mentiria, mas como tudo na vida, foi só uma questão de hábito e ao fim de alguns capítulos, já nem sentia tanto isso.
Assim, penso que este é, sem dúvida, o livro que merece ocupar esta categoria “Livro Subvalorizado”, por ser um livro que é bastante criticado e, por vezes, por pessoas que nem sequer leram o mesmo, mas também por ter um enorme potencial e por ter sido uma agradável surpresa.

8 comentários:

  1. Gostei de ler o teu testemunho. ;) Mesmo estranhando a forma de escrever, acabaste por gostar. :D

    ResponderEliminar
  2. Obrigada p7, também gostei do teu. :) Parte desse estranhamento foi também culpa minha, pois não havia lido grande coisa, quando peguei neste volume, por isso foi, de certa forma, um desafio. Contudo foi uma boa experiência e espero ler, um dia, mais alguma obra deste autor. "O ensaio sobre a cegueira" suscita-me algum interesse. :)

    ResponderEliminar
  3. O Ensaio sobre a Cegueira tem umas cenas um bocado "fortes", mas vale a pena. ;)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela opinião, acredito que irei gostar. :) Já leste muitos livros dele? Qual o melhor, na tua opinião?

    ResponderEliminar
  5. Bem lá terei que arranjar maneira para ler este livro sem falta...nunca li Saramago que injustiça para com o escritor e onde trabalho não há falta de livros do homem, que muito admiro

    Fiacha

    ResponderEliminar
  6. Penso que fazes bem, Fiacha. Para mim foi uma agradável surpresa, acredito que o mesmo possa acontecer contigo. :)

    ResponderEliminar
  7. ainda só li um livro de saramago
    sempre gostei de ler, embora já tenha lido mais. sempre ouvi falar na escrita difícil de saramago e comecei a sentir vontade de experimentar um, optei por intermitências da morte. não me recordo se custou a ler ou não mas sei que gostei muito :)

    tenho de reler um dia destes

    ResponderEliminar
  8. Muito do meu receio de ler algo dele, recaia sobre essas opiniões que diziam que a escrita era complicada, mas penso que é tudo uma questão de hábito. Relativamente ao livro que mencionas, também já ouvi boas opiniões sobre ele. Pode ser que um dia o leia. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar