segunda-feira, 8 de agosto de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 27: Personagem que odeias


Existem vários livros que já tive o prazer de ler que possuíam grandes vilões, ora por jogarem imensamente bem, ora por serem umas mentes brilhantes, mas que mesmo assim não me incutiam "ódio". Podia dar o exemplo de Melisande, da saga Kushiel da Jacqueline Carey, que é uma jogadora nata, que sabe sempre o que jogar e como jogar, tendo uma grande capacidade de perceber os pontos fracos dos seus oponentes, actuando sempre pela calada. Sendo a causadora da maioria dos infortúnios que Phèdre atravessa, mas que mesmo assim não me causa este género de sentimentos.

Decidi então eleger duas personagens das Crónicas do Gelo e do Fogo, pois o George Martin sabe construir as suas personagens imensamente bem, de tal forma que nos consegue incutir os mais variados sentimentos. 

Cersei Lannister: Já li há um ano o segundo volume desta saga e por isso a minha memória falha-me um pouco, contudo parte da minha animosidade deve-se a tudo aquilo que ela é capaz de fazer para obter o que ambiciona. Sendo uma pessoa extremamente manipuladora, que não vê a meios para atingir fins.

O Joffrey Baratheon, porque é mau como as cobras e extremamente irritante. É aquilo que nós chamamos de miúdo mimado, a quem lhe é dado poder cedo de mais... Enquanto governa rege-se pela extravagância e capricho, tratando mal todas as pessoas com quem se cruza, em especial Sansa. Sendo de ambos os seleccionados para este dia, o que menos gosto.

6 comentários:

  1. Lol, também não consigo odiar a Melisande. É realmente demasiado boa oponente e jogadora para isso. ;)

    Com a Cersei e o Joffrey apoio-te, pois tal mãe tal filho. Se bem do que leste até agora ele é realmente muito pior, pois odiei as coisas que ele arma à Sansa.

    ResponderEliminar
  2. Também acho que é uma jogadora nata! E como é uma vilã que nem sempre dá a cara, embora tudo gire em torne de si, torna-se difícil sentir o dito "ódio", mencionado no desafio...

    Completamente, que dupla... *rolar os olhos* Juro que em certas partes, deu-me vontade de ir ao livro aperta-lhe o gasganete :P, devido às atrocidades que fazia e mandava fazer à rapariga. Graças a ele passei a ter pena e a gostar mais dela...

    ResponderEliminar
  3. Rita, eu apoio-te a 100% quando dizes que Joffrey é um miúdo mimado e irritante .... rrrrr quando ele fez o que fez ao meu Ned Stark apeteceu-me trocidá-lo!!! E o que ele faz à Sansa? Espero bem que ela tenha oportunidade de se vingar.
    A Cersei, não gosto dela mas, há ali qualquer coisa que me faz desconfiar da sua maldade. Há algum motivo ali para suas acções que ainda não descortinei.

    ResponderEliminar
  4. Não me havia lembrado que ele tinha tido dedo no que aconteceu ao Ned, mas tens toda a razão, também a mim me deu vontade de lhe fazer o mesmo... É mesmo insuportável! Em relação à Sansa é verdade, fiquei com bastante pena dela, mas espero que ela consiga ver-se livre dele.

    A Cersei acho que tem um grande amor aos filhos e que é capaz de fazer tudo por eles, contudo do que li da saga, não gosto mesmo nada dela... Irei estar mais atenta a ela no próximo volume a ver se também eu sinto o que referes. :)

    ResponderEliminar
  5. Boas escolhas essas, sim a Melisandre da Saga Kushiel é muito cativante para ser odiada.

    Vais ter mais umas quantas surpresas pelos lados de Westeros e mais alguns que irás odiar LOL

    ResponderEliminar
  6. Verdade. Temos sempre vontade que apareça, mesmo sendo ela o vilão da trama. :)

    Acredito que sim. Já apanhei dois spoilers sem querer e um rapaz que conheço deu-me mais uns tantos, portanto tenho a certeza disso. :P

    ResponderEliminar