domingo, 17 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 5: Livro que levarias para uma ilha deserta

Para o dia de hoje elejo um dos meus livros preferidos e dos que mais me tocaram até hoje.

“Nunca me esqueças” de Lesley Pearse foi o primeiro e único Romance Histórico que li, tendo sido um livro que me marcou e que me transmitiu uma grande lição de vida.
A obra de Pearse é baseada em factos verídicos, retratando a vida de Mary Broad, que é incutida por um grupo de raparigas, que fingiam ser suas amigas, a roubar um chapéu numa boutique. Contudo, o assalto não corre bem e Mary é apanhada em flagrante. Como punição é deportada num navio, juntamente com mais de uma centena de pessoas, para uma ilha deserta (a actual Austrália).
Quando é deportada Mary vê-se confrontada com vários desafios, inicialmente na viagem para a ilha, onde só a sua força de vontade e de viver é que a permitem sobreviver e dar alento aos restantes que a rodeiam também a lutar; a todos os contratempos porque passa ao longo da obra e todas as suas perdas.

Adorei esta obra muito devido a esta personagem incrível, possuidora de uma força soberba, pois foi alguém que sofreu inúmeros infortúnios, mas que graças à sua perseverança conseguiu sempre ultrapassar estes maus momentos.

É um livro incrível, que não deixa ninguém indiferente, por representar uma mulher com uma tenacidade e força indescritíveis. Sendo uma estória de coragem, de determinação, que enfatiza o instinto de sobrevivência e protecção.
“Nunca me Esqueças” é, desta forma, uma obra que nos marca e que nos mostra que com força de vontade e perseverança conseguimos as coisas mais improváveis. Demonstra ainda que a esperança deve sempre a última a morrer.
Assim, penso que seria a escolha ideal para levar para uma ilha deserta, por um lado por demonstrar o que esta mulher incrível atravessou numa ilha, que aparentemente pouco tinha para lhe dar; o que fez para contornar esses mesmos problemas; mas também por nos transmitir força para lutarmos por aquilo em que acreditamos.

6 comentários:

  1. Que engraçado, pela capa nunca teria adivinhado que é um romance histórico. Mas pela tua descrição parece giro. ;) Esta autora só escreve históricos ou vai variando?

    ResponderEliminar
  2. p7, não és a primeira pessoa a dizê-lo. Penso que toda a gente se deixou enganar inicialmente pela capa e pensou que se tratava somente de mais um Romance.

    Desta autora existem 3 livros editados em Portugal, mas ainda só li este e o "Procuro-te". Contudo, penso que vai variando, pois o último que referi é um Romance.

    ResponderEliminar
  3. Tambem ia jurar que se tratava de um romance (tambem gosto).

    Como sabes eu já o queria ler, subiu ainda mais a minha vontade pois a história parece ser muito prometedora.

    BJ

    Fiacha

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo!

    Veio comprovar-se a teoria. :P Quanto aos Romances também gosto, às vezes sabe bem ler algo desse género. :)

    Quanto ao livro sinto que na minha opinião não lhe fiz juz, mas muito devido a já o ter lido há um ano e meio e ter receio de que aquilo que me recordo seja considerado spoilers. Vale muito a pena e espero sinceramente que gostes do mesmo. (Se precisares de um empréstimo, já sabes. :P)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá! Conheci o teu blog através do Pedacinho Literário...está tão lindo!! Gostei banstante e além disso temos gostos em comum! Também gostei muito deste livro, li-o a pouco tempo por isso ainda esta fresco!
    Já sou tua seguidora :)
    Visita o meu blog: http://www.milestrelasnocolo.blogspot.com/

    Espero que gostes! beijinhos

    Sandra

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra, sê bem-vinda! :)

    Antes de mais, obrigada pelas palavras, fico contente que tenhas gostado do meu humilde cantinho. Quanto a este livro, é realmente especial, mesmo dos melhores que li até hoje.

    Obrigada pelo comentário e por isso, também darei um saltinho no teu. :)

    Acredito que gostarei. Beijinhos. :

    ResponderEliminar