sábado, 23 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 11: Livro que não conseguiste acabar


Não tenho por hábito deixar leituras incompletas, até porque gosto de terminar tudo o que começo, mesmo que custe a fazê-lo.
Por isso, penso que até hoje o único que nunca terminei foi “Os Maias” de Eça de Queirós, que só li até ao fim do primeiro capítulo.
Este facto deveu-se a vários factores. O gosto pela literatura ainda não me tinha nascido naquela altura e portanto confesso que à primeira adversidade acabei por desistir, sem tentar dar uma hipótese à obra de me surpreender e consequentemente de vir a gostar da mesma e depois é um livro extremamente descritivo e para alguém que naquela altura não gostava de ler foi só mais um incentivo para parar.
Conto um dia dar outra hipótese à obra até porque sinto que existe a possibilidade de ser realmente surpreendida e quiçá de vir a gostar dela, muito por criticas que tenho lido e ouvido, que dizem que o livro passadas as descrições é realmente agradável, mas também porque o que antes de embrenhar no mundo literário era maçudo, hoje poderá ser surpreendente.

12 comentários:

  1. Eu adorei todos os livros de Eça que li até agora, mas acho que para começar a ler este autor os maias não é muito adequado...recomendo os contos que são mais acessiveis e a cidade e as serras que é mais pequeno...

    cumps

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara, sê bem-vinda. :)

    Obrigada pela tua opinião e pelas sugestões. Relativamente a este volume, acredito que não seja a escolha mais acertada para me iniciar com este autor e como tenho um conto, "O mandarim", irei lê-lo, antes de tentar ler novamente esta obra. Quem sabe se não fico encantada, tal como tu e muitas das pessoas com quem tenho falado?! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente nunca li nada de Eça de Queiroz de livre vontade, mas acho que vai chegar o momento certo em que a minha mão irá escolher esta obra, pois tenho muita curiosidade.
    Boa leitura;)!

    ResponderEliminar
  4. Também acredito que poderemos ser agradavelmente surpreendidas pelo autor, até porque ele tem bastante adeptos da sua escrita, o que é só por si um incentivo para lhe dar uma nova oportunidade. Também eu tenho curiosidade de ler algo novo dele, pelas opiniões que tenho ouvido ultimamente. :)

    ResponderEliminar
  5. eu também quando começo um livro não me permito não o acabar! mesmo que custe.. mas sinceramente já deixei um ou outro a meio (já nem sei por que motivos, sei que o perfume foi um deles e como depois vi o filme, já não me apeteceu acabar de ler)

    os maias tive de ler todo, fazia parte da literatura do 12.º ano (se não estou em erro). mas não me parece que seja livro para reler

    ResponderEliminar
  6. Acredito que sim, existe sempre um ou outro livro que nos custa mais a ler... Em relação ao "Perfume" nunca li, mas as opiniões que oiço são bastante difusas. Penso que é daqueles livros que ou se adoram ou se detestam.

    Fazia parte da literatura do 11º ano, mas mesmo assim estudei por apontamentos disponibilizados pelo professor. :P

    ResponderEliminar
  7. Mais uma que não leu (eu) "Os Maias" mas a juntar a esse também não li "O Covento de Mafra". Sinceramente não consegui, eu juro que tentei mas ao final do primeiro capitulo acabou...

    ResponderEliminar
  8. Sei que não o fizeste, andámos juntas a português. :P É um pouco como disse à Dina no facebook, a forma do professor dar as aulas também era extremamente maçuda e cansativa. Não estimulando de forma alguma que o lêssemos...

    Quanto ao "Memorial do convento" :P desse gostei de ler, foi para mim uma agradável surpresa. Gostei da estória e das personagens... Não é um livro inesquecível, mas lê-se bastante bem. Acredito que tenhas estranhado a escrita, mas é tudo uma questão de hábito, passado algumas páginas, já nem nos damos conta... :)

    ResponderEliminar
  9. a sorte é que eu descobri que esse ano não vou ter mais os maias, vou ler a cidade e as serras , no 11º ano, será que é bom ou pior do que eu penso dos maias?

    ResponderEliminar
  10. Olá Valy, sê bem-vinda! :)

    Não sabia que tinham mudado o programa do 11º ano, mas sinceramente não te sei dizer se será melhor ou pior que "Os Maias" porque nunca li nada do autor. :P Como frisei no meu post, na altura em que o tentei ler, não fui capaz de o continuar, mas também ainda não me tinha nascido o gosto pela literatura. Pode ser que contigo aconteça o contrário, que consigas gostar da obra e que o autor te surpreenda pela positiva. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Rita, já li bastantes livros do Eça de Queiroz e posso te dizer que "Os Maias" foi o primeiro e é um dos meus livros preferidos. Li-o na escola e depois na época da faculdade, por livre vontade, voltei a relê-lo e sinceramente acho que qualquer dia o leio novamente. O Eça tem uma ironia que, a meu ver, nenhum outro escritor português conseguiu chegar aos calcanhares. Dá-lhe uma oportunidade, lê pelo menos os primeiros 5 capítulos.
    Recomendei "Os Maias" à minha mãe e ela também adorou. É grande mas a estória lê-se muito bem e apesar de ser algo descritivo, tem muitos diálogos também.

    ResponderEliminar
  12. Olá Au chocolat!

    Também me disseram recentemente que depois do quinto capítulo a estória se torna muito interessante... Irei seguir a tua recomendação e tentar outra vez ler o livro. Acredito que poderei ser surpreendida, até porque muitas pessoas me dizem o mesmo...

    Mal tenha oportunidade irei lê-lo. Quem sabe ainda este ano?!

    Obrigada pelo comentário e pela visita. Beijinhos. :)

    ResponderEliminar