quarta-feira, 3 de agosto de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 22: Autor Favorito

Sendo apreciadora de vários géneros literários, é-me impossível mencionar somente um autor.

No Drama:Jodi Picoult, por escrever estórias que invariavelmente acabam por me tocar e que me fazem reflectir sobre o mais variado role de temas, desde ao bullying, à violação ou até mesmo ao  suicídio. Temas esses que nos fazem muitas vezes pensar como agiríamos se fosse connosco, qual seria a nossa reacção. Mas também por serem obras portadores de mensagens, pequenos pormenores, cheios de significado, que me deixam estarrecida e que me fazem reflectir sobre eles, durante algum tempo.


No Fantástico: - George R. R. Martin, por ser um contador de estórias soberbo, escrevendo de uma forma extremamente cativante, com personagens que não nos deixam indiferentes. Sem dúvida, dos melhores autores dentro deste género, com uma grande imaginação e uma escrita sublime.


- Robin Hobb,por ter escrito uma das minhas sagas preferidas e na qual me vicio até ao último virar de página. Onde me encontro sempre desejosa de saber um pouco mais, de me perder um pouco mais naquele mundo. Com uma escrita cativante, portadora de uma imaginação que marca a diferença e criadora de algumas das personagens que mais gosto.

- Markus Zusak, é verdade que só li um livro deste autor, mas fiquei tão estarrecida com o mesmo, que tenho aquela sensação, que irei gostar sempre das suas obras. Possivelmente é ingénuo pensar assim, mas foi um autor que me prendeu por utilizar vários ingredientes dos quais gosto e que sinto que não me desapontará. Sem dúvida, um escritor promissor e a ter debaixo de olho.

- Patrick Rothfuss, por ter escrito o "Nome do vento", que possui outra das personagens que mais valorizo, Kvothe. Por ter uma escrita bastante fluída, com alguma carga emotiva, que nos fazer sentir bastante ligados a esta personagem tremendamente humana.

Jacqueline Carey, devido ao seu mundo original, repleto de intrigas, que me veio a surpreender de livro para livro e da sua escrita que nos envolve.


No Policial:  - Stieg Larsson Este é um género do qual não conheço muito. Li várias obras quando era mais nova, mas infelizmente não possuo os livros e não me recordo nem de títulos, nem tão pouco das estórias. Larsson veio, assim, lançar-me uma vez mais neste género tão interessante, de uma forma inesquecível. Contando estórias extremamente envolventes, que nos deixam "em pulgas" pelo seu desenrolar.


Por fim, o Carlos Ruiz Zafón, de quem li somente um livro, "A sombra do vento", mas do qual adorei. Gostei tanto da sua forma de escrever, das suas estórias e das suas mensagens cheias de significado, que tinha de constar desta lista. 

Sem comentários:

Enviar um comentário