domingo, 21 de agosto de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 40: Autor(a) cujo talento invejas

Poderia mencionar todos os autores que mencionei no dia do autor preferido, mas os três que mais me dizem são a Jodi Picoult, o George R. R. Martin e a Robin Hobb.


A Jodi porque consegue escrever sobre temas bastante controversos, que todos já ouvimos falar e que nos colocam a pensar qual seria a nossa reacção e de que modo conseguiríamos dar a volta por cima. Também porque sabe descrever-nos bem as emoções das personagens, permitindo ligar-nos imensamente às mesmas. Além disto escreve num dos géneros que mais me dizem e no qual adoro escrever. Penso até que é uma autora que marca a diferença dentro do género.

O Martin porque é um autor soberbo, desde as suas descrições fantásticas, que quase nos fazem sentir como se estivéssemos juntamente com os personagens, à sua capacidade de nos surpreender e de levar-nos a mudar de ideias constantemente. Além disto criou duas das minhas personagens preferidas, Joshua York e Tyrion Lannister, que se encontram bastante humanas, onde os seus receios e desejos se encontram bem representados, de tal modo que é impossível não sentirmos uma grande ligação com eles, ficarmos felizes com as suas vitórias e tristes com as suas perdas.

A Hobb porque conseguiu criar uma estória fantástica tendo como base uma única frase. Por ser autora de um mundo fantástico e tremendamente fascinante, que cada vez mais me agrada. Sendo, para mim, das melhores autoras dentro do género, seguidamente do Martin, tanto pelo seu mundo interessante, como pelas suas personagens fascinantes. 

4 comentários:

  1. Também invejo a Jodi Picoult e George Martin! Quem me dera a mim criar histórias tão complexas e, ao mesmo tempo tão simples! Às vezes, também me apetece "esganar" o Martin mas, isso é outra história :P.
    Hobb não conheço ainda. Espero ler os seus livros em breve.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo. São autores fantásticos, que fazem a diferença dentro dos géneros em que se inserem.

    Lol. A mim também me dá às vezes essa vontade e fico perplexa com algumas das suas escolhas, mas também penso que essa é uma das razões de ele ser tão especial. Em relação à Hobb espero que gostes e que possas partilhar da minha opinião. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ai Rita sinceramente, então és tão novinha e invejas estes escritores ? Deixa-te estar com essa idade rapariga ;)

    Boas escolhas, eu acrescentava ai outros nomes mas Martin e Hobb está lá :)

    Está visto que tenho de ler algum livro da Jodi ;)

    ResponderEliminar
  4. Paulo, só invejo o talento. A idade tenho tempo de lá chegar. :P

    Existem mais autores dos quais gosto bastante, como mencionei no dia do autor preferido, mas estes são os 3 que mais me dizem.

    Quanto à Jodi, se quiseres ler, já sabes que eu empresto. :)

    ResponderEliminar